quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Exercícios Reino Fungos - Prof. Adão marcos Graciano Dos Santos

01. (UNICAMP) Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações visíveis a olho nu (bolor ou mofo). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura, e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I. tampado imediatamente
II. tampado depois de frio
III. tampado depois de frio por plásticos com furos
IV. destampado
a) Em que frasco, teoricamente, se espera que um maior número de colônias se desenvolva? Por quê?



b) Porque os fungos crescem sobre substratos orgânicos?



02. (FUVEST) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2.500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.
a) O que é mofo?


b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?



03. (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.
a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes?

b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?



c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.



04. (UNICAMP) O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração das milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano. (Adaptado de "Veja", 27/09/2000)
a) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do Reino Fungi se alimentam.

b) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?

05. (UNICAMP) Cite dois exemplos de fungos e discuta a sua importância.
06. (FUVEST) No processo de fabricação do pão, um ingrediente indispensável é o fermento, constituído por organismos anaeróbicos facultativos.
a) Que organismos formam o fermento?
b) Por que o fermento faz o pão crescer?
 06. (FUVEST) Explique a importância ecológica das algas e dos fungos.

 07. (UBERABA) Na constituição dos liquens podemos observar que entram:
a) somente fungos e algas verdes;  b) fungos e algas verdes pluricelulares;
c) fungos e algas verdes e azuis unicelulares; d) fungos e algas vermelhas; e) fungos e algas pardas.
08. (Prof. Adão Marcos)- Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos fungos:
a) Há fungos que vivem em associação harmoniosa com plantas.
b) Há fungos que vivem em associação desarmoniosa com plantas.
c) Há fungos autótrofos, ou seja, que realizam a fotossíntese.
d) No fungo há tanto reprodução sexuada como reprodução assexuada.
e) O primeiro antibiótico que o homem obteve, a penicilina, foi extraída de um fungo ascomiceto.
09. (Prof. Adão Marcos)- Quais são os benefícios e os malefícios que os fungos provocam?


10. (Prof. Adão Marcos)- Explique os tipos de fungos segundo a classificação do modo como obtém alimento.


11. (Prof. Adão Marcos)- Quais as características dos organismos do Reino Fungi?


12: (Prof. Adão Marcos)-Relacione os gêneros de fungos da coluna 1 com as características da coluna 2. I - Saccharomyces II - Penicillium III - Mucor IV - Algaricus V - Amanita II-( ) mofo escuro do pão ( ) comestível ( ) antibiótico ( ) fermentação alcoólica ( ) tóxico
13)(EEEFM-JK) Nos sistemas mais antigos de classificação biológica os fungos e as plantas pertenciam ao mesmo reino, o que atualmente não mais ocorre. Cite três características que justifiquem a retirada dos fungos do reino vegetal.


14) (Prof. Adão Marcos)-São organismos pioneiros na sucessão ecológica, que atuam como produtores em lugares inóspitos e que apresentam os sorédios, eficientes estruturas de dispersão, formados por algas envolvidas por filamentos de fungos. Esta caracterização refere-se a:
a) micorrizas.   b) liquens. c) bolores. d) briófitas. e) protozoários

Exercícios de Relações Ecológicas Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

1. Assinale a alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x peixes.
d) corujas x ratos.
e) orquídeas x árvores.

2
. Na opinião de alguns ecologistas, os animais herbívoros que comem sementes devem ser considerados predadores e os que comem folhas devem ser considerados parasitas.
Justifique essa classificação.


3. Em determinada região, o pardal foi introduzido para controlar o aumento populacional de um tipo de lagarta. Ele efetuou tal controle com eficiência, mas, com o tempo, o próprio pardal tornou-se uma praga.

a) Que nome se dá à técnica empregada no exemplo anterior?

b) Por que o pardal tornou-se praga?

4. "O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos". O fenômeno acima descrito constitui uma relação ecológica do tipo.

a) mutualismo.     b) competição.    c) predatismo.
d) parasitismo.     e) amensalismo.

5. Considere os seguintes eventos ecológicos:

I. Competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos.
II. Competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos.
III. Extinção de consumidores primários nativos.
IV. Extinção de consumidores secundários nativos.

Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?

a) I , II , III         b) I , II ,IV
c) I , III , IV        d) II , III , IV

6. 
Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

7. Uma das alternativas para substituir o uso de inseticidas na agricultura é o controle biológico. Essa técnica consiste em
 a) utilizar uma determinada espécie para combater uma praga.
b) utilizar fungos para produzir antibióticos, e estes serem usados como medicamento.
c) preparar o solo com técnicas agrícolas que envolvem o adubo verde.
d) contaminar o solo com uma substância industrializada para combater especificamente as pragas.
e) evitar o crescimento de pragas pelo uso de repelentes industrializados, que não as matam, mas fazem-nas abandonar a área agrícola.

8. Os predadores são eficientes na captura de presas em virtude da presença de adaptações morfofuncionais, tais como:

a) ventosas nas tênias.
b) mau cheiro no gambá.
c) coloração na esperança.
d) cores berrantes nas borboletas.
e) língua comprida no tamanduá.

9. Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:

I. parasitismo               II. mutualismo     
III. comensalismo         IV. predatismo

a) tubarão x peixe-piloto
b) cupim x protozoário
c) árvore x pulgão
d) cobra x sapo

A associação correta é
a) I a, II b, III c, IV d      b) I b, II c, III d, IV a
c) I c, II b, III a, IV d      d) I c, II d, III a, IV b

10. Em uma comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas, plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são benéficas ou positivas, outras, ainda são prejudiciais. Essas interações positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.
Assinale as afirmações corretas:

I - A relação de mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo, ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de seleção natural.
III - No comensalismo, uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre desvantagens.
IV - No relacionamento de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira nunca é prejudicada.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:
a) I e IV.       b) I, II, III.      c) II e IV.
d) IV e III.     e) IV.

11. O meio ambiente incapaz de fornecer condições exigidas para a vida (nutrição reprodução e proteção) torna-se impróprio à sobrevivência dos seres vivos, acarretando o desequilíbrio. Um agricultor com problemas de excesso de besouros no seu canavial resolveu introduzir na sua fazenda o sapo-boi, que se alimenta de besouros prejudiciais ao cultivo da cana de açúcar, considerando não existirem na região espécies de animas aptos a devorá-lo. O sapo-boi também se alimenta de insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças, prolifera com muita facilidade e vive aproximadamente 40 anos, pondo, em média, 40 mil ovos por ano. Na sua opinião, o uso do sapo-boi no exemplo acima citado seria:
a) perigoso, pois na região não existem espécies que possam devorá-lo.

b) Inconveniente, pois causaria a eliminação de insetos favoráveis a cultura de cana de açúcar.
c) conveniente, pois causaria a eliminação dos insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças.
d) conveniente, uma vez que causaria a eliminação de vespas que se alimentam também de besouros.
e) conveniente, pois na região não existem outras espécies que possam devorá-lo.

12. Um dos maiores problemas encontrados pelos agricultores é a existência de insetos que chegam a destruir lavouras inteiras. Contudo, nem todos os insetos, denominados pragas, são daninhos durante todas as fases do ciclo de vida.

a) COMENTE o papel desempenhado pelas borboletas durante sua fase larval e adulta, em relação ao exposto anteriormente.

b) CITE um inseto que se apresenta como praga desde a fase jovem até a fase adulta do seu ciclo de vida. 
 

13. O que são relações ecológicas desarmônicas.
Cite dois tipos, exemplificando cada caso.

14. São exemplos de relações ecológicas desarmônicas: canibalismo, amensalismo, predatismo e parasitismo. Explique duas dessas relações citadas, exemplificando cada caso.

15. O homem é o único animal que destrói a natureza. O homem é um terrível destruidor.
O que o homem tem feito para se tornar esse "terrível destruidor”?


16. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) cipó-chumbo e árvores.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

17. A relação entre o leão e as zebras é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) pássaros e janinhas.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

18. A atividade de determinados fungos capazes de produzir substâncias antibióticas que inibem o crescimento de populações de bactérias é denominada.

a) predatismo.        b) parasitismo.    c) canibalismo.
d) competição.        e) amensalismo.

