quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Exercícios sobre Relações Ecológicas- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos






1. Assinale a alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x peixes.
d) corujas x ratos.
e) orquídeas x árvores.

02. "O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos". O fenômeno acima descrito constitui uma relação ecológica do tipo.

a) mutualismo.    
b) competição.  
 c) predatismo.
d) parasitismo.  
  e) amensalismo.

03. Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

04. Uma das alternativas para substituir o uso de inseticidas na agricultura é o controle biológico. Essa técnica consiste em
 
a) utilizar uma determinada espécie para combater uma praga.
b) utilizar fungos para produzir antibióticos, e estes serem usados como medicamento.
c) preparar o solo com técnicas agrícolas que envolvem o adubo verde.
d) contaminar o solo com uma substância industrializada para combater especificamente as pragas.
e) evitar o crescimento de pragas pelo uso de repelentes industrializados, que não as matam, mas fazem-nas abandonar a área agrícola.

05. Os predadores são eficientes na captura de presas em virtude da presença de adaptações morfofuncionais, tais como:

a) ventosas nas tênias.
b) mau cheiro no gambá.
c) coloração na esperança.
d) cores berrantes nas borboletas.
e) língua comprida no tamanduá.

06. Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:

I. parasitismo               II. mutualismo     
III. comensalismo         IV. predatismo

a) tubarão x peixe-piloto
b) cupim x protozoário
c) árvore x pulgão
d) cobra x sapo

A associação correta é
a) I a, II b, III c, IV d      b) I b, II c, III d, IV a
c) I c, II b, III a, IV d      d) I c, II d, III a, IV b

07. Em uma comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas, plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são benéficas ou positivas, outras, ainda são prejudiciais. Essas interações positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.
Assinale as afirmações corretas:

I - A relação de mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo, ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de seleção natural.
III - No comensalismo, uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre desvantagens.
IV - No relacionamento de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira nunca é prejudicada.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:
a) I e IV
.       b) I, II, III.      c) II e IV.
d) IV e III.     e) IV.

08.
A rêmora ou peixe-piloto fixa-se no corpo do tubarão, deslocando-se com ele e aproveitando os restos de suas presas. Esse é um exemplo típico de:                                 
a) Predatismo
 b) Parasitismo
c) Comensalismo
d) Mutualismo
e) Amensalismo

09. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) cipó-chumbo e árvores.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

10. A relação entre o leão e as zebras é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) pássaros e janinhas.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

11. A atividade de determinados fungos capazes de produzir substâncias antibióticas que inibem o crescimento de populações de bactérias é denominada.

a) predatismo.     
  b) parasitismo.  
 c) canibalismo.
d) competição.   
 e) amensalismo.

12. Definem-se parasitas como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem à custa de seres de outra espécie, sem matá-los em curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

13. (EJA)-Define-se predadores como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem à custa de seres de outra espécie, sem matá-los em curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

14. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intra-específica.
d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

15. O tipo de relação existente entre a pulga e o homem é a de:
a) predação        
b) competição  
  c) parasitismo
d) mutualismo   
 e) comensalismo

16. Os organismos ORQUÍDEAS, BROMÉLIAS, CIPÓ-CHUMBO e LEGUMINOSAS são encontrados, geralmente, envolvidos nas relações ecológicas a seguir, respectivamente:
a) parasitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
b) epifitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
c) parasitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
d) epifitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
e) epifitismo, parasitismo, mutualismo, parasitismo.

17. Muitas pessoas confundem plantas epífitas com plantas parasitas. São consideradas como verdadeiras parasitas:
a) orquídeas e erva-de-passarinho.
b) cipó-chumbo e bromélias.
c) orquídeas e bromélias.
d) cipó-chumbo e erva-de-passarinho.
e) cipó-chumbo, erva-de-passsarinho e bromélias.

18. Uma situação que comumente se verifica nas pastagens brasileiras é a de pássaros pousando sobre bois e vacas para se alimentar de seus carrapatos. As relações entre os três animais envolvidos são:
a) parasitismo e predatismo, apenas.
b) parasitismo e protocooperação, apenas.
c) predatismo e protocooperação, apenas.
d) parasitismo, predatismo e competição.
e) parasitismo, predatismo e protocooperação.


