quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Vírus - Prof. Adão Marcos Graciano Dos santos

1) (EEEFM-JK) Alguns vírus atacam e destróem bactérias e por isso receberam o nome de bacteriófagos ou simplesmente fagos. Com relação a esses vírus afirma-se que:
a) São constituídos quimicamente de moléculas de hidrocarbonetos
b) Possuem grandes quantidades de mitocôndrias e ergastoplasma essenciais para que se possam reproduzir
c) São constituídos de uma cápsula protéica e ácido nucléico o DNA, sendo apenas o DNA injetado na bactéria
d) São constituídos de nucleoproteína, e penetram inteiros dentro da bactéria, multiplicando-se, então, por cissiparidade 
2) (EEEFM-JK) A caracterização do vírus como ser vivo está relacionada com a capacidade de:
a) Sobreviver em meios de cultura artificiais mantidos em laboratório
b) Realizar a síntese de proteínas, utilizando seus próprios ribossomos
c) Reproduzir-se e sofrer modificações nas suas características hereditárias
d) Fabricar o seu próprio alimento, quando em vida livre, e armazena-lo, para uso, quando cristalizado 
3) (EEEFM-JK) No mundo dos excessivamente pequenos, encontram-se os vírus, que se caracterizam por serem:
a) De crescimento e multiplicação restritos ao interior das células que parasitam
b) Organismos vivos que se apresentam sob uma mesma forma
c) Estruturalmente semelhantes às células vegetais
d) Agentes infecciosos específicos de células animais 
4) (EEEFM-JK) Assinale a opção que se refere a uma doença virótica:
a) Blenorragia
b) Coqueluche
c) Tétano
d) Febre amarela 
5) (EEEFM-JK) A respeito do genoma bacteriano, torna-se lícito afirmar:
a) Que o DNA bacteriano encontra-se envolvido pela membrana nuclear
b) Que o DNA bacteriano é circular
c) Que o DNA nuclear é homólogo do DNA mitocondrial do microorganismo
d) Que o DNA é sensível à ação da desoxirribonuclease e ribonuclease 
6) (EEEFM-JK) As cianobactérias foram, por muito tempo, consideradas cianofíceas. Respectivamente, o que levou os pesquisadores a considerar estes organismos como algas unicelulares e, posteriormente, a serem enquadrados no reino Monera?
a) A presença de clorofila e por não possuírem membrana nuclear
b) Realizarem a fotossíntese e possuírem plasmídeos
c) Serem aquáticos e procariontes
d) A presença de clorofila e serem microscópicos 
7) (EEEFM-JK) Um antibiótico que atue nos ribossomos mata:
a) Bactérias por interferir na síntese de proteínas
b) Bactérias por provocar plasmólise
c) Vírus por alterar o seu material genético
d) Fungos por intervir na síntese de lipídios 
8) (EEEFM-JK) Analise as afirmativas abaixo sobre o HIV:
I- é um vírus envelopado com o ácido nucléico o RNA II- é um vírus que possui a enzima transcriptase reversa III- a transcriptase reversa produz um DNA a partir do RNA viral IV- é específico para o linfócito T
Estão CORRETAS as afirmações:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) todas estão corretas 
9) (EEEFM-JK) O esquema mostra, de maneira simplificada, a replicação do vírus da AIDS (HIV) pela seqüência de ácidos nucléicos.
Sabe-se que o AZT, empregado no tratamento da AIDS, inibe a transcriptase reversa, que no esquema está representada em:
a) 1
b) 1 e 2
c) 2
d) 2 e 3 
10) (EEEFM-JK) Em uma conferência relacionada à ecologia, referiu-se à existência de organismos procariotos, cuja reprodução é assexuada e se faz através de estruturas especiais, os hormogônios. Esses organismos são, também, capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e fazer fotossíntese. Sua clorofila, no entanto, está dispersa no citoplasma. Trata-se de:
a) Bactérias quimiossintetizantes
b) Cianofíceas
c) Algas
d) Traqueófitas

