Lic. em Ciências Físicas e Biológicas/Especialização em Ciências Sociais com Ênfase em Historia,Geografia e Educação Ambiental - amgs11@gmail.com /WhatsApp (69) 984141042
segunda-feira, 18 de março de 2024
BIOLOGIA- Genética Prof. Adão Marcos
01)-Em um
ecossistema natural, cada espécie animal sobrevive nos espaços aos quais se
adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata
Atlântica, os tucanos preferem as copas das árvores e as capivaras à beira
d'água para sobreviver. essa descrição refere-se a:
a)
habitat. b) nicho ecológico. c)
biótopo. d) bioma. e) ecossistema.
.02)A mosca
doméstica, 'Musca domestica', vive em média 15 dias. Desenvolve-se a partir de
uma larva. Esta se alimenta de restos orgânicos de lixo, estrume, animais em
decomposição etc. Após a metamorfose, vem para nossas casas e de tudo se
alimenta, quer seja das comidas em nossas mesas, quer seja no sanitário. Podem
pousar em nossa pele, nas mucosas e nas feridas, contaminando-as com micróbios
que transportam em suas patas, ao mesmo tempo que vão depositando seus ovos e
fechando seu ciclo vital". O texto acima descreve o que se denomina em
ecologia de:
a) comunidade
biológica. b) nicho ecológico. c)
biocenose. d) amensalismo. e) mutualismo.
03)-Uma simples
noz caída na floresta pode garantir a sobrevivência de besouros, formigas,
musgos, etc. A noz, ambiente abiótico, abrigando uma série de seres vivos
interagindo uns com os outros, é um exemplo de:
a)
comunidade. b) população. c) ecossistema. d) habitat.
e) biosfera.
04)-Considere o
texto adiante.
"A cutia é
um roedor de hábitos noturnos muito comum nas matas brasileiras onde vive em
tocas. Ao cair da noite, ela sai de sua toca à procura de alimento que consiste
em frutos e raízes. Seus inimigos naturais são carnívoros de médio porte."
A descrição
como um todo refere-se a:
a)
habitat. b) nicho ecológico. c) ecossistema. d) comunidade. e) população.
07)-Relacione
as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
(1)
Comunidade. (2) População. (3) Ecossistema
( ) Conjunto de seres vivos e o meio onde
vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio.
( ) Conjunto de seres vivos de espécies
diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento.
( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie
que vivem em determinado espaço.
a) 1, 2, 3 b) 3, 1, 2
c) 3, 2, 1 d) 1, 3, 2 e)
2, 1, 3
05)-:Segundo
John, H. ("O VERDE É NEGÓCIO", 1994) "Num futuro muito próximo,
qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências
dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a
orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para
fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia,
portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais". Assinale a
alternativa que melhor define ecologia.
a) Na ecologia,
estuda-se a comunidade biótica que vive em água doce.
b) Na ecologia,
estudam-se os organismos que vivem na Terra.
c) Na ecologia,
estudam-se as populações humanas que habitam a Terra.
d) Na ecologia,
estudam-se as relações dos seres vivos entre si (meio biótico) e com o seu meio
ambiente (meio abiótico).
e) Na ecologia,
estudam-se os seres vivos que habitam o ecossistema aquático.
06)-Indique a
alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais
complexo, à nível ecológico:
a) População ë
Indivíduo ë Comunidade ë Ecossistema
b) Ecossistema
ë População ë Indivíduo ë Comunidade
c) Indivíduo ë
População ë Ecossistema ë Comunidade
d) Ecossistema
ë Comunidade ë População e Indivíduo
e) Indivíduo ë
População ë Comunidade ë Ecossistema
07)-O conjunto
de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica é
chamado
a)
comunidade. b) nicho ecológico. c) ecossistema. d) população.
e) bioma.
08)-Ao dizer
onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos
informando, respectivamente:
a) nicho
ecológico e habitat. b) habitat e nicho
ecológico. c) habitat e biótopo.
d) nicho
ecológico e ecossistema. e) habitat e
ecossistema.
08)-Há espécies
de insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de
alimentar-se, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se
alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que:
a) ambos ocupam
nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat.
b) ambos ocupam
o mesmo nichos ecológico, porém com habitats diferentes.
c) ambos ocupam
o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
d) o macho é
consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior.
e) a fêmea é
sempre consumidora de primeira ordem.
