quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Regras Do Sistema Binominal De Nomenclatura- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


Geralmente, o nome de uma espécie é formado por duas palavras escritas em itálico ou sublinhadas. A primeira é o gênero, escrito com inicial maiúscula e a segunda é o epíteto específico, escrito sempre com letras minúsculas. Ex.: Homo sapiens – espécie humana.

Os nomes devem ser escritos em latim. Se forem de outra língua, devem ser latinizados;
Desde os gêneros ao reino, os nomes classificados devem vir com a inicial maiúscula;
Já as espécies, recebem o nome de binominal e devem estar em itálico ou sublinhado, assim como o gênero. Ex.: Felis catus (gato).O primeiro é o nome genérico (ou epíteto genérico) e o segundo, o epíteto específico. Ambos devem ser destacados do texto (em negrito, itálico ou sublinhado) e escritos em latim com a primeira palavra (a do gênero) com letra inicial maiúscula e a segunda palavra com inicial minúscula (mas, se for nome próprio, este termo exclusivo, pode ser escrito com letra inicial maiúscula ou minúscula. Ex.: Tripanosoma Cruzi, homenageando Oswaldo Cruz.
Para as subespécies, elas são trinomiais, possuem três nomes. Ex.: Cascavel brasileira: Crotalus terrificus terrificus.
Para designar o subgênero, utiliza-se inicial maiúscula, ele se encontra entre a espécie e o gênero, entre colchetes. Ex.: O mosquito transmissor da dengue e da Febre amarela: Aedes [Stegomya] aegypti.
Nas famílias dos animais, é acrescido o sufixo 'idae' e subfamília 'inae': Felidae e Felinae, etc, e no reino das plantas acrescenta-se o sufixo aceae..

}  Gênero:     Homo
}                    Canis
}  Espécie     Homo sapiens 
}                  Canis lupus
}  Subespécies : Crotalus terrificus terrificus.
}  Subgênero :  Aedes [Stegomya] aegypti.


Homem
 Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Primates
 Família: Hominidae
 Gênero: Homo
 Espécie: Homo sapiens

Onça
Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Carnivora
 Família: Felidae
 Género: Panthera
 Espécie: Panthera  onca

Lobo
 Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Carnivora
 Família: Canidae
 Gênero: Canis
 Espécie: Canis lupus

Cachorro
 Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Carnivora
 Família: Canidae
 Gênero: Canis
 Espécie: Canis familiaris

Gato
Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Carnivora
 Família: Felidae
 Género: Felis
 Espécie: Felis catus

Cavalo
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: Equus caballus

Mamão
Reino:Plantae
Filo:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Brassicales
Família:Caricaceae
Género:Carica
Espécie:Carica papaya
Chimpanzé
 Reino: Animallia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Primates
 Família: Hominidae
 Género: Pan
 Espécie: Pan troglodytes
Leão
 Reino: Animalia
 Filo: Chordata
 Classe: Mammalia
 Ordem: Carnivora
 Família: Felidae
 Género: Panthera
 Espécie: Panthera Leo


Exemplo 1: Ursus
Exemplo 2: Quercus

Exemplo 1: Ursus maritimus
Exemplo 2: Quercus ilex

Subespécie
Exemplo 1: Ursus maritimus maritimus
Exemplo 2: Quercus ilex rotundifolia

Prof.Adão marcos Graciano Dos Santos
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas
Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia Historia e Educação Ambiental.
Blog:www.adaomarcosbio.blogspot.com.br
Fone: 84141042 


Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos – Biologia



1) A camisinha é um método eficiente para prevenir uma gestação indesejada? E para preservação quanto a DST? Justifique sua resposta.


2) O que são métodos contraceptivos naturais? Qual é sua principal característica? Cite os métodos e caracterize cada um.

.

3) O que são métodos contraceptivos mecânicos? Qual é sua principal característica? Cite os métodos e caracterize cada um.


4) O que são métodos contraceptivos hormonais? Qual é sua principal característica? Cite os métodos e caracterize cada um.



5) O que são métodos contraceptivos cirúrgicos? Qual é sua principal característica? Cite os métodos e caracterize cada um.



6) Qual método é indicado para pessoa que variam seus parceiros. Justifique sua resposta.



7) Um casal de renda financeira baixa, possui três filhos. Qual é o método indicado para que eles não tenham outros filhos, definitivamente. Justifique sua resposta.