19. O cupim vive associado a protozoários capazes de digerir a celulose, tornando o alimento acessível a ambos indivíduos. Esse tipo de associação é conhecido como:      
 a) Parasitismo     
 b) Predatismo      
  c) Mutualismo       
    d) Canibalismo
d) Predatismo


Exercícios sobre as Vitaminas - Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


01. (Puc-pr) Analise as afirmações sobre avitaminoses ou doenças de carência, que são formas de estados mórbidos, ou seja, são doenças causadas pela ou carência de uma ou mais vitaminas no organismo:
I - O escorbuto é uma doença que se instala pela falta de Vitamina C.
II - O raquitismo é uma doença que surge pela falta de Vitamina D.
III – Axeroftalmia, que pode levar à cegueira, é consequência da falta de Vitamina A.
IV - O beribéri é causado pela falta de vitamina do Complexo B.
Estão corretas as afirmações:
a) Apenas I, II e III.
b)I, II, III e IV.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) Apenas III e IV.

02. (UFRN) A hemorragia decorrente da ingestão de trevo doce por bovinos e ovinos se deve ao dicumarol, substância presente nesse vegetal e que exerce ação antagonista à vitamina:
a) E
b) B12
c) B1
d) K
e) A

03. (FGV- SP) Um grupo de pesquisadores constatou os seguintes sintomas de avitaminose em diferentes populações da América do Sul: escorbuto, raquitismo e cegueira noturna.
Para solucionar essa situação, propuseram fornecer as seguintes vitaminas, respectivamente:
a) C, D, E
b) C, D, A
c) E, B, A
d) A, B,E
e) C, B, A

04. (CESGRANRIO) Suponha que um determinado pernilongo esteja com deficiência de vitamina A e que procure uma fonte rica nesta vitamina. Tem que optar por picar indivíduos entre um grupo de pessoas sofrendo de doenças carências. Dentre pacientes acometidos das doenças a seguir, deve ser PRETERIDO o que se apresenta:
a) beribéri.
b) cegueira noturna.
c) escorbuto.
d)raquitismo.
e) queilose.

05) As vitaminas são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis. As primeiras são aquelas que se dissolvem em água, enquanto as lipossolúveis dissolvem-se em lipídios e outros solventes. Dentre as vitaminas hidrossolúveis, podemos citar:
A) a vitamina C.  
  b) a vitamina A. 
  c) a vitamina D. 
 d) a vitamina E.
e) a vitamina K.
06) (PUC-RS) Existe uma vitamina muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo, visto ser necessária à formação de uma série de substâncias indispensáveis à coagulação do sangue. Por isso, quando se verifica sua deficiência, a coagulação sanguínea fica prejudicada. 0 texto acima refere-se à vitamina:
a) A   

 c) D    
e) K.     
b) C          
d) E.
07) (EEEFN-JK) A carência das vitaminas C, D e B12 produz, respectivamente:
a) o raquitismo, o beribéri e o escorbuto.
 b) o beribéri, o raquitismo e a anemia.
c) o escorbuto, o beribéri e o raquitismo.
d) o beribéri, o escorbuto e o raquitismo
e) o escorbuto, o raquitismo e a anemia.

08) (CESESP/PE). 0 escorbuto, o raquitismo, a xeroftalmia e o beribéri são, respectivamente, alterações provocadas pela carência das seguintes vitaminas:
a) C, D, A, B1
b) C, A, E, B2
c) K, C, B, A
d) C, D, E, A
e) C, A, E, B1
09-Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carência de algumas vitaminas no organismo humano. 

I. Deformação no esqueleto e anomalias da dentição. 
II. Secura da camada córnea do globo ocular e deficiência visual em ambiente de luz fraca. 
III. Dificuldade de coagulação do sangue. 
IV. Inflamação da pele e das mucosas, com sangramento. 
Esses sintomas estão associados, respectivamente, à carência das vitaminas

a) D, E, C e A
 b) K, A, B e D
c) B, K, A e C
d) B, D, K e A
e) D, A, K e C
10)-Uma equipe de pesquisadores de vários países desenvolveu um tomate transgênico que contém três vezes mais betacaroteno que o fruto comum. O betacaroteno é uma substância que o corpo transforma em determinada vitamina. A falta dessa vitamina está associada a problemas do coração, da visão e de alguns tipos de câncer. Segundo a UNICEF, até 2 milhões de crianças com menos de quatro anos deixariam de morrer anualmente se ingerissem mais a referida vitamina. 
Adaptado de "O GLOBO". Rio, 29 de maio 2000. 

O texto refere-se à vitamina
a) A.            
b) B6.                  
 c) C.           
d) D.         
 e) B1.