09)-Indique a
afirmativa correta. Uma população compreende:
a) Todos os
organismos que vivem em uma área específica
b) Organismos
que estejam interagindo entre si em um lugar
c) Tipos
semelhantes de organismos em um lugar
d) Todos os
membros das mesmas espécies que habitam uma área específica
e) Todos os
animais que vivem em uma determinada região.
10) O
a) Biótopo b) Ecossistema c)
11.
a)
b)
c)
12)“As
Essa
a)
13)-Considere
a) os
b)
e) os
@pecuaria_rondonia
Prof.
Adão Marcos Graciano Dos Santos
Claro-
984141042- Vivo 999601042
4. “A
boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio.
A mordida marca a largada do percurso
que o alimento fará por um tubo com cerca de 7 metros de comprimento, ora mais
largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos
diminuirão a velocidade dessa longa travessia, que deverá
durar
entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do
sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir
que elas penetrem nas células humanas”. O texto se refere ao processo:
a)
respiratório.
b)
circulatório.
c)
digestório.
d)
imunológico.
e)
nervoso.
1.
Estômago ( ) Absorve moléculas de nutrientes.
2.
Pâncreas ( ) Produção de suco gástrico.
3.
Esôfago ( ) Produção de enzimas, entre elas
existe uma que reduz a acidez do quimo.
4.
Intestino delgado ( ) produção de bile.
5.
Fígado ( ) Embora não produza nenhum suco digestivo
é importante pelo seu movimento
peristáltico.
5.
(Unesp - adaptada ) No processo digestório, as moléculas devem ser quebradas em
moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é
um carboidrato:
a)
cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina. b) cuja digestão inicia na boca por ação da
lipase.
c)
cuja digestão inicia no fígado por ação da bile. d) cuja digestão inicia no fígado por ação
da ptialina.
e)
cuja digestão inicia no estômago pela ação do ácido clorídrico.
6.
Quando se come um cozido, as batatas e a carne começam a ser digeridas,
respectivamente:
a) no
estômago e na boca. b) na boca e no
estômago. c) na boca e no duodeno.
d) no
estômago e no duodeno. e) no duodeno e
no estômago.
7. Se
um indivíduo apresentar uma doença que impeça a produção de bile pelo fígado,
passará a ter problemas com a digestão de:
a)
Amido b) Proteínas c) Açúcares d) Gorduras e) Vegetais
8.
Durante a digestão, a redução dos alimentos que acontece por meio de processos
mecânicos, como é o caso da mastigação, tem como finalidade facilitar a
deglutição, além de:
a)
facilitar a eliminação de substâncias inúteis.
b)
possibilitar a passagem do alimento para o sangue.
c)
transformar os complexos alimentares em substâncias mais simples.
d)
aumentar a superfície de exposição dos alimentos à ação de enzimas.
e)
reduzir grandes moléculas orgânicas a moléculas pequenas com maior valor
nutritivo.
9. As
enzimas digestórias que agem sobre os carboidratos atuam:
a)
somente na boca. b) somente no
intestino.
c)
somente no estômago. d) na boca e no
intestino. e) no intestino e no
estômago.
10.
Que órgão/estrutura abaixo citada NÃO produz ENZIMA digestória?
a)
Glândulas salivares
b)
Estômago
c)
intestino delgado
d)
Fígado
e)
Pâncreas
11.
Considere os seguintes fenômenos:
I.
Absorção de alimentos
II.
Início da digestão de proteínas
III.
Início da digestão das gorduras
IV.
Adição de ácido ao suco gástrico
Ocorrem
no estômago apenas:
a) I e
II
b) I e
IV
c) II
e III
d) II
e IV
e) III
e IV
12. O
alimento é movido ao longo do trato digestório por um processo proveniente da
contração da camada muscular; fazendo uma espécie de onda que progride e
espreme o alimento para baixo e/ou para frente, de maneira semelhante à saída
de creme dental de um tubo. Tal processo denomina-se:
a)
Peristaltismo b) Digestão c) Absorção
d) Homeostase e) Secreção
13.
