terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Questões sobre a Matéria

01)     Porções limitadas da matéria, como um pedaço de giz ou um bloco de mármore, são denominados:
A)        Objetos
B)        Corpos
C)       Substancias
D)       Misturas
02)A Matéria é formada por partículas extremamente pequenas denominadas:
A) massa
B)Prótons
C) elétrons
D) átomos
03) A quantidade de matéria que forma um corpo é denominada:
A)extensão
B)inércia
C)massa
D) elasticidade
04) As propriedades da matéria que podem ser percebidas pelos nossos sentidos são denominadas:
A) físicas
B)químicas
C) Organolépticas
D) Biológicas
05) Assinale a alternativa que contém apenas exemplo de fenômenos físico:
A) queimar um papel
B)derreter uma barra de ferro
C) mudar a cor da banana deixada ao ar livre
D) enegrecimento de peças de prata deixadas ao ar livre.
06)Em qual destas transformações, a mudanças de cor é indicativo de um fenômeno  físico?
A) uma barra de ferro ao ficar vermelha pelo aquecimento
B) uma fruta ao escurecer exposta ao ar.
C) a clara do ovo quando fica branca ao ser cozida
D) a impregnação da imagem em um filme fotográfico.
07) Todo o fenômeno químico pode ser reconhecido como :
A) uma simples transformação
B) uma reação química
C)uma transformação na estrutura física da matéria
D) uma mudança de cor na matéria.
08) È exemplo de fenômeno químico:
A) a transformação de gelo em água liquida;
B) desaparecimento da neblina ao sol
C) queima do filamento de uma lâmpada incandescente
D) formação de água a partir de gás hidrogênio e gás oxigênio

09)Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.
Nesse sentido, considere as seguintes transformações:

- derretimento das geleiras;
- degradação dos alimentos no organismo;
- ação de um medicamento no organismo;
- produção de energia solar.

Com relação a essas transformações, é correto afirmar:
a) Todas são fenômenos químicos.
b) Todas são fenômenos físicos.
c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.
d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.
e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.

10)Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos.
Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico?
a) Decomposição da matéria orgânica.
b) Evaporação das águas de um lago.
c) Chuva.
d) Orvalho.
e) Erosão.

11) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
(I) a evaporação de um ou mais de seus componentes;
(II) a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
(III) a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
A cada um desses processos - (I), (II) e (III) - corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química.
b) física, química e química.
c) química, física e física.
d) química, física e química.
e) química, química e física.


12) NÃO representa um fenômeno químico:
a) precipitação da chuva.
b) fermentação da massa na fabricação de pães.
c) dissolução de um comprimido efervescente em água.
d) destruição da camada de ozônio.

13) Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo transformação química?

1) "O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado".
2) "A CHAMA DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos".
3) "Desolado, observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração".
4) "Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no fundo da gaveta".

Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3

14) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima de um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

15) Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é:
a) queima de uma folha de papel.
b) dissolução de um comprimido efervescente em água.
c) evaporação da água dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio.
e) digestão dos alimentos no organismo humano

16) Em qual dos eventos mencionados abaixo, não ocorre transformação química?
a) emissão de luz por um vaga-lume.
b) fabricação de vinho a partir da uva.
c) crescimento da massa de pão.
d) explosão de uma panela de pressão.
e) produção de iogurte a partir do leite.

17) Tem-se um fenômeno químico quando:
a) uma amostra rochosa é pulverizada por meio de pressão.
b) a água é aquecida até a ebulição.
c) o açúcar é dissolvido em água.
d) um pedaço de chumbo é fundido.
e) um palito de fósforo é aceso.

18)Dentre as transformações a seguir, aquela que NÃO representa um exemplo de fenômeno químico é
a) efervescência do sal de fruta em água.
b) ação do fermento na massa do pão.
c) eletrólise da água.
d) escurecimento de um anel de prata.
e) obtenção do nitrogênio a partir da destilação fracionada do ar.