8) Para uma mulher que tem um ritmo de vida corrido, esquece até mesmo de se alimentar e não quer ter filhos nesse momento de sua vida, qual é o método contraceptivo mais indicado? Justifique sua resposta.


09) Durante alguns dias do mês, as mulheres apresentam o chamado período fértil, que corresponde ao período de ovulação.
a)       Explique o que é a ovulação das mulheres.


b)       Com o homem, ocorre algo parecido? Por quê?





10) Associe corretamente os dados das duas colunas:
A) útero                                                                               (    ) órgão muscular e oco
B) ovário                                                                             (    ) canal que liga o útero ao exterior
C) vulva                                                                                              (    ) tubo que une os ovários ao útero
D) tuba uterina                                                                   (    ) órgãos ovais que produzem óvulos
E) vagina                                                                             (    ) parte externa do sistema reprodutor feminino
               
11) Da sua produção até a fecundação, os espermatozóides seguem um trajeto. Qual é esse trajeto?                   



12) A menstruação e a gravidez são dois eventos que não acontecem ao mesmo tempo. Por que motivo não é conveniente que eles ocorram juntos? Justifique sua resposta.



13) Associe corretamente os dados da coluna à esquerda com seus correspondentes à direita:    
A) epidídimo                                                                      (    ) tubo que lida o epidídimo à vesícula seminal.
B) testículos                                                                        (    ) é atravessada pela porção inicial da uretra.
C) próstata                                                                          (    ) produzem secreção espessa e leitosa.
D) uretra                                                                              (    ) situam-se no escroto.
E) canal deferente                                                             (    ) canal por onde é eliminado o sêmen.
F) vesículas seminais                                                      (    ) canal enrolado sobre o testículo.
             
14)(Unicamp-SP) Considerando a anatomia e a fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino, explique por que cada um dos métodos seguintes são contraceptivos: vasectomia, ligação de trompas e pílulas anticoncepcionais.


15) O que deferência os métodos contraceptivos definitivos dos outros métodos? Cite dois exemplos de métodos contraceptivos definitivos.



16) ` È possível afirmar que todos métodos contraceptivos previnem doenças sexualmente transmissíveis? Explique.

Genética - Hemofilia e Daltonismo- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


      01) –( Prof. Adão Marcos)- Explique o que é Síndrome de Down.
      02) –( Prof. Adão Marcos)-  Qual o genótipo de um individuo Rh+  e Rh- ?
      03) –( Prof. Adão Marcos)-  Explique o que é hemofilia .
      04) –( Prof. Adão Marcos)- Explique o que é daltonismo.
      05–( Prof. Adão Marcos)- Quais são os cromossomos sexuais na espécie humana?
 06–( Prof. Adão Marcos)-  Quais são os cromossomos sexuais nas mulheres?
 07–( Prof. Adão Marcos)- Quais são os cromossomos sexuais nos homens? 
      08) –( Prof. Adão Marcos)- Um célula diplóide 2n= 20 possui quantos pares de cromossomos homólogos?
      09) –( Prof. Adão Marcos)- Os indivíduos de determinada espécie te 52 cromossomos em sua células somáticas. Quantos cromossomos tem os gametas dessa espécie ?
      10) –( Prof. Adão Marcos)- Um célula da pele humana, ao se dividir por mitose, produz quantas células com quantos  cromossomos em cada uma delas ?
      11) –( Prof. Adão Marcos)- Uma célula que se divide por meiose da origem a quantas outras células ?
      12–( Prof. Adão Marcos)-) Quanto aos cromossomos sexuais X e Y, o homem produz que tipos de gametas? E a mulher? E em que proporções?
      13) –( Prof. Adão Marcos)-  Quais são os genótipos dos indivíduos daltônico e normal  ?
      14) –( Prof. Adão Marcos)-  Quais são os genótipos dos indivíduos Hemofílico e normal  ?
      15) –( Prof. Adão Marcos)- Explique por que a freqüência de daltonismo e maior no Homens.
      16-( Prof. Adão Marcos)-  Escreva a seguir os tipos de gametas (óvulos) produzidos pelas mulheres
cujos genótipos são:
a) XHXH   -
b) XHX    -
c) XhXh  -
       17–( Prof. Adão Marcos)- Um homem hemofílico pode ser representado por XhY. Qual seria o genótipo de um homem normal ?
      18–( Prof. Adão Marcos)- Indique os genótipos das crianças que poderão ser formadas:
a) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:     
b) Se o espermatozóide for XH e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será: 
c) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for XH, o indivíduo formado será:
d) Se o espermatozóide for Y e o óvulo for Xh, o indivíduo formado será: 
          19) Responda as questões sobre o daltonismo:
      a) Um homem daltônico casa-se com uma mulher homozigota de visão normal  . O casal poderá ter filhos homens daltônicos?
      B)Um homem de visão normal casa-se com uma mulher heterozigota de visão normal. O casal poderá ter filhos homens daltônicos?
      C)  Um casal de visão normal para a percepção das cores tem um filho daltônico. Como são os genótipos do casal?
      D) Um casal tem um filho de visão normal e uma filha daltônica. Como são os genótipos do casal?
      E) Um homem daltônico casa-se com uma mulher daltônica. O casal poderá ter filha e filho de visão normal?
       


