terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Exercícios sobre os Cordados- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


1) A partir da palavra anfíbio, preencha o diagrama de acordo com as instruções a seguir:


1) Anfíbio com ventosas adesivas nas pontas dos dedos.
2) Criação de rãs.
3) Mudanças que ocorrem durante o desenvolvimento dos anfíbios.
4) Fase larval dos anuros.
5) Gênero com dimorfismo sexual, comum no Brasil.
6) Saco presente no girino, que contêm substâncias nutritivas.
7) Grupo de anfíbios sem cauda.
8) Anuro com um par de glândulas de veneno dorsal.
 2) Sapos e rãs adultos em geral respiram por pulmões. Contudo, como os pulmões desses animais não são muito eficientes, as trocas gasosas com o ambiente também acontecem por um outro processo.
A) Que processo é esse?

B) Por que esse processo obriga esses animais, de modo geral, a viver em ambiente úmidos?



3) Pedro e Ítalo foram fazer um estudo sobre um ecossistema e trouxeram um animal para analisar. Deixando-o em cativeiro, puderam acompanhar o nascimento de alguns indivíduos e depois a reprodução dos mesmos. Notaram que, diferentemente dos seres humanos, esses animais passavam por diferentes fases. Eles punham ovos, que se desenvolviam na água, dando origem a girinos. Essas larvas passavam por metamorfoses, dando origem a indivíduos adultos. Nesses estágios eles mudaram completamente suas aparências. Com base no texto acima, podemos dizer que os dois estudaram o ciclo vital de um

A) mamífero de pequeno porte. 
B) um anfíbio. 
C) um peixe. 
D) uma ave.
4) Identifique as características abaixo com ( P ) para os peixes e com ( A ) para os anfíbios.
(   ) Possuem larvas denominadas girinos. 
(   ) Respiração branquial durante toda a vida do animal. 
(   ) Não realizam metamorfose. 
(   ) Locomoção através de nadadeiras até na fase adulta. 
(   ) Possuem olhos com pálpebras.
A identificação correta de cima para baixo é:

A) P, A, A, P, A     B) A, A, P, A, P
C) P, P, P, A, P    D) A, P, P, P, A

5) É a característica que mostra uma adaptação dos anfíbios à vida terrestre:

A) Pele úmida. 
B) Fecundação externa. 
C) Pele com grande quantidade de glândulas mucosas. 
D) Quatro apêndices locomotores.
6) O esquema a seguir representa as fases de desenvolvimento de um anfíbio anuro.


Sobre esse processo, analise as seguintes afirmativas: 
I. Na fase larval, a respiração é cutânea e na fase adulta, é branquial. 
II. Na fase larval, o principal excreta nitrogenado é amônia e na adulta, é ureia. 
III. Os ovos possuem casca impermeável para evitar a dessecação. 
IV. Na cadeia alimentar, o girino geralmente é considerado consumidor primário e o adulto é consumidor secundário. 
Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas. 

A) I e II.     B) II e III.   C) II e IV.  D) III e IV. 

7) Espécies invasoras estão entre as causas que determinam a perda da biodiversidade. A rã- touro, espécie invasora originária da América do Norte, compete com anfíbios nativos brasileiros, além de predá-los. Sapos, rãs e pererecas são considerados espécies indicadoras de qualidade ambiental. Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as características de anfíbios listadas a seguir.
(  ) Todos os anfíbios apresentam dois pares de patas. 
(   ) Os anfíbios apresentam a pele lisa e úmida, com diversas glândulas. 
(  ) A respiração nos anfíbios adultos é exclusivamente pulmonar. 
(  ) Os anfíbios apresentam um coração tricavitário e uma circulação dupla através do coração. 
(  ) A maioria dos anfíbios apresentam sexos separados, fecundação externa e são predominantemente ovíparos. A sequência correta é: 
A) V - V - F - V - F.   B) V - F - V - F - V. 
C) F - F - V - V - F.    D) F - V - F - V - V.
8) Os anfíbios são animais vertebrados, que apresentam uma grande diversidade de formas e tamanhos. 
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta: 
I - Apresentam esqueleto interno. 
II - Apresentam brânquias durante uma fase da vida. 
III - São heterotérmicos. 
IV - Apresentam linha lateral. 
V - Apresentam fase de larva denominada de alevino.
Os itens corretos sobre este grupo são, somente: 
A) I, II e III.     B) I, III, IV e V. 
C) II, III e V.    D) III, IV e V. 

9) Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e  Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens. 
A) salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília). 
B) jacaré, sapo, tartaruga. 
C) perereca, jiboia, salamandra. 
D) sapo, salamandra, cobras-cegas (cecília). 

10) Uma salamandra e um lagarto comum são muito semelhantes, pois ambos têm quatro pernas curtas e uma longa cauda. No entanto, a simples observação externa da salamandra basta para diferenciá-la do lagarto. A característica que permite essa identificação da salamandra é:

A) a cloaca.
B) a glândula de veneno.
C) os dedos palmados.
D) a pele mucosa, sem escamas.
11) A tartaruga, a lagartixa e o jacaré de papo amarelo, pertencem,respectivamente, às seguintes ordens de répteis:
A) quelônios, lacertílios e crocodilianos.
B) lacertílios, quelônios e crocodilianos.
C) quelônios, crocodilianos e lacertílios.
D) cetáceos, arapongas e quelônios.
12)-Como já vimos existem animais vertebrados e invertebrados. Os vertebrados estão divididos em 
A) animais grandes e pequenos.
B) peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis.
C) ovíparos, vivíparos, mamíferos e peixes.
D) minhocas, cobras, leões e sapos.
13)- Presença de coluna vertebral, respiração pulmonar, fecundação interna, ovo com casca dura e homeotermia, são características relativas à classe:
A) Aves.  B) Répteis.
C) Mamíferos.  D) Anfíbios.
14)  Enquanto algumas características são comuns a todas as classes de vertebrados, como,por exemplo, a presença de vértebras e de tegumento, outras características variam nas diferentes Classes.
Sobre a Classe das Aves, considere as afirmativas a seguir.
I. Presença de ossos pneumáticos.
II. Coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
III. Temperatura do corpo variável, de acordo com o meio externo.
IV. Embrião formado no interior de um ovo, na porção externa do corpo da mãe.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A) I e IV.
B) II e IV.
C) II e III
D) I, II e IV.
15.(UFMG) Os animais abaixo representados são bastante diferentes na sua aparência, mas
apresentam várias características comuns. Entre essas características NÃO se inclui:

A) fecundação interna.B) oviparidade.
C) homeotermia.
D) respiração pulmonar.

Exercícios sobre os Vírus- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


Assinale as alternativas corretas com um "X".

1) Os vírus são considerados como seres vivos porque:

a) não podem ser cristalizados como substâncias inanimadas.
b) são maiores que as bactérias, não atravessando os filtros que as retém.
c) sua estrutura é, invariavelmente, análoga à de uma célula procariótica.
d) observa-se a sua multiplicação binária com o microscópio óptico.
e) possuem capacidade de reduplicarem-se e sofrem modificações de caráter hereditário.

2) Responda a questão de acordo com o seguinte código:
I.Para reproduzir-se, o vírus necessita do material orgânico da célula que parasita.
II.A energia que o vírus utiliza é obtida através da quebra de glicose que ocorre nas mitocôndrias do seu citoplasma.
III.No cromossomo do vírus estão sempre associados o ácido ribonucléico e o ácido desoxirribonucléico.

a) apenas a afirmativa I é correta.
b) apenas a afirmativa III é correta
c) apenas as afirmativas I e III são corretas.
d) apenas as afirmativas II e III são corretas.
e) as afirmativas I, II e III são corretas.

3) No mundo dos excessivamente pequenos, encontram-se os vírus, que se caracterizam por serem:

a) organismos vivos que se apresentam sob uma mesma forma.
b) agentes infecciosos específicos de células animais.
c) estruturalmente semelhantes às células vegetais.
d) de composição química essencialmente lipoglucídica.
e) de crescimento e multiplicação restritos ao interior das células que parasitam.