19. Definem-se parasitas como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem à custa de seres de outra espécie, sem matá-los em curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

20. Define-se predadores como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem à custa de seres de outra espécie, sem matá-los em curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

21. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intra-específica.
d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

22. O tipo de relação existente entre a pulga e o homem é a de:
a) predação         b) competição     c) parasitismo
d) mutualismo     e) comensalismo

23. Os organismos ORQUÍDEAS, BROMÉLIAS, CIPÓ-CHUMBO e LEGUMINOSAS são encontrados, geralmente, envolvidos nas relações ecológicas a seguir, respectivamente:
a) parasitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
b) epifitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
c) parasitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
d) epifitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
e) epifitismo, parasitismo, mutualismo, parasitismo.

24. Muitas pessoas confundem plantas epífitas com plantas parasitas. São consideradas como verdadeiras parasitas:
a) orquídeas e erva-de-passarinho.
b) cipó-chumbo e bromélias.
c) orquídeas e bromélias.
d) cipó-chumbo e erva-de-passarinho.
e) cipó-chumbo, erva-de-passsarinho e bromélias.

25. Uma situação que comumente se verifica nas pastagens brasileiras é a de pássaros pousando sobre bois e vacas para se alimentar de seus carrapatos. As relações entre os três animais envolvidos são:
a) parasitismo e predatismo, apenas.
b) parasitismo e protocooperação, apenas.
c) predatismo e protocooperação, apenas.
d) parasitismo, predatismo e competição.
e) parasitismo, predatismo e protocooperação.


26. Entre as abelhas melíferas que não possuem ferrão, existe uma espécie que invade a colméia da outra, a fim de roubar o mel elaborado por elas. O tipo de relação ecológica descrito é:

a) Parasitismo.        b) Predatismo.   c) Amensalismo.
d) Esclavagismo.     e) Mutualismo.

27. Um grupo de estudantes, em visita à zona rural, observou bois e gafanhotos alimentando-se de capim; orquídeas, líquens e erva-de-passarinho em troncos de árvores; lagartos caçando insetos e, no pasto, ao lado de vários cupinzeiros, anus retirando carrapatos do dorso dois bois.

a) Identifique, entre as diferentes relações descritas no texto, dois exemplos de parasitismo.



b) Entre as relações observadas pelos estudantes, cite uma relação interespecífica de benefício mútuo e uma estrutura que indique uma relação intra-específica.

Carboidratos Exercícios Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


01) São considerados dissacarídeos:
a) maltose e glicose  
b) glicose e frutose
c) sacarose e glicose
d) Lactose e sacarose
e) amido e glicogênio.
02) (UCMG-78) São considerados polissacarídeos:
a) lactose e maltose
b) amido e glicogênio
c) amido e lactose
d) glicose e frutose
e) glicogênio e glicose
03-(Prof.AMGS)) Dietas pobres em alimentos que são fontes de sais de ferro para o nosso organismo poderão ocasionar:
a) anemia
 b) dificuldade de coagulação do sangue
c) distúrbios nervosos.
d) sangramento das mucosas.
 e) raquitismo.
04-(UFES-80) Dos componentes da matéria viva, quais deles existem em maior proporção em qualquer célula?
a) proteínas
b) hidratos de carbono
c) lipídios
d) água
e) eletrólitos
05-) Dentre as substâncias relacionadas, qual delas representa o principal suprimento energético de preferência das células?
a) proteínas
b) vitaminas
c) celulose
d) água
e) glicose
06-(Prof.Adão Marcos) O polissacarídeos formado por unidades de glicose e que representa a principal forma de armazenamento intracelular de glicídios nos animais é denominado:
a) amido
b) volutina
c) colesterol
d) glicogênio
e) ergosterol
07- São carboidratos que entram na constituição das moléculas de ácidos nucléicos:
a)glicose e frutose.   
 b)glicose e ribose.   
c)frutose e desoxirribose.
d)glicose e desoxirribose.
e)ribose e desoxirribose.

08- A quantidade de água nas células e nos tecidos:
a)tende a diminuir com o aumento da idade.
b)tende a aumentar com o aumento da idade.
c)permanece constante com o aumento da idade.
d)não tem qualquer relação com a idade.
e)só depende do tipo de alimentação.
09-  O colesterol é um componente constante em lipídios do grupo:
a) das ceras.   
b) da lecitina e da mielina.
 c) dos esteróides.
d) dos triglicerídeos.
 e) dos lipídios complexos nitrogenados.