Genética - Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


01-(Prof. Adão Marcos)-Em abóboras , a cor do fruto(branco ou amarelo) e controlado por um par de genes. Uma planta homozigota com frutos brancos foi cruzada com uma planta homozigota com frutos amarelos. A descendência desse cruzamento foi inteiramente constituída por plantas com frutos brancos. O cruzamento entre as plantas dessa descendência produziu 132 abóboras, que foram colhidas por um agricultor.
a - Quantos frutos amarelos e quantos brancos, desses 132, o agricultor espera obter?



b - Quantos, desses 132 frutos, espera-se que sejam homozigotos?




02-(Prof. Adão Marcos)-A galactosemia e uma doença genética humana causada por um gene recessivo. Indivíduos galactosemico apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g, para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda:
a) Qual seria o fenótipo de indivíduos GG,Gg e gg?

                         

-(Prof. Adão Marcos)- Qual seria o resultado do percentual fenotípico do cruzamento entre um individuo galactosemico e um individuo normal, filho de um galactosemico?







03- (Prof. Adão Marcos)- Um criança normal, filha de pais normais, tem um irmão albino. Quais os possíveis genótipos dos indivíduos citados?




04- (Prof. Adão Marcos)- Um homem apresentando a polidactilia casa-se com uma mulher também polidactilia. Tem um filho normal e dois polidactilicos.
a - Qual é o caráter dominante?


b-Quais os possíveis genótipos dos indivíduos citados?




05-- (Prof. Adão Marcos)- Se um homem for heterozigoto para o albinismo(Aa), qual é a proporção de espermatozóides de que conterão o gene A e o gene a.



06 (Prof. Adão Marcos)- Se este homem casa com uma mulher Albina quais serão os prováveis tipos de filhos?



07)  (Prof. Adão Marcos)- Existe a probabilidade do nascimento de uma criança Albina de pais heterozigotos para o albinismo?