18) Considere os fenômenos seguintes:

I. Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás.
II. Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência.
III. Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação.
IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa.
V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.

São fenômenos físicos:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e V
e) I e V

19) Todos os fenômenos a seguir são químicos, EXCETO:
a) ação do fermento sobre a massa de pão.
b) combustão do magnésio.
c) comprimido efervescente dissolvido na água.
d) formação de azinhavre em objetos de cobre.
e) destilação da água.
20) (UFRGS RS) - Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:
a) o cozimento de um ovo;
b) a queima do carvão;
c) o amadurecimento de uma fruta;
d) o azedamento do leite;
e) a formação de orvalho.
21) (Mackenzie-SP) - A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) a queima e um fósforo.
b) o derretimento do gelo.
c) a transformação do leite em coalhada.
d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) o escurecimento de um objeto de cobre.

Exercícios sobre o Numero Atômico II

Exercícios sobre o Numero Atômico II


01)-O átomo constituído de 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a :

a) 11 e 11       b) 12 e 11      c) 23 e 11             d) 11 e 23 

02) (CEEJA-DV) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons, possui número atômico e número de massa igual a:

a)  17 e 17

a)  17 e 17 b)  17 e 35c) 17 e   18   d)  17 e 35                                                                                                                                           03) O número de prótons, de elétrons e de nêutrons do átomo  é,17Cl35a)
 17,17,18     b) 35,17,18     c) 17,18,18     d) 17,35,35       e) 52,35,17 

04)-O átomo constituído de 26 prótons, 30 nêutrons e 26 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a : a)    11 e 11        
b)       12 e 11
c)                 26 e 56     
d)         11 e 12 
 05)-O átomo constituído de 80  prótons, 120 nêutrons e 80 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a :a) 80 e 120             b) 12 e 11               c) 80 e 200      
   d) 11 e 12            

 06)-O átomo constituído de 13 prótons, 14 nêutrons e 13 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a :

a) 11 e 11             b) 12 e 11               c) 23 e 11             d) 13 e 27     

07)  O átomo constituído de 80 prótons, 120 nêutrons e 80 elétrons apresenta, respectivamente,numero de massa e numero atômico  iguais a

:a) 120 e 80             b) 200 e 80             c) 80 e 200             d) 11 e 12            

 08)  Qual o número atômico e o número de massa de um átomo constituído por 26 prótons, 39 nêutrons e 26 elétrons ? a)    30 e 54
b)    23 e 42
c)    26 e 39
d)    26 e 65
 

09)              Determinar o número de elétrons, o número de prótons e o número de massa de um átomo (neutro). Esse átomo tem número atômico 47 e apresenta 60 nêutrons em seu núcleo. a)    47,60,47
b)    60,47,47
c)    47,47,47
d)    47,47,107
 10). Dado o átomo 26Na56pedem-se: Qual será o seu numero de nêutrons?
                a) 26                b)56               c)30            d) 35  

11. Um átomo tem Numerode massa 56 e 30 nêutrons. Qual seu nº de prótons? A)    30
B)    56
C)    26
D)    86
12. Um átomo tem numero de massa 56 e 30 nêutrons. Qual seu n0de elétrons?A) 86B)26C)56D)30 13. Um átomo tem 26 prótons e 30 nêutrons. Qual seu n0de massa? a)    26
b)    30
c)    56
d)    04
14)11. Um átomo tem Numerode massa 27 e  14 nêutrons. Qual seu nº de prótons?
a) 27b)14C)13d)41 15. Um átomo tem 11 prótons e 12 nêutrons. Qual seu n0de massa?a) 23B) 11C) 12d)01 

15 A eletrosfera do átomo de magnésio 12Mg25, apresenta um n0 de elétrons igual a:
a) 12    b) 24    c) 25     d) 13

16)Quais as partículas que apresentam massa num átomo?
a) prótons, nêutrons e elétrons;b) prótons e elétrons;c) prótons e nêutrons;d) elétrons e nêutrons;