Uma pessoa tem uma doença que determina que o seu conteúdo estomacal seja
alcalino. Qual dos seguintes alimentos terá digestão totalmente bloqueada, no
estômago, como consequência do fenômeno?
a)
Leite b) Manteiga c) Pão
d) Carne e) Macarrão
14.
Considere o seguinte texto: “(...) acha-se escondido na profundidade do nosso
abdômen, bem protegido, colado na parede lá atrás (...) uma pequena massa que
pesa menos de 100 gramas, mas constitui um laboratório maravilhoso (...) seus
sucos são tão poderosos que são capazes de atacar qualquer tipo de comida.” A
estrutura que
o
texto se refere é:
a) o
intestino delgado b) a vesícula
biliar c) o estômago d) o pâncreas
e) o fígado
15.
(UFPA - adaptada) As enzimas que atuam na boca têm por finalidade:
a)
emulsionar os lipídios.
b)
produzir suco gástrico.
c)
efetuar a única digestão do amido.
d)
efetuar a quebra das proteínas em aminoácidos.
e)
efetuar a primeira digestão do amido.
16. A importância
da digestão para o nosso corpo é:
a) o
crescimento do organismo.
b)
ativar as glândulas anexas.
c)
transformar os alimentos em nutrientes e absorvê -los.
d)
transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
e)
armazenar água no corpo.
17. Os
órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a)
glândulas anexas e tubo digestório.
b)
tubo digestório e estruturas isoladas.
c)
glândulas anexas e estômago.
d)
intestino delgado e intestino grosso.
e)
boca, estômago e ânus.
18. As
glândulas anexas ao tubo digestório são:
a)
glândulas salivares, fígado e estômago.
b)
glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
c)
glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
d)
boca, faringe e esôfago.
e)
glândulas salivares, vesícula biliar e faringe.
19. O
tubo digestório começa:
a) nas
glândulas salivares. b) na boca. c) no esôfago. d) no estômago. e) na vesícula biliar.
20. O
esôfago está situado:
a)
entre o estômago e o intestino delgado.
b) entre o pâncreas e o estômago.
c)
entre a boca e o estômago. d) entre o
intestino grosso e o delgado e) entre
a boca e o intestino grosso
1-Explique
qual é a função das vilosidades intestinais ( = microvilosidades)?
2-Explique
qual é a função da bile no processo digestório humano?
3-A faringe
é um órgão comum a dois sistemas. Quais são esses sistemas?
- Qual
é o período de tempo convencionalmente atribuído à Belle Époque?
- Quais
foram os principais fatores que contribuíram para a atmosfera de otimismo
e prosperidade durante a Belle Époque?
- Como
os avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial impactaram a vida
cotidiana durante a Belle Époque?
- Quais
mudanças urbanas e arquitetônicas Paris experimentou durante a Belle
Époque?
- Que
tipo de estabelecimentos culturais tornaram-se populares na Europa durante
a Belle Époque?
- Descreva
o papel da França, e em particular de Paris, durante a Belle Époque.
- Quais
foram algumas das invenções notáveis e desenvolvimentos tecnológicos que
ocorreram durante a Belle Époque?
- Como
o movimento Art Nouveau se manifestou durante a Belle Époque?
- Quem
foram alguns dos artistas e escritores proeminentes da Belle Époque?
- De
que forma a Belle Époque foi um período de avanço e reforma social?
- Quais
foram os contrastes sociais e os desafios enfrentados durante a Belle
Époque?
- Como
a Belle Époque se desenvolveu em países fora da Europa, como os Estados
Unidos e o Brasil?
- Explique
a relação entre a corrida armamentista e as alianças políticas antes da
Primeira Guerra Mundial.
- Como
o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand se relaciona com o fim da
Belle Époque?
- De
que maneira a política de alianças influenciou as relações internacionais
e os conflitos globais durante e após a Belle Époque?
Prof. Adão Marcos Graciano Dos
Santos
Trilhas – Imperialismo (as disputas
imperialistas) –
Mecanismos ideológicos do imperialismo:
O darwinismo social
O
imperialismo, especialmente entre os séculos XIX e XX, foi marcado por uma
série de disputas entre as grandes potências da época, principalmente na
Europa, mas também nos Estados Unidos e no Japão. Essas disputas imperialistas
foram alimentadas por vários fatores, como a busca por novos mercados para
produtos industrializados, a necessidade de matérias-primas, o desejo de
expandir o território para demonstrar poder e a missão civilizatória como
pretexto ideológico.