Nomenclatura (Seres Vivos)- Prof. Adão Marcos Graciano Dos santos

01 -(Prof.Adão Marcos) Segundo a classificação dos animais, numere a segunda coluna, de acordo com a primeira. Logo após, indique a alternativa em que se acha a seqüência correta,
1ª coluna 2ª coluna
1. Arthropoda ( ) Espécie
2. Reptilia ( ) Família
3. Ascaris lumbricoides ( ) Filo
4. Canidae ( ) Classe
5. Canis ( ) Gênero
seqüência correta de cima para baixo é:
a) 3-1-2-4-5 b) 5-4-1-3-2 c) 3-4-1-2-5 d) 2-5-4-3-1 e) 5-1-3-4-2

02 - (Prof.Adão Marcos) - Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela
na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.
a) Ordem
b) Classe
c) Família
d) Reino
e) Gênero
( ) Chordata (saíram os invertebrados, ficaram os cordados);
( ) Animalia ou Metazoa (se enquadram todos os animais existentes na Terra);
( ) Carnívora (saíram herbívoros e roedores. Ficaram somente os carnívoros);
( ) Vertebrados (saiu o anfioxo, protocordado, ficaram somente os vertebrados);
( ) Canidae (saíram os felídeos e ursídeos. Ficaram apenas os canídeos);
( ) Mammalia (saíram peixes, anfíbios, répteis e aves. Ficaram somente os mamíferos);
( ) Canis familiaris (Saiu o lobo. Ficou o cão);
( ) Canis (Saiu a raposa. Ficaram o cão e o lobo, que pertencem ao gênero Canis).
a) 2, 1, 7, 3, 6, 4, 8, 5
b) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
c) 3, 1, 5, 2, 6, 4, 8, 7
d) 2, 1, 5, 3, 6, 4, 8, 7
e) 2, 1, 5, 3, 4, 6, 8, 7
3)O nome científico da jibóia é “Boa constrictor”.
Qual o seu gênero? ____________________ Qual a sua espécie?

4) – Qual a importância da utilização dos nomes científicos?


05 - (Prof.Adão Marcos) -―Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são
encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e
alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão
(Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região‖.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3 espécies b) 3 gêneros e 4 espécies c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies e) 4 gêneros e 6 espécies
06) (Prof.Adão Marcos/JK)Leptodactylus labyrinthicus é o nome aparentemente complicado para um anfíbio que ocorre em brejos do estado de São Paulo. Justifique o uso do nome científico em vez de identificar o anfíbio como “rã-pimenta”, como fazem os pescadores.


07) (Prof.Adão Marcos/RO) De acordo com o sistema binomial de nomenclatura estabelecido por Linnaeus, o nome científico Felis catus aplica-se a todos os gatos domésticos como angorás, siameses, persas, abissínios e malhados. O gato selvagem (Felis silvestris), o lince (Felis lynx) e o puma ou suçuarana (Felis concolor) são espécies relacionadas ao gato.

a) A que gênero pertencem todos os animais relacionados?

b) Por que todos os gatos domésticos são designados por um mesmo nome científico?

08) Segundo o sistema binomial de nomenclatura, como devem ser escritos os termos indicativos do gênero e da espécie?

09) (Prof.Adão Marcos/JK) A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. Identifique abaixo o nome científico escrito corretamente:

a) charadrius Collaris – Maçarico – de – coleira.
b) Eudocimus Ruber – Guará
c) Arenaria interpres – Maçarico – vira – pedra.
d) falco Peregrinus – Gavião – peregrino.
e) Himantopus Himantopus – Maçarico – pernilongo.

10) (Prof.Adão Marcos) O cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a):

a) Gênero.
b) Espécie.
c) Subespécie.
d) Raça.
e) Variedade.