4) O vírus da AIDS causa maior suscetibilidade a infecções porque:

a) impede a ação do interferon, proteína importante na defesa inespecífica.
b) infecta e destrói os macrófagos, impedindo sua importante função fagocitária.
c) liga-se aos anticorpos circulantes, essenciais no bloqueio da maioria das infecções.
d) impede a atuação de um grupo de linfócitos essenciais para a indução da resposta imune.
e) induz um estado febril constante, o que dificulta o funcionamento do sistema imune.
5) Os vírus possuem todas as características abaixo, exceto:

a) são parasitas específicos e obrigatórios
b) o seu nível de organização não vai além do nível molecular
c) possuem DNA e RNA envolvidos por uma cápsula protéica
d) são capazes de multiplicação, mas não são capazes de crescimento
e) transmitem por hereditariedade suas características aos descendentes

6) A reprodução dos vírus:

a) é por divisão binária
b) é sexuada, um vírus sendo macho e outro fêmea
c) depende de organismos vivos
d) independe de sistemas celulares
e) depende sempre de bactérias

7) Os vírus são considerados como seres vivos porque:

a) não podem ser cristalizados como substâncias inanimadas.
b) são maiores que as bactérias, não atravessando os filtros que as retém.
c) sua estrutura é, invariavelmente, análoga à de uma célula procariótica.
d) observa-se a sua multiplicação binária com o microscópio óptico.
e) possuem capacidade de reduplicarem-se e sofrem modificações de caráter hereditário.

8) Quanto aos vírus pode-se dizer que:
I - são unicelulares procariontes
II - são parasitas intracelulares obrigatórios
III - existem vírus de DNA e vírus de RNA, sendo esses ácidos nucléicos considerados o material genético desses seres
IV - assim como nos procariontes, as únicas estruturas presentes no citoplasma dos vírus são os ribossomos


a) todas as frases estão corretas
b) todas as frases estão erradas
c) apenas a frase II está correta
d) estão corretas as frases I e IV
e) estão corretas as frases II e III

9) Responda a questão 1 de acordo com o seguinte código:
I.Para reproduzir-se, o vírus necessita do material orgânico da célula que parasita.
II.A energia que o vírus utiliza é obtida através da quebra de glicose que ocorre nas mitocôndrias do seu citoplasma.
III.No cromossomo do vírus estão sempre associados o ácido ribonucléico e o ácido desoxirribonucléico.

a) apenas a afirmativa I é correta.
b) apenas a afirmativa III é correta
c) apenas as afirmativas I e III são corretas.
d) apenas as afirmativas II e III são corretas.
e) as afirmativas I, II e III são corretas.

10) No mundo dos excessivamente pequenos, encontram-se os vírus, que se caracterizam por serem:

a) organismos vivos que se apresentam sob uma mesma forma.
b) agentes infecciosos específicos de células animais.
c) estruturalmente semelhantes às células vegetais.
d) de composição química essencialmente lipoglucídica.
e) de crescimento e multiplicação restritos ao interior das células que parasitam.

11) Indique a alternativa que não apresenta uma característica dos vírus:

a) organização estrutural extremamente simples
b) capacidade de invadir a célula hospedeira
c) composição química na qual entra apenas um tipo de ácido nucléico, DNA ou RNA, nunca os dois
d) incapacidade de sofrer mutações
e) a complementação de seu ciclo reprodutivo envolve sempre a participação de uma célula hospedeira

12) Virose transmitida ao homem por um artrópode é a:
a) malária
b) doença de Chagas
c) raiva
d) febre amarela
e) rubéola

13) Quanto aos vírus pode-se dizer que:
I - são unicelulares procariontes
II - são parasitas intracelulares obrigatórios
III - existem vírus de DNA e vírus de RNA, sendo esses ácidos nucléicos considerados o material genético desses seres
IV - assim como nos procariontes, as únicas estruturas presentes no citoplasma dos vírus são os ribossomos

a) todas as frases estão corretas
b) todas as frases estão erradas
c) apenas a frase II está correta
d) estão corretas as frases I e IV
e) estão corretas as frases II e III

14) Assinale a alternativa correta a respeito dos vírus.

a) Apresentam membrana plasmática envolvendo seu material interno.
b) Sintetizam ácido nucléico e proteínas para a sua reprodução.
c) Apresentam metabolismo próprio.
d) Não sofrem mutação no seu material genético.
e) Possuem um único tipo de ácido nucléico que, dependendo do vírus, pode ser o DNA ou o RNA.

15) Em relação à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), analise as proposições a seguir:

1. É causada por um retrovírus.
2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV.
3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas.
4. A transmissão é freqüente pelo contato