Exercícios sobre o Sistema Reprodutor Feminino e Masculino



 Exercícios sobre o Sistema Reprodutor Feminino e MasculinoMarque (V) nas alternativas corretas e (F) nas falsas:1.         (    ) O sistema reprodutor masculino é formado por vários órgãos, como testículos, próstata e pênis2.       (    ) Na bolsa escrotal encontramos canal deferente, epidídimo e testículo3.       (    ) Os espermatozóides são armazenados na próstata4.       (    ) O lançamento de espermatozóides é chamado ejaculação5.       (    ) As secreções da vesícula biliar e da próstata, dão ao esperma um aspecto leitoso6.       (    ) A produção de espermatozóides começa na puberdade por volta dos 12 ou 13 anos, e vai até aproximadamente 65 anos7.     (      ) O hormônio sexual masculino é a testosterona8.     (    ) O hormônio testosterona na mulher provoca o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários9.       (    ) Os espermatozóides finalizam seu processo de maturação dentro do epidídimo10.  (    ) As vesículas seminais produzem um líquido denso, destinado a nutrir os espermatozóides11.    (    ) A próstata produz um líquido ácido para ajudar no combate de microrganismo existentes na vagina12.    (    ) O esperma é também chamado de sêmen ou espermatozóides13.    (    ) Espermatozóides mais os líquidos produzidos pelo epidídimo, vesícula seminal e pela próstata recebe o nome de sêmen14.    (    ) No interior do pênis encontramos os ureteres15.    (    ) No momento da excitação sexual, os tecidos penianos são banhados por uma grande quantidade de sangue, tornando-o erétil16.    (    ) No homem, tanto a urina quanto o esperma é eliminado pela uretra17.    (    ) O sistema reprodutor feminino produz óvulos e abriga o novo ser que pode se formar18.    (    ) São órgãos do sistema reprodutor feminino: ovários, tuba uterina, vulva e clitóris19.    (    ) Os ovários são 2 glândulas que produzem somente os óvulos20.    (    ) São as contrações das paredes das tubas uterinas, que deslocam o óvulo21.    (    ) Ovulação é o processo de união do espermatozóide com o óvulo22.    (    ) A maturação e liberação dos óvulos começam na puberdade e termina por volta dos 50 anos na mulher23.    (    ) A menopausa é o período que marca o fim da atividade sexual da mulher24.    (    ) Os ovários produzem a progesterona e o estrogênio, que são hormônios sexuais.25.    (    ) O púbis é também chamado de Monte de Vênus26.    (    ) A vulva é composta pelos grandes lábios e clitóris27.    (    ) O períneo é a pequena membrana que recobre a vagina, sendo rompida com a relação sexual28.    (    ) O orifício da uretra é por onde sai a urina, não conduz a nenhum órgão sexual interno nas mulheres29.    (    ) As meninas já nascem com um estoque de células sexuais, os gametas, armazenados no útero30.    (    ) As tubas uterinas captam os óvulos liberados31.    (    ) Não ocorrendo à fecundação, o óvulo é eliminado pelo canal vaginal junto com o material resultante da descamação da mucosa uterina e com sangue é a  menstruação32.    (    ) O gameta masculino é denominado espermatozóide e o gameta feminino é o óvulo33.    (    ) A bolsa que aloja os testículos é o escroto34.    (    ) O canal que leva os espermatozóides de cada testículos a uretra é epidídimo35.    (    ) Canal que liga o útero com a genitália externa é a vulva36.    (    ) A fecundação ocorre no útero37.    (    ) Os espermatozóides morrem quando não há óvulo nas tubas uterinas38.     (    ) A menstruação decorre da descamação da mucosa uterina39.    (    ) Durante a gravidez, não há menstruação40.    (    ) Os espermatozoides são maiores que os óvulos 1) Leia o texto abaixo: Evitando a gravidez na adolescência 
O cochicho se espalha pela escola. É verdade, ela está grávida mesmo? De quem?Com essas interrogações, volta à tona um velho dilema __ a gravidez na adolescência.Antigamente, quando pintava a primeira menstruação, as garotas já iam sendo preparadas para “noivar e casar” , pulando até a fase do namoro, tão importante como período de descobertas mútuas e não de compromisso formal. Hoje até os termos “rolo” e “ficar” evidenciam que a fase pré-namoro foi ampliada e os jovens podem transitar por relacionamentos menos duradouros. Além disso, a primeira menstruação e a primeira ejaculação estão ocorrendo mais cedo do que antigamente, aumentando, portanto, o período de tempo fértil dos adolescentes. Não acompanhando as mudanças sociais, ainda há mães e pais que não conversam com os filhos sobre o que pensam a respeito do sexo.Outro fato evidente é o início cada vez mais cedo das relações sexuais entre os jovens, muitas vezes fruto da empolgação do momento. Esse comportamento nem sempre vem acompanhado de informações sobre o funcionamento do próprio corpo, sobre os métodos anticoncepcionais ou o uso correto desses métodos. No momento em que o adolescente perceber a sua sexualidade como um processo de co-responsabilidade, afeto e comprometimento com o outro, através de informações adequadas, reflexões, mudanças de atitude e conscientização do seu projeto de vida, o cochicho na escola pode acabar.                                                    (Disponível em www.aids.gov.br/assistencia.) Após a leitura do texto responda as questões; 1) Quais as principais causas da gravidez na adolescência?2) Quais os principais problemas que surgem por causa de uma gravidez na adolescência?3) Como a gravidez precoce pode ser evitada na adolescência? 2) Assinale V nas afirmações verdadeiras e f nas falsas:  a- (    ) Conhecer o nosso corpo e como ele funciona nos ajuda a entender melhor como somos e a tomar decisões mais conscientes.b- (    ) Óvulos e espermatozóides têm formato muito diferentes entre si.c- (    ) O óvulo é uma célula alongada e móvel e o espermatozóide é uma célula esférica .d- (    )Os testículos dos coelhos e roedores só descem para a bolsa escrotal na época da reprodução.e- (    ) A tireóide produz a testosterona.  04) Marque x na alternativa correta:
 a- Os espermatozóides são formados:(    ) nos testículos   (    ) na próstata      (    ) no pênisb- Função destinada à conservação da espécie:(     ) nidação      (    ) puberdade   (     ) reprodução c- A modificações morfológicas, funcionais e psicológicas por que as crianças passa  para se tornarem adultas constituem a:(    ) fecundação   (    ) puberdade   (    ) maturidade d- O desenvolvimento dos órgãos sexuais é regulado por hormônios:(    ) da hipófise      (    ) dos ovários    (    ) dos testículos e- Liga o embrião à placenta:(    ) feto      (     ) cordão umbilical      (    ) líquido amniótico 5) Responda as sentenças com uma palavra:a- Hormônio produzido pelo ovário:______________b-Tensão Pré  - Menstrual:____________________c- Bolsa(saco) onde fica alojado o testículo: ______d- Fase em que a mulher não apresenta ciclos menstruais:_______e- Hormônio masculino produzido nos testículos : ______________ f- Quantas semanas dura aproximadamente a gestação normal na espécie humana:_____