11)-:Um médico holandês observou, no final do século XIX, que galinhas alimentadas com arroz polido, ou descascado, apresentavam os sintomas de uma doença conhecida como beribéri, que era curada com a ingestão da película, ou casca, retirada dos grãos do arroz. 
A substância necessária em pequenas quantidades na dieta para evitar o beribéri, é a vitamina denominada: 

a) E
 b) C
c) B1
 d) A
e) K

12) (FUVEST/SP). Foi feita a análise da composição química do corpo inteiro de um pequeno animal, determinando-se as taxas percentuais das seguintes categorias de substâncias: água, proteínas e nucleoproteínas, lipídios e carboidratos, sais minerais (cinzas) e vitaminas.

Assinale entre as taxas abaixo referidas a que deve corresponder às vitaminas, de acordo com o que se sabe sobre sua significação nutritiva e suas exigências na alimentação.

a) >60%
 b) < 1%
c) 5%
d) 13%
e) 16%

13. Sabendo-se que a vitamina_______é o termo empregado na designação de diversos compostos, derivados de esteróis, que tem a função biológica de controlar o metabolismo do cálcio e do fósforo, sendo essencial para formação dos ossos. Sua deficiência causa raquitismo em crianças e deformações ósseas nos adultos, como a osteoporose. A vitamina em questão é a:
a) vitamina A
 b) vitamina B
 c) vitamina C
d) vitamina D
e) vitamina K


Exercícios sobre os Biomas - Relações ecológicas - Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos



01- ( Prof. Adão Marcos) As queimadas vêm destruindo grande parte de nossas formações vegetais que ainda constituem redutos da vegetação primária no país. No entanto, um tipo de vegetação apresenta alguns mecanismos de adaptação que possibilitam a sua sobrevivência após o fogo. Essa formação vegetal é conhecida como:
A.   mangue
B.   Mata Atlântica
C.   mata ciliar
D.   cerrado
E.   restinga 
02. - ( Prof. Adão Marcos) Região brasileira de campos alagados que se estende ao Paraguai e à Bolívia; quando as cheias terminam apresentam campos férteis. A região descrita é:
A.   mata atlântica
B.   hiléia amazônica
C.   campos de cerrado
D.   mata de araucária
E.   pantana
03. - ( Prof. Adão Marcos)A qual das regiões fitogeográficas brasileiras se referem as características a seguir:- Presença de vegetação exuberante, alta, com grande concentração de plantas epífitas, como orquídeas e bromélias- Alto índice pluviométrico anual- Sua área corresponde a 40% do território nacional
A.   caatinga
B.   amazônica
C.   pantanal
D.   cerrado
E.   mata atlântica
04. - ( Prof. Adão Marcos). Um aluno da FEI viajou pelo estado do Ceará em época de seca e descreveu a vegetação como sendo constituída por árvores baixas e arbustos com poucas folhas em decorrência da seca, além de muitas cactáceas. A descrição refere-se à vegetação:
A.   do pantanal
B.   do cerrado
C.   do pampa
D.   da mata de araucárias
E.   da caatinga 
05).- ( Prof. Adão Marcos) Considere as características a seguir.
I- Epiderme com cutícula espessa.
II- Presença de parênquima aqüífero.
III- Presença de lenticelas nas raízes.
IV- Estômatos fechados durante o dia e abertos à noite. Em regiões secas e áridas, como desertos e caatingas, é de se esperar que as plantas apresentem
A.   apenas I, II e III
B.   apenas I, II e IV
C.   apenas I, III e IV
D.   apenas II, III e IV
E.   I, II, III e IV 

 06). Em relação à Floresta Amazônica são feitas três afirmativas:
I - Na Floresta Amazônica, o solo é pouco profundo e é formado principalmente por camada de argila e areia.
II - A fertilidade do solo da Floresta Amazônica depende da queda de folhas, ramos e frutos que, com o tempo, formam o húmus.
III - As chuvas, freqüentes na região Amazônica, conseguem arrastar para longe a camada de húmus. Dessas afirmativas,
A.   apenas a I é correta.
B.   são corretas apenas a I e a II.
C.   I, II e III são corretas.
D.   apenas a II e a III são corretas.
E.   são corretas apenas a I e a III.
08). Em determinada formação vegetal brasileira, o estudo das relações solo/vegetação evidenciou que o aspecto característico das plantas que a formam se deve NÃO à falta de água (apesar de uma estação seca pronunciada, há razoável umidade no solo a partir de dois metros de profundidade) e sim, a um solo pobre em nutrientes, ácido e com um alto teor de alumínio, o que provoca o denominado "escleromorfismooligotróficoaluminotóxido".O texto anterior se refere a que tipo de vegetação?
a) Mata de restinga
b)Caatinga
c) Cerrado
d) Mata com araucária 
E) pantanal
09..- ( Prof. Adão Marcos) Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinha Vitória e os dois meninos. G. Ramos, "Vidas Secas"A caatinga, adaptada às condições naturais sertanejas, é uma vegetação que apresenta
a) árvores de caules retilíneos, folhas perenes e raízes pouco profundas
.b) grandes arbustos, com folhas largas e poucos galhos.
c) espinhos e raízes aéreas para absorver a umidade do ar.
d) folhas perenes, espinhos e raízes tabulares.
e) queda das folhas na estiagem, espinhos e raízes profundas.
10)- ( Prof. Adão Marcos)Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.
a) Mangue
b) Caatinga
c) Campos
d) Cerrado
e) Mata de araucária