As
disputas imperialistas levaram à colonização de vastas áreas da África, Ásia e
Oceania, frequentemente resultando na exploração e no sofrimento dos povos
nativos. Além disso, a competição por territórios e influência entre as
potências europeias contribuiu para a criação de um sistema de alianças
complexo e eventualmente para o estopim da Primeira Guerra Mundial.
Na
África, por exemplo, a Conferência de Berlim de 1884-1885 foi um ponto crítico,
onde as potências europeias dividiram o continente entre si sem considerar as
culturas e as fronteiras étnicas existentes. Isso não só provocou conflitos
locais que perduram até hoje, mas também estabeleceu as bases para rivalidades
entre as potências coloniais.
Na
Ásia, o imperialismo se manifestou de diferentes formas, como o controle
britânico sobre a Índia e a expansão japonesa na China e na Coreia, o que
também gerou tensões e conflitos regionais. O imperialismo americano, por sua
vez, se destacou com a anexação das Filipinas, Porto Rico e a influência sobre
Cuba após a Guerra Hispano-Americana de 1898.
Essas
disputas não se limitaram apenas à conquista de territórios, mas também à competição
por influência econômica e política, levando a uma série de crises e conflitos
que muitas vezes serviram como prelúdios para conflitos maiores, como as duas
Guerras Mundiais.
Em
minha opinião, as disputas imperialistas refletem um dos aspectos mais
destrutivos das relações internacionais, onde o poder e a ganância muitas vezes
superam a consideração pela dignidade humana e pela coexistência pacífica. O
legado do imperialismo ainda é sentido hoje em muitas partes do mundo, na forma
de fronteiras arbitrárias, conflitos étnicos e econômicos desequilíbrios.
O
imperialismo, especialmente durante os séculos XIX e XX, foi marcado por uma
série de mecanismos ideológicos que justificavam a expansão e dominação de
territórios principalmente na África, Ásia e Américas. Esses mecanismos
ideológicos foram fundamentais para legitimar as ações dos estados
imperialistas perante a opinião pública nacional e internacional. Aqui estão
alguns dos principais mecanismos ideológicos associados ao imperialismo:
Darwinismo
Social: Uma interpretação da teoria da evolução de Charles Darwin, aplicada de
forma distorcida à sociedade humana. Acreditava-se que na "luta pela
sobrevivência", as nações mais fortes e mais "civilizadas"
tinham o direito, e até o dever, de dominar as mais fracas. Esse conceito foi
usado para justificar tanto a dominação imperialista quanto as políticas
racistas e de segregação.
Missão
Civilizatória: Muitos imperialistas acreditavam que tinham a missão de
"civilizar" povos considerados "bárbaros" ou "primitivos".
Essa noção de civilizar incluía a imposição da cultura, religião (especialmente
o cristianismo), línguas e instituições políticas dos colonizadores. Essa
ideologia é frequentemente resumida na frase "o fardo do homem
branco", derivada de um poema de Rudyard Kipling.
Nacionalismo:
O fervor nacionalista também serviu como um poderoso mecanismo ideológico. O
imperialismo era frequentemente apresentado como uma questão de prestígio
nacional e uma demonstração da grandeza e poder de uma nação. Territórios
ultramarinos eram vistos como símbolos de status que contribuíam para a glória
nacional.
Economia:
A justificativa econômica para o imperialismo também tinha uma forte conotação
ideológica. A ideia de que as colônias eram necessárias para fornecer matérias-primas
e servir como mercados para os produtos da metrópole era amplamente aceita.
Isso era frequentemente apresentado como uma questão de progresso econômico e
desenvolvimento, tanto para a metrópole quanto para a colônia.
Xenofobia
e Racismo: Embora relacionado ao Darwinismo Social, o racismo como uma
ideologia própria foi um forte motivador para o imperialismo. A crença na
superioridade racial de certos grupos europeus foi usada para justificar a
subjugação e exploração de povos não europeus.
Defesa
e Segurança: A ideia de que a posse de territórios estratégicos era essencial
para a segurança nacional também foi uma importante justificativa ideológica.