Organelas Celulares- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

01) Quais são as funções das seguintes organelas citoplasmáticas?
a) mitocôndrias b) cloroplastos c) ribossomos d) centríolos e) lisossomos

02) Considere as seguintes relações: Organelas Funções
I- ribossomo ......................... síntese de proteínas
II- lisossomo ..........................respiração
III- mitocôndria ......................produção de energia
IV- complexo de Golgi ............ armazenamento
Estão corretamente relacionadas:
a) todas b) somente I e III c) somente II, III e IV d) somente I, III e IV e) somente II e IV

03) Leia as afirmativas a seguir:
I - Nas células vegetais, os vacúolos são bem desenvolvidos e possuem como função principal, armazenar água e outras substâncias.
II - As células vegetais e as células animais possuem quantidades semelhantes de lisossomos e mitocôndrias.
III - As células vegetais são autótrofas e as células animais são heterótrofas.
Assinale
a) se apenas a I estiver correta. b) se apenas a II estiver correta. c) se a II e a III estiverem corretas.
d) se a I e a III estiverem corretas. e) se todas estiverem corretas.

4. O mesmo aluno, após ter estudado a organização celular de um procarionte e a de um eucarionte, construiu outra tabela, usando os mesmos sinais. Os erros cometidos relacionam-se com quais estruturas? Justifique.
Estrutura Célula procarionte Célula eucarionte
Membrana plasmática + +
núcleo - +
complexo de Golgi - +
Material genético - +
ribossomos + +
mitocôndrias + +

05. Um aluno, após ter estudado a organização celular de um eucarionte animal e a de um eucarionte vegetal, construiu a seguinte tabela,convencionando que os sinais (+) e(-) designam, respectivamente, presença ou ausência da estrutura em cada tipo de célula:
Estrutura                        Célula animal                                Célula vegetal
membrana plasmática             +                                              +
parede celulósica                          -                                          +
complexo de Golgi                        +                                         -
centríolos                                             -                                     +
ribossomos                                     +                                         +
cromatina                                          -                                      +
plastos                                              +                                      +
carioteca                                                  +                              +
vacúolos                                                 -                                +
mitocôndrias                                         +                                -
O aluno ao construir a tabela acima, cometeu alguns erros. Os erros cometidos relacionam-se com quais estruturas? Justifique

06(Prof.Adão ) Imagine-se observando ao microscópio óptico comum dois cortes histológicos: um de fígado de rato e outro de folha de tomateiro. Cite duas estruturas celulares que permitiriam identificar o corte da folha do tomateiro.



07(Prof. Adão Marcos) Células de bactérias e de animais apresentam semelhanças e diferenças. Quais as diferenças intracelulares que levam à classificação de bactérias como procariontes e de animais como eucariontes?


08-Quais são os componentes mínimos de uma célula procarionte e quais as funções
de cada um?


09- (Prof.Adão Marcos) “Derrubamos a grande barreira que separava os reinos animal e vegetal: a célula é a unidade da matéria viva.”
Essa afirmativa foi feita por cientistas ao descobrirem, em 1839, aquilo que lírios, águas-vivas, gafanhotos, minhocas, samambaias e humanos têm em comum. Pode-se dizer que todas as células dos seres acima citados têm as seguintes características:
a) centríolo e lisossomo
b) parede celular e DNA.
c) núcleo individualizado e mitocôndria
d) material nuclear disperso e cloroplasto

10)As mitocôndrias são
I. organelas citoplasmáticas, presentes em células de eucariontes e ausentes em células procariontes.
II. responsáveis pelo processo de respiração celular, através do qual as células obtêm glicose e oxigênio.
III. estruturas constituídas por duas membranas lipoprotéicas, uma que é o revestimento externo e outra que forma a estrutura interna, tendo assim organização idêntica a dos peroxissomos e lisossomos.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) I, II e III.