17)O átomo constituído de 25 prótons, 30  nêutrons e 25 elétrons apresenta, respectivamente, número atômico e número de massa iguais a:
a) 25 e 25.b) 30 e 25.c) 25 e 55.d) 25 e 50.19. A composição nuclear do átomo 33 A74é :
a) 33 prótons e 74 nêutronsb) 32 prótons e 33 nêutronsc) 41 prótons e 33 nêutronsd) 33 prótons e 41 nêutrons

19-Um elemento químico é constituído de átomosque têm 35 prótons e 46 nêutrons no núcleo. Qual seráseu  número atômico e o seu número de massa?
a)      35 ,46
b)      35,81
c)      46,81
d)      81,46
 

Reino Fungos - prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


1)- (Prof. Adão  Marcos)- O que são micoses?

2) )- (Prof. Adão  Marcos)- Qual a importância dos fungos na cadeia alimentar?

3) )- (Prof. Adão  Marcos)-  Cite dois exemplos que representa a importância econômica dos fungos?

4) )- (Prof. Adão  Marcos)-  Cite dois tipos de prejuízos causados pelos fungos.

5) )- (Prof. Adão  Marcos)- Cite algumas doenças que podem ser causadas por fungos nos seres humanos.

6) )- (Prof. Adão  Marcos)- Que tipo de medicamentos são feitos a partir de fungos.

7) )- (Prof. Adão  Marcos)-  Como se chamam a associação entre fungos e algas?

8) )- (Prof. Adão  Marcos)-  Você conhece algum alimento que leve fungo em sua produção? Qual alimento?

9) )- (Prof. Adão  Marcos)- Como podemos prevenir as micoses?

10) )- (Prof. Adão  Marcos)- Se os fungos não se locomovem, como eles podem espalhar por todo Terra?

11) )- (Prof. Adão  Marcos)- O que são hifas?

12) O que são micélio?

13) Explique o que é candidíase?

14) O que são esporos?

15) Em que os fungos são diferentes dos vegetais?

16) De que é formado o corpo dos fungos?

17) )- (Prof. Adão  Marcos)- De que se alimenta os fungos?


18) Dê exemplo de fungo unicelular e cite sua importância?

19) )- (Prof. Adão  Marcos)- Todos os cogumelos são comestíveis? Justifique.


20) )- (Prof. Adão  Marcos)-  Dê exemplos de bebidas produzidas por fermentação alcoólica.

Genética- Grupos Sanguíneos -



Questão 01 - (UERJ)    A Srª Rodrigues, suspeitando que seu Filho havia sido trocado pelo da Srª Lopes, ambos nascidos no dia anterior, procurou a direção da maternidade a fim de dirimir sua dúvida. O exame do tipo sangüíneo das crianças e seus respectivos pais revelou o resultado abaixo:

 

              RODRIGUES      LOPES

mãe       A Rh negativo     O Rh negativo
pai         O Rh positivo      A Rh negativo
filho      O Rh positivo      A Rh negativo

A análise do fator Rh permitiu à direção da maternidade concluir que a criança Rodrigues não poderia ser filho do casal Lopes, não tendo havido, portanto, troca.
Considerando que o sistema ABO é controlado por urna série de três genes alelos IA, IB e i,  e o fator Rh pelo par D e d,
a) demonstre, usando ou não um esquema, como a direção do maternidade chegou a essa conclusão e   explique, através de um texto curto, por que essa mesma conclusão não poderia ter sido obtida através da análise do sistema ABO.

Questão 02 - (FGV)  
A imagem da lâmina a seguir mostra um resultado obtido em teste de tipagem sanguínea humana para os sistemas ABO e Rh. O método consiste, basicamente, em pingar três gotas de sangue da mesma pessoa sobre três gotas de reagentes: anti-A, anti-B e anti-Rh.