Isso levou à aquisição de bases navais e postos avançados em várias partes do
mundo, muitas vezes justificada pela necessidade de proteger as rotas
comerciais e as fronteiras nacionais.
Esses
mecanismos ideológicos não estavam isolados e muitas vezes se interconectavam,
reforçando a lógica e a prática imperialistas. Eles também foram desafiados e
criticados por movimentos anti-imperialistas e por povos subjugados ao longo da
história.
O
determinismo geográfico e biológico são duas teorias que tentam explicar as
diferenças nas sociedades humanas e suas culturas com base em fatores
ambientais e genéticos, respectivamente.
Geografia –
Trilhas – Os Antecedentes da Primeira Guerra Mundial
Prof. Adão
Marcos Graciano Dos Santos
Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial podem ser
resumidos em uma série de fatores políticos, econômicos, sociais e militares
que se entrelaçaram para criar um cenário propício ao conflito. Aqui estão os
principais pontos:
Sistema de Alianças: A Europa do início do século XX estava
dividida em dois principais blocos de alianças. De um lado, a Tríplice Entente,
formada pela França, Rússia e Reino Unido; de outro, a Tríplice Aliança,
composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Essas alianças buscavam
equilibrar o poder e deter ameaças, mas também significavam que um conflito
regional poderia rapidamente escalar para uma guerra envolvendo várias nações.
Imperialismo: A competição por territórios ultramarinos e a
busca por matérias-primas e mercados consumidores levaram a conflitos entre as
potências europeias, aumentando as tensões internacionais. As rivalidades
coloniais, especialmente na África e na Ásia, exacerbaram as desconfianças e
rivalidades entre as nações.
Nacionalismo: O fervor nacionalista estava em alta, com
povos buscando autodeterminação e nações procurando afirmar seu poder e
prestígio. Esse sentimento foi particularmente inflamável nos Bálcãs, onde
sérvios e outros grupos eslavos buscavam independência do Império
Austro-Húngaro.
Crises Balcânicas: As Guerras Balcânicas de 1912 e 1913
foram um prelúdio direto da Primeira Guerra Mundial, aumentando as tensões
entre as potências europeias. A região dos Bálcãs, conhecida como "barril
de pólvora da Europa", foi palco de lutas entre os impérios Austro-Húngaro
e Otomano, bem como entre os estados nacionalistas emergentes, como Sérvia e
Bulgária.
Corrida Armamentista: A Alemanha e o Reino Unido estavam
engajados em uma intensa corrida naval, aumentando significativamente seus
arsenais navais. Essa corrida armamentista estendeu-se também ao exército, com
o aumento generalizado de gastos militares e o desenvolvimento de novas armas,
o que contribuiu para um clima de desconfiança e medo entre as nações.
Assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand: O estopim da
guerra foi o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, Arquiduque Franz
Ferdinand, e sua esposa, em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, por um
nacionalista sérvio bósnio. Esse evento desencadeou uma reação em cadeia de
ultimatos e declarações de guerra, aproveitando o sistema de alianças e as
tensões preexistentes para mergulhar a Europa no conflito.
Esses fatores, interligados, criaram um ambiente volátil na
Europa, onde uma faísca poderia desencadear um conflito de proporções sem
precedentes. A Primeira Guerra Mundial foi, em muitos aspectos, o resultado
inevitável dessas tensões acumuladas, desencadeando uma guerra que mudaria o
mundo de maneira profunda e duradoura.
- Qual dos seguintes
fatores NÃO é considerado um antecedente da Primeira Guerra Mundial?
- a) Sistema de
alianças b) Imperialismo
- c) Corrida
armamentista
- d) Movimentos de
independência na América Latina
- e) Nacionalismo
- A Tríplice Entente
era formada por quais países?
- a) Alemanha,
Áustria-Hungria, Itália
- b) França, Rússia,
Reino Unido
- c) França,
Alemanha, Rússia
- d) Reino Unido,
Itália, Áustria-Hungria
- e) Alemanha, Reino
Unido, França
- O que o imperialismo
provocou entre as potências europeias?
- a)
Cooperação econômica
- b)
Competição por territórios ultramarinos
- c)
Paz duradoura
- d)
Redução das tensões internacionais
- e)
Desenvolvimento tecnológico compartilhado
- Qual sentimento
estava particularmente inflamável nos Bálcãs?