Proteínas - Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

1) 0 constituinte orgânico mais abundante na matéria viva é:

a) a água . b) a proteína. c) o sal de sódio . d) o lipídio . e) o glucídio .

02) (Santa Luzia/RO) A ligação peptídica resulta da união entre o grupo:

a) carboxila de um aminoácido e o grupo carboxila do outro.
b) carbono de um aminoácido e o grupo amina do outro.
c) amina de um aminoácido e amina do outro.
d) amina de um aminoácido e radical R do outro.
e) carboxila de um aminoácido e radical R do outro.

03) (EEEFM-JK)-Para melhor suprir deficiência de proteína a dieta deve incluir;

a) farinha de trigo b) banha d) laranja e) chocolate c) ovo
04) Não é função básica das proteínas

a) atuar no sistema imunológico b) participar da coagulação sangüínea
c) catalisar reações metabólicas d) transportar energia através da célula
e) transportar O2 pelo organismo

05) (EEEFM-JK). A hidrólise de uma proteína produz:

a) aminas b) alcoóis c) aminoácidos d) ácidos carboxílicos e) ésteres

06) (EEEFM-JK). Chama-se aminoácido essencial ao aminoácido que:

a) não é sintetizado no organismo humano. b) é sintetizado em qualquer organismo animal.
c) só existe em determinados vegetais. d) tem função semelhante à das vitaminas.
e) é indispensável ao metabolismo energético.

07) (EEEFM/JK). São alimentos ricos em proteínas:

a) leite, carne e ervilha b) leite, carne e mandioca
c) leite, ovo e farinha de milho d) leite, café e banana e) leite, batata e azeite

08) (EEEFM-JK) As proteínas são compostos:

a) formados por carboidratos e lipídios unidos por pontes de hidrogênio
b) formados por aminoácidos unidos por ligações peptídicas
c) de tamanho muito pequeno (micromoléculas) e que ocorrem em baixa concentração dentro da célula
d) que não fazem parte da constituição química dos cromossomos
e) responsáveis diretamente pela transmissão da informação genética

09) (UFBA-BA). Os aminoácidos sâo compostos que apresentam, em sua estrutura, os grupos funcionais:

10) Chama-se peptídica a ligação entre:

a) dois dissacarídios. b) um lpídio e um aminoácido. c) dois ácidos aminoácidos.
d) dois ácidos graxos. e) duas oses.

11) (Santa luzia-RO) Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

1 . Soro 2. Vacina 
( ) contém anticorpos ( ) contém antígenos ( ) produz imunidade passiva
( ) antigenos ( ) induz imunidade ativa ( ) imunizaçao ativa ( ) anticorpos ( ) imunizaçao passiva

12) (EEEFM-JK) Obteve-se da hidrólise de uma substância de origem animal: glicina, serina, histidina, lisina, arginina e fenilalanina. A substância hidrolisada era:

a) um polissacarídeo. d) uma proteína. b) um ácido nucleico. e) uma cetose.
c) um lipídio.

13) ) Coloque V ou F:

a) são proteínas com função de catalisadores químicos orgânicos que aumentam a velocidade das reações químicas viáveis. ( )
b) são substâncias altamente específicas que atuam sempre sobre um determinado substrato, como se fosse um sistema chave-fechadura. ( )
c) após a reaçâo continuam quimicamente intactas. ( )
d) sua atividade depende da temperatura e do pH do meio. ( )
e)as proteinas sao formadas por aminoacidos ( )

14) (EEEFM-JK) A ligação peptídica encontrada nas proteínas origina-se da reação entre o grupo NH2 e o grupo:

a) OH d) COOH b) CHO e) CO c) NH2

15) (JK/RO) Assinalar o item que melhor se ajusta à conceituação das enzimas:

a) Reagem irreversivelmente com o substrato.
b) São consumidas no processo de aceleração de reações químicas entre outras substâncias.
c) São catalisadores de natureza mineral.
d) São catalisadores inespecíficos de natureza orgânica.
e) São biocatalisadores específicos de natureza orgânica.