(www.joseferreira.com.br. Adaptado)

O resultado obtido nessa lâmina permite afirmar que o sangue da pessoa testada é do tipo

a) A Rh+, pois apresenta aglutinogênios A e Rh em suas hemácias.    b) B Rh, pois apresenta aglutininas anti-A em seu plasma.
c)  B Rh+, pois apresenta aglutinogênios B e Rh em suas hemácias.
d) A Rh+, pois apresenta aglutininas anti-B e anti-Rh em seu plasma.  e)            A Rh, pois apresenta aglutinogênios A em suas hemácias.
Questão 03 - (UNICAMP SP)  
No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis. Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo.


a) Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusão de sangue para indivíduos de sangue tipo A? Justifique.


b) Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um homem com tipo sanguíneo B, tem um filho considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta.



Questão 04 - (FAMECA SP)    Seis pessoas foram submetidas ao teste para tipagem sanguínea para os diferentes grupos do sistema ABO e Rh. A tabela indica os resultados obtidos, em que (+) indica aglutinação e  () indica ausência de aglutinação.

Indique o Grupo sanguíneos das pessoas indicada na tabela

05) Na presença de aglutinina correspondente, as hemácias que contêm o aglutinogênio se aglutinam. Pode se dessa forma, determinar o grupo sangüíneo do sistema ABO a que pertencem os indivíduos. Foi testado o sangue de dois indivíduos (I e II) com os soros-padrão anti-A e anti-B, obtendo-se os seguintes resultados: A que grupos sangüíneos pertencem, respectivamente, os indivíduos I e II?
Resultado de imagem para imagem anti a e anti b
06) (UFTM/2012.2) Analise a genealogia.
Grupos sanguíneos. Questão da UFTM 2012.2
Ana e Théo são irmãos e não sabiam os seus respectivos tipos sanguíneos. Antes de se submeterem ao teste sanguíneo, seria possível deduzir algumas informações, com base nessa genealogia.
Assim, pode-se afirmar corretamente que
A) a probabilidade de Ana gerar uma criança do grupo AB e Rh positivo é 1/4.
B) Théo pertence ao grupo sanguíneo receptor universal e pode ser Rh positivo.
C) Ana pertence obrigatoriamente ao grupo sanguíneo B e Rh positivo.
D) a probabilidade de Théo pertencer ao grupo doador universal é 1/2.
E) Ana poderia gerar uma criança com eritroblastose fetal para o fator Rh.

07) Na espécie humana podemos distinguir quatro tipos sanguíneos diferentes: A, B, AB e O. Imagine que uma pessoa possui tipo sanguíneo O. Marque a alternativa que indica as características desse tipo sanguíneo.
a) Possui aglutinogênios A e aglutinina anti-B.
b) Possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A.
c) Possui aglutinogênio AB e não possui aglutininas.
d) Não possui aglutinogênio e possui aglutininas anti-A e anti-B.

08) Sabemos que pessoas do tipo AB são também chamadas de receptoras universais. Marque a alternativa que explica corretamente o motivo pelo qual elas recebem essa denominação.
a) Pessoas com sangue do tipo AB apresentam aglutininas anti-A e anti-B e, por isso, não ocorre aglutinação em contato com nenhum tipo sanguíneo.
b) Pessoas com sangue do tipo AB não apresentam nenhuma aglutinina e, por isso, não ocorre nenhuma reação de aglutinação.
c) Pessoas com sangue do tipo AB possuem os aglutinogênios A e B, além de aglutininas anti-A e anti-B, podendo assim receber qualquer tipo sanguíneo.
d) Pessoas com sangue do tipo AB não possuem nenhum aglutinogênio, sendo assim não ocorre reações de aglutinação.