 10-(Mackenzie-SP) As substâncias usadas pelos organismos vivos, como fonte de energia e como reserva energética, são, respectivamente:
a) água e glicídios. 
b) água e sais minerais. 
c) lipídios e sais minerais.
 d) glicídios e sais minerais.
 e) glicídios e lipídios.

11 São exemplos de monossacarídeo, dissacarídeo e polissacarídeo, respectivamente, os seguintes  carboidratos:
a) glicose, amido e sacarose.  
 b) sacarose, amido e glicose.  
  c) amido, glicose e sacarose.
d) glicose, sacarose e amido.  
 e) sacarose, glicose e amido.

’12- O bócio endémico é o aumento da glândula tireóide, doença muito comum em regiões interioranas do país. Esta doença relaciona-se com a falta de: *

    a) cálcio.     
  b) fósforo.     
 c) potássio.   
  d) iodo.    
e) ferro.
13. Dos componentes da matéria viva, qual existe em maior proporção em qualquer célula? *

    a) Proteínas.     
b) Hidrato de carbono.     
 c) Água.    
d) Lipídios.
    e) Eletrólitos.
14. Assinale a opção na qual podemos encontrar células com o mais baixo teor de água: *

    a) semente em estado de vida latente.
    b) massa cinzenta do cérebro.
    c) tecido muscular.
    d) água viva.
    e) tecido adiposo.
15-são substancias inorgânicas da célula:
a) Acidos nucléicos 
b) proteínas 
 C) lipídios  
d) carboidratos  
 e) sais minerais .
16- (Unicamp-SP-adaptada). Os lipídios são:
a)      Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo;
b)      Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais;
c)       Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);
d)      Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática;
e) são os carboidratos
17- (Prof.Adão marcos)- Glicogênio e celulose têm em comum, na sua composição, moléculas de:
a) aminoácidos
b) carboidratos
c) glicerol 
d) ácidos graxos
e) proteínas.
18(Acafe-SC) Nos seres vivos, as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes chamados:

A (   ) sistemas.   
 B (   ) organismos.  
 C (   ) órgãos.
D (   ) aparelhos.   
  E (   ) tecidos.
19-(UFC-CE) Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “o ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:
A (   ) homeostase. 
  B (   ) metabolismo.
C (   ) irritabilidade.   
  D (   ) nutrição. 
e) anabolismo

20-Se submetermos um dissacarídeo, por exemplo, a sacarose, à hidrólise(quebra), obteremos:
a)dois dissacarídeos menores.
 b)dois monossacarídeos.
c)um monossacarídeo e um glicerol
.d)uma cetose e um ácido graxo.
e)dois aminoácidos.

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos - Exercícios Artrópodes II

1. As características abaixo, correspondem aos animais do filo Porífera, EXCETO :
a) São animais que possuem o corpo dotado de muitos poros.
b) São exclusivamente aquáticos e a maioria é marinho.
c) Possuem sistema digestório completo (boca e ânus).
d) São organismos filtradores, isto é, se alimentam de partículas existentes na água.

2. Os cnidários são animais aquáticos que são temidos pelos banhistas. De onde vem esse medo:
a) Do fato dos cnidários serem animais que lembram o monstro mitológico, medusa.
b) Da formação de quilômetros de corais, que podem machucar os banhistas.
c) Devido a crenças sem fundamento, pois não há porque temer esses animais.
d) Da capacidade que esses animais têm de provocar irritações e queimaduras
 quando entram em contado com a pele, devido ao líquido produzido pelo cnidócito.

3. Os platelmintos são animais de corpo achatado, que muitas vezes são responsáveis por causar doenças nos seres vivos. Assinale a alternativa que contém apenas doenças causadas por PLATELMINTOS:
a) esquistossomose, teníase e cisticercose. c) Amarelão e teníase .
b) Ascaridíase e esquistossomose.                           d) Filariose e cisticercose.

4. Os Nematelmintos são animais de corpo cilíndrico e extremidades afiladas. A ascaridíase, a ancilostomose, a filariose e a oxiurose são doenças causadas por nematelmintos. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a possuírem:
a) sistema digestório completo (boca e ânus).                     c) sistema circulatório.
b) sistema respiratório.                                                         d) sistema reprodutor.

5. São animais de corpo segmentado dividido em anéis. Habitam ambientes aquáticos e terrestres. São divididos em três classes principais: Poliquetos, Oligoquetos e Hirudíneos.
As características citadas acima se referem aos:
a) moluscos                b) artrópodes              c) poríferos                d) anelídeos.

6. Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente protegido por concha. São divididos em três grupos principais de acordo com suas características. Assinale a alternativa que representa o nome dos grupos dos moluscos e exemplos de seus representantes:
a) Gastrópodes: caramujo, lesma; Bivalves: ostra, mexilhão e Cefalópodes: Polvo, lula.
b) Poliquetos: verme de fogo; Oligoquetos: minhoca e Hirudíneos: sanguessuga.
c) Insetos: moscas; Crustáceos: Camarão e Aracnídeos: aranha.
d) Gastrópodes: ostra, lula; Bivalves: Polvo e caracol; Cefalópodes: lesma e mexilhão.

7. As características abaixo, correspondem aos animais do filo Artrópodes, EXCETO :
a) São animais de corpo segmentado.
b) São exclusivamente aquáticos.
c) Possuem pernas articuladas.
d) Possuem exoesqueleto, que é trocado (ecdise) quando o animal precisa crescer.

8. Os filos que estudamos: Poríferos, Cnidário, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos e Artrópodes, pertencem a qual reino?
a) Reino Monera        b) Reino Protista        c) Reino dos Fungos              d) Reino dos Animais.
9. (PUCCAMP/2001) Um personagem típico da zona rural, que era magro, pálido, andava descalço e mal vestido, além de ter o intestino cheio de vermes. Os vermes intestinais responsáveis pelo estado do Jeca e o que as pessoas devem fazer para não adquiri-los são, respectivamente:
a) ancilóstomos e andar calçado.                                         b) ancilóstomos e vestir-se bem.
c) lombrigas e andar calçado.                                              d) lombrigas e lavar bem as verduras.

10.  (Mackenzie/2002) A esquistossomose é uma parasitose humana causada peloSchistosoma mansoni.  A respeito desse parasita é INCORRETO afirmar que:
a) além do homem, possui um outro hospedeiro.
b) tem sexos separados, isto é, há machos e fêmeas.
c) pertence ao mesmo filo da Taenia solium.
d) possui mais do que um estágio larval.
e) é adquirido pelo homem por meio da ingestão de alimentos contaminados com as larvas.

11. (FUVEST/2002) Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue:
a) não tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pela ingestão de ovos de tênia eliminados nas fezes dos hospedeiros.
b) não tem fundamento, pois a cisticercose não é transmitida pelo consumo de carne, mas, sim, pela picada de mosquitos vetores.
c) não tem fundamento, pois a cisticercose é contraída quando a criança nada em lagoas onde vivem caramujos hospedeiros do verme.
d) tem fundamento, pois a cisticercose é transmitida pelo consumo de carne contaminada por larvas em forma de cisto, os cisticercos.

12. No exame, a olho nu, das fezes de uma criança foi constatada a presença de uma estrutura esbranquiçada, similar a pedaços de macarrão, cujo nome técnico é proglote. Sua mãe foi informada por algumas pessoas que não havia motivos para preocupação, uma vez que eram pedaços de um animal que morreu e estava se desmanchando.
Assinale a resposta correta:
a) a opinião das pessoas está correta, pois se é apenas um pedaço do bicho ele deve ter morrido.
b)  as pessoas deram à mãe uma informação errada, pois a proglote é o bicho inteiro e não só um pedaço.
c) de acordo com as informações do exame, o menino deve estar com lombriga.
d) a mãe deve se preocupar e procurar um médico, pois a presença da proglote indica que seu filho está com uma tênia adulta em seu intestino.

13.  Lagoa Azul está doente
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.
Proposta 1:
promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2:
promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3:
construir rede de saneamento básico.
Proposta 4:
melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5:
realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6:
aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7:
drenar e aterrar as lagoas do município.
Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será: a)1                  b)3                  c)4                  d)5                 e)6
14.   (UNISA) Em locais onde não se utilizam instalações sanitárias para defecação, as pessoas que andam descalças podem  adquirir uma parasitose intestinal que as deixa fracas e anêmicas, devido a diarréias e sangramentos da parede do intestino provocados pelas cerdas existentes na cabeça do verme parasita. Esse verme é:
 a) o esquistossomo                  b) a lombriga             c) o ancilóstomo       d) o sanguessuga

SANGUE - trilhas

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