16-A pepsina e uma enzima do suco gástrico, cujo o pH situa-se ao redor de 2,0, e digere proteínas. Um pesquisador retirou suco gástrico de um cão e colocou-o num tubo de ensaio juntamente com u m pedaço de carne. Em seguida adicionou NaOH ao tubo, elevando o pH ao redor de 9,0. Aqueceu o material até 80º C e verificou, então , que a carne não foi digerida. Explique o porque desse resultado.



17) (EEEFM-JK-SLDO/RO) As enzimas são:

a) carboidratos.
b) lipídios.
c) fosfolipídios.
d) proteínas.
e) ácidos graxos.



Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas
Especialização em Ciências Sociais com ênfases em Geografia, Historia e Educação Ambiental.

Carboidratos - Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

1- Num almoço foram servidos os seguintes pratos; salada de alface, feijão, batata-frita, bife de fígado, suco de laranja e sorvete.Quais os carboidratos estavam presente nessa refeição?

2-Em termos funcionais qual a semelhança entre o fígado e a batata?
03-Os carboidratos são todos exclusivamente energéticos. Você concorda? Explique.
04-Classifique em (M) monossacarídeos, (D) dissacarídeos e (P) polissacarídeos.

( ) amido, ( ) glicose( ), ( ) glicogênio , ( ) celulose, ( ) ribose ( ) desoxirribose, ( ) sacarose, ( ) maltose, ( ) galactose, ( )lactose,
( ) celulose.
05-O Que diabete ? Qual a taxa normal de açúcar no sangue?

06- Se um medico lhe receitasse uma dieta pobre em carboidratos, quais alimentos deveria deixar de ingerir?

07-Cite as pentoses presente no ácidos nucléicos DNA e RNA.

08- (JK-SDLO) - Nos regimes de emagrecimento, a restrição ao consumo de nutrientes com alto poder calórico indica que deve ser reduzido o consumo de:
a)carboidratos e protídios.    b)carboidratos e aminoácidos.    c)aminoácidos e protídios.  d)lipídios e protídios.
e)lipídios e carboidratos.
09-Se submetermos um dissacarídeo, por exemplo, a sacarose, à hidrólise, obteremos:
a)dois dissacarídeos menores.    b)dois monossacarídeos.  c)um monossacarídeo e um glicerol.
d)uma cetose e um ácido graxo.    e)dois aminoácidos.

10-ão carboidratos que entram na constituição das moléculas de ácidos nucléicos:
a)glicose e frutose.      b)glicose e ribose.    c)frutose e desoxirribose.  d)glicose e desoxirribose. e)ribose e desoxirribose.
11-A quantidade de água nas células e nos tecidos:
a)tende a diminuir com o aumento da idade.  b)tende a aumentar com o aumento da idade.
c)permanece constante com o aumento da idade. d)não tem qualquer relação com a idade.
e)só depende do tipo de alimentação.
12 (EEEFM-JK) - As substâncias usadas pelo organismo humano, como fonte primária de energia e como principal reserva energética, são, respectivamente:
a)lipídios e proteínas.    b)proteínas e lipídios.  c)carboidratos e proteínas. d)carboidratos e lipídios.
e)proteínas e carboidratos.
13) (BIO-JK) - O polissacarídeo formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nos animais é denominado:
a)amido.    b)colesterol.  c)ergosterol.    d)volutina.  e)glicogênio.

:14- Explique POR Que devemos comer alimentos que contem celulose.

15-) Quais carboidratos tem função estrutural?

16-) Cite alimentos ricos em carboidratos.

17) –O que são carboidratos?

Prof.Adão Marcos Graciano Dos Santos
Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas
Especialização em Ciências Sociais com ênfase em Geografia, Historia e Educação Ambiental.

SANGUE - trilhas

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