09) Imagine que você é um professor de biologia e seus alunos lhe pediram para que realizasse uma aula a respeito de tipagem sanguínea. Você comprou todos os reagentes necessários e fez as reações de aglutinação. Observe os resultados abaixo:
Reação com soro anti-A: não aglutinou
Reação com soro anti-B: aglutinou
Baseando-se nesses dados, é possível concluir que o sangue é do tipo:
a) A     b) B    c) AB   d) O
10) Nas hemácias de um indivíduo pertencente ao grupo sanguíneo B:
a) Existe o aglutinógeno B.
b) Existe o aglutinógeno A.
c) Existe a aglutinina A.
d) Existe a aglutinina B.
e) Existem o aglutinógeno A e a aglutinina B.
11) (UFG) É necessário o conhecimento do tipo sanguíneo, em caso de transfusão. Em relação ao sistema ABO, indique as proposições corretas:
a) (  ) Indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para pessoas do seu próprio tipo sanguíneo e para os demais.
b) (  ) Indivíduos do grupo AB podem receber sangue de qualquer tipo.
c) (  ) indivíduos portadores de sangue do tipo A possuem aglutinogênios A.
d) (  ) Indivíduos do grupo B possuem aglutinina anti-A.


Grupos Sanguíneos - Genética II


Questão 1- É necessário o conhecimento do tipo sanguíneo em caso de transfusão. Em relação ao sistema ABO,

(   ) indivíduos do grupo sanguíneo O podem doar sangue para pessoas do seu próprio tipo sanguíneo e para os demais .
(   ) indivíduos do grupo AB podem receber sangue de qualquer tipo.
(   ) indivíduos portadores de sangue do tipo A possuem aglutinogênios A.
(   ) indivíduos do grupo B possuem aglutinina anti-A.

Questão 2- Um homem sofreu um acidente e precisou de transfusão sanguínea. Analisado o seu sangue, verificou-se a presença de anticorpos anti-A e ausência de anti-B.
No banco de sangue do hospital, havia três bolsas disponíveis, sendo que o sangue da bolsa 1 apresentava todos os tipos de antígenos do sistema ABO, o sangue da bolsa 2 possuía anticorpos anti-A e anti-B e a bolsa 3 possuía sangue com antígenos somente do tipo B. Esse homem pode receber sangue:
a) apenas da bolsa 1.
b) apenas da bolsa 3.
c) da bolsa 2 ou da bolsa 3.
d) da bolsa 1 ou da bolsa 2.
e) apenas da bolsa 2.
Questão 3-Em um acidente de carro, três jovens sofreram graves ferimentos e foram levados a um hospital, onde foi constatada a necessidade de transfusão de sangue devido a forte hemorragia nos três acidentados. O hospital possuía em seu estoque 1 litro de sangue do tipo AB, 4 litros do tipo B, 6 litros do tipo A e 10 litros do tipo O. Ao se fazer a tipagem sanguínea dos jovens, verificou-se que o sangue de Carlos era do tipo O, o de Roberto do tipo AB e o de Marcos do tipo A. Considerando apenas o sistema ABO, os jovens para os quais havia maior e menor disponibilidade de sangue em estoque eram, respectivamente,

a) Carlos e Marcos.
b) Marcos e Roberto.
c) Marcos e Carlos.
d) Roberto e Carlos.
e) Roberto e Marcos.
Questão 4- (MED. ITAJUBÁ) Num banco de sangue foram selecionados os seguintes doadores: grupo AB - 5; grupo A - 8; grupo B - 3; grupo O - 12. O primeiro pedido de doação partiu de um hospital que tinha dois pacientes nas seguintes condições:
Paciente I: possui ambos os tipos de aglutininas no plasma.
Paciente II: possui apenas um tipo de antígeno nas hemáceas e aglutinina B no plasma.
Quantos doadores estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?
a) 5 e 11    b) 12 e 12    c) 8 e 3    d) 12 e 20  e) 28 e 11
06)  -( Prof. Adão Marcos)-Determine o genótipo dos pais em relação ao sistema sanguíneo ABO, nas três situações descritas abaixo:
a)Um dos pais tem sangue do tipo A e outro, do tipo B, e em seus filhos são encontrados todos os quatro tipos sanguíneos.


b)Ambos os pais são do grupo A,3/4 dos filhos são do tipo sanguíneo A e ¼ , do tipo O.