11) (UEL-PR) Considere o seguinte relato:

“O pássaro-palito penetra na boca aberta do crocodilo removendo os restos de alimento e parasitas encontrados entre seus dentes. Assim, o pássaro obtém o seu alimento e livra o crocodilo de seus parasitas”. Esse caso é um exemplo de
a) proto-cooperação.
b) comensalismo.
c) inquilinismo.
d) mutualismo.
e) predativismo.
12) (Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
a) inquilinismo, competição e predatismo.
b) predatismo, competição e parasitismo.
c) parasitismo, competição e predatismo.
d) parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e) parasitismo, predatismo e competição.
13) (Carlos Chagas-SP) A associação existente entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago é um caso de:
a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) comensalismo.
d) competição interespecífica.
e) competição intraespecífica.
14) - ( Prof. Adão Marcos)Os itens abaixo contêm exemplos de diversas relações ecológicas entre os seres vivos:
I – A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias costuma ser tão íntima que ambos formam um novo tipo de organismo, o líquen;

II – Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria;

III – Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios;

IV – A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.

As relações ecológicas que estão descritas nos itens acima são classificadas, respectivamente, como:

a) Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
b) Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
c) Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
d) Mutualismo, colônia, canibalismo e sociedade.
e) Proto cooperação, colônia, predatismo e sociedade.

15) - ( Prof. Adão Marcos) Dos tipos de relações ecológicas seguintes, o único que ocorre exclusivamente entre organismos da mesma espécie é:
a)      Inquilinismo;
b)      Herbivoria;
c)       Mutualismo;
d)      Sociedade;
e)      Parasitismo.
16)- ( Prof. Adão Marcos) Abelhas apresentam três castas sociais: as operárias, fêmeas estéreis que realizam o trabalho da colmeia, a rainha e o zangão, encarregados da reprodução. Essa divisão de trabalho caracteriza:

a) Sociedade isomorfa com relações intraespecíficas harmônicas;
b) Sociedade heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas;
c) Colônia heteromorfa com relações interespecíficas harmônicas;
d) Colônia isomorfa com relações interespecíficas harmônicas;
e) Colônia heteromorfa com relações intraespecíficas harmônicas.

17) - ( Prof. Adão Marcos) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O.G.; VASCONCELOS, J.R. Ciências & Sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

a) comensalismo
b) inquilinismo
c) cooperação
d) predatismo
e) mutualismo

18) - ( Prof. Adão Marcos)-As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.

A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:

a)mutualismo.
b)competição.
c)comensalismo.
d)amensalismo.
e)proto cooperação

19)- ( Prof. Adão Marcos) A digestão de celulose nos ruminantes é realizada por bactérias presentes em um de seus estômagos. Essas bactérias por sua vez obtêm proteção e fonte de alimentação dentro do estômago dos ruminantes. Essa relação pode ser classificada como:

a)competição.
b)parasitismo.
c)mutualismo. 
d)sociedade.
e)comensalismo.
20)- ( Prof. Adão Marcos)  A imagem mostra, no rio Cuiabá (Mato Grosso), um tuiuiú com uma piranha no bico. A cena representa parte de uma cadeia alimentar na natureza. No entanto, a construção de uma nova rodovia na região pode provocar desmatamento e afetar os ninhais dessa ave, provocando uma grande migração. Em uma simplificação da situação, considerando apenas essas duas espécies, assinale a afirmação que indica como essa alteração do ambiente poderá afetar as populações de tuiuiús e piranhas na referida região.


A)Aumento na população de tuiuiús e diminuição da população de piranhas.
B)Aumento na população de tuiuiús e sem alteração na população de piranhas.
C)Sem alteração na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.
D)Diminuição na população de tuiuiús e aumento na população de piranhas.
E)Diminuição na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.


SANGUE - trilhas

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