Esqueleto Humano – Prof. Adão marcos Graciano Dos Santos


1.    Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
 (A) A patela é um exemplo de osso longo
. (B) A coluna vertebral é o maior osso do corpo humano.
 (C) O maxilar é o único osso móvel do crânio.
 (D) Os ossos que formam o pulso são os carpos.
 (E) O úmero é um exemplo de osso curto.

 2. O maior osso do corpo humano é:
 (A) fíbula        (B) tíbia       (C) escápula      (D) úmero     (E) fêmur

 3. Ossos que formam a cintura escapular:
 (A) tarso-metatarso-falanges
 (B) carpo-matacarpo-falanges
 (C) pélvis-fêmur
 (D) escápula-clavícula-úmero
 (E) costela-esterno-coluna vertebral

 4. Qual o único osso móvel da cabeça:
 (A) mandíbula      (B) maxilar     (C) crânio   (D) face
 (E) Nenhuma das respostas anteriores.

 5. Um exemplo de osso chato:
 (A) fêmur      (B) fíbula     (C) escápula     (D) falanges   (E) rádio

 6. Osso que forma o joelho:
 (A) clavícula     (B) patela     (C) rádio    (D) pélvis   (E) sacro

 7. Assinale a afirmativa que NÃO é verdadeira:
 (A) O cérebro é protegido pelo crânio.
 (B) A caixa torácica protege o coração e os pulmões.
 (C) As vértebras formam a coluna vertebral.
 (D) A clavícula faz parte da articulação do ombro.
 (E) O rádio é um osso da perna.

 8. Explique a importância do sistema locomotor. ............................................................................................................................ .............................................................................................................................

 9. Assinale os órgãos que fazem parte do Sistema Locomotor:
 (  ) estômago. (  ) ossos. (  ) músculos. (  ) pulmões.

 10. Escreva dois cuidados que uma pessoa deve ter com seu Sistema Locomotor : .............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 11. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna, baseando-se na função de cada um destes órgãos.
 ( 1 ) ossos ( 2 ) músculos ( 3 ) articulações
(    ) União dos ossos. Podem ser móveis, semi-móveis e fixas.
(    ) Estão presos aos ossos, ao contrair e relaxar, permitem os movimentos.
(    ) Sustentam o corpo.

 12. Complete com as palavras:
 Esqueleto- nervos - fêmur – vértebras – pélvis -
 a) O crânio, o tórax e a pélvis estão ligados pela coluna vertebral, que é um conjunto de 34 ossos chamados.....................................
 b) O abdômen é suportado por uma bacia de osso chamado...........................................
 c) É o conjunto de ossos de nosso corpo............................................................................
 d) De cada lado da pélvis sai um grande e forte osso chamado......................................
 e) Os músculos são comandados pelos.............................................................................

13) Qual é a função do esqueleto?

SANGUE - trilhas

https://wordwall.net/play/30801/502/117     link 02   https://wordwall.net/play/30801/502/474   link 03   https://wordwall.net/play/30801/50...