C) A mãe tem sangue do tipo AB, o pai tem sangue do tipo B e seus ilhós tem os seguintes tipos sanguíneos:1/4 do tipo A, ¼  do tipo AB e a metade restante  tem sangue do tipo B.







07) -( Prof. Adão Marcos)-Dois casais desconfiam da troca de  seus bebes no berçário de um hospital. Os casais s os bebes oram submetidos a tipagem do sangue quanto ao sistema ABO. Os resultados obtidos estão mostrados na tabela a seguir:
Bebê nº 01
O  
Bebê nº  02
A
Sra. Pereira
B
Sr. Pereira
AB
Sra. Silva
B
Sr.Silva
B
a)     Explique como foi possível resolver a troca dos bebês.


b)     Qual a probabilidade de  que um futuro irmão do bebê nº 2 venha  a ter o mesmo tipo sangue que ele?


08) -( Prof. Adão Marcos)-Um homem sofreu um acidente  e precisou de transfusão sanguínea. Analisando o seu sangue, verificou-se a presença de anticorpos anti-A e ausência de Anti-B. No banco de sangue do hospital, havia três bolsas disponíveis , sendo que o sangue da bolsa 1 apresentava todos os tipos de antígenos do sistema ABO, o sangue da bolsa 2 possuía anticorpos Anti-A e anti-B e a bolsa 3 possuía sangue com antígeno somente do tipo B. Esse homem pode receber sangue:
a) da bolsa 2 ou da bolsa 3  B) da bolsa 1 ou da bolsa 3 C) apenas da bolsa 2
d)apenas da bolsa 1   e) apenas da bolsa 3.

10) -( Prof. Adão Marcos)- Um laboratorista realizou exames de sangue em cinco indivíduos e analisou as reações obtidas com s reagentes anti-A , anti-B, para a determinação da tipagem sanguíneas dos sistemas ABO e Rh. Os resultados obtidos encontram-se no quadro seguinte:
Individuo
Soro Anti-A
Soro anti-B
Soro anti-Rh
01
Aglutinou
Ausência
Ausência
02
Aglutinou
Aglutinou
Ausência
03
Aglutinou
Aglutinou
aglutinou
04
Ausência
Ausência
Ausência
05
Ausência
Ausência
Aglutinou
Com base nesses resultados, indique quais os indivíduos que serão considerados, respectivamente, receptor e doador universal.
a)     5e 2    B) 4 e 3    c) 3 e 4    d) 2 e 5   e) 1 e 4      

11) (Prof.Adão Marcos) - Em relação ao sistema sangüíneo ABO, um garoto, ao se submeter ao exame sorológico, revelou ausência de aglutininas. Seus pais apresentaram grupos sangüíneos diferentes e cada um apresentou apenas uma aglutinina. Os prováveis genótipos dos pais do menino são:
a)Bi – ii.    b)Ai – ii.   c)AB – Ai.   d)AB – AA.   e)Ai – Bi.

12)(Prof.Adão Marcos) - Dois pacientes em um hospital têm as  seguintes características de sangue:
Paciente 1: não apresenta anticorpos anti-A, nem anti-B no sangue;
Paciente 2: apresenta tanto anticorpos anti-A, como anti-B no sangue.
Pode-se afirmar que:
a) o paciente 1 só pode receber sangue AB;
b) o paciente 2 pode receber sangue do paciente 1;
c) o paciente 1 é do tipo doador universal;
d) o paciente 1 pode receber sangue A, B, AB ou O;
e) o paciente 2 só pode receber sangue A.

13). (F.C.M. Santos) O sangue de tipo AB pode ser considerado receptor universal, porque:
a) suas hemácias não contêm aglutinogênios.     b) suas hemácias não contêm aglutininas.
c) suas hemácias contêm aglutinogênios.   d) seu plasma contém aglutinogênios.
E) no plasma não contem aglutininas


14) (Prof. Adão Marcos)- O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sangüíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Explique por quê.
b) Qual deveria ser o grupo sangüíneo do homem para que a decisão pudesse ser conclusiva? 

SANGUE - trilhas

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