- a)
Comunismo b) Capitalismo
- c)
Nacionalismo d) Anarquismo
- e)
Monarquismo
- Quais foram os
eventos que diretamente precederam a Primeira Guerra Mundial, aumentando
as tensões entre as potências europeias?
- a)
Revoluções Industriais
- b)
Guerras Napoleônicas
- c)
Guerras Balcânicas
- d)
Guerra Civil Americana
- e)
Unificação da Alemanha
- A região conhecida
como "barril de pólvora da Europa" refere-se a:
- a)
França b) Alemanha
- c)
Bálcãs d) Rússia e) Itália
- A intensa corrida
naval pré-Primeira Guerra Mundial ocorreu principalmente entre quais
países?
- a)
França e Itália b) Rússia e
Áustria-Hungria
- c)
Alemanha e Reino Unido d) Estados
Unidos e Japão
- e)
Espanha e Portugal
- O assassinato de
qual figura foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial?
- a)
Kaiser Wilhelm II
- b)
Rei George V
- c)
Czar Nicolau II
- d)
Presidente Woodrow Wilson
- e) Arquiduque Franz
Ferdinand
- Qual foi a reação
imediata ao assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand?
- a) Reformas
políticas na Áustria-Hungria
- b) Declarações de
neutralidade
- c) Ultimatos e
declarações de guerra
- d) Assinatura de
tratados de paz
- e) Expansão
colonial
- O nacionalismo,
antes da Primeira Guerra Mundial, foi caracterizado por:
- a) Desejo de
cooperação internacional
- b) Movimentos de
independência e afirmação nacional
- c) Apoio à
globalização econômica
- d) Aceitação da
hegemonia colonial
- e) Promoção do
pacifismo
- A Tríplice Aliança
incluía qual dos seguintes países?
- a) França b) Reino
Unido
- c) Alemanha d)
Rússia e) Canadá
- A competição por
quais recursos foi intensificada pelo imperialismo?
- a) Recursos
educacionais
- b) Tecnologias da
informação
- c) Matérias-primas
e mercados consumidores
- d) Recursos
artísticos
- e) Talentos
esportivos
- Qual é a relação
entre o sistema de alianças pré-Primeira Guerra Mundial e a escalada do
conflito?
- a) Diminuiu a
possibilidade de guerra
- b) Encorajou o
diálogo pacífico
- c) Limitou o
conflito a regiões específicas
- d) Transformou
conflitos regionais em uma guerra global
- e) Promoveu o
comércio internacional
- Por que a região dos
Bálcãs era considerada um "barril de pólvora"?
- a) Devido à sua
rica biodiversidade
- b) Por causa de sua
pacífica coexistência étnica
- c) Devido a tensões
étnicas e nacionalistas
- d) Por causa de sua
estabilidade econômica
- e) Devido ao seu
isolamento político
- Qual impacto a
corrida armamentista teve nas relações internacionais antes da Primeira
Guerra Mundial?
- a) Encorajou
acordos de desarmamento
- b) Reduziu as
despesas militares
- c) Fortaleceu laços
diplomáticos
- d) Aumentou a
desconfiança entre as nações
- e) Promoveu uma
cultura de paz
01) Defina o que é especiação.
02) Explique o isolamento reprodutivo.
03) Explique os mecanismos pre-zigóticos.
04) Explique os mecanismos pós- zigóticos.
05) Explique a infertilidade do hibrido.
06) Explique o isolamento mecânico .
07) Explique o que é especiação geográfica.
08) Explique o que é especiação simpátrica.
09) Explique o isolamento gamético.
10) Explique o que é isolamento temporal.
SANGUE - trilhas
https://wordwall.net/play/30801/502/117 link 02 https://wordwall.net/play/30801/502/474 link 03 https://wordwall.net/play/30801/50...
-
01) O átomo constituído de 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a : a...
-
LINK 01 https://wordwall.net/play/77097/657/863 LINK 02 https://wordwall.net/play/77097/657/777 LINK 03 https://wordwall.net/play/77097/65...
-
https://kahoot.it/challenge/05406399?challenge-id=fd6b6d5a-99bd-4173-ab2f-d1fc593b7c39_1718305386378 https://kahoot.it/challenge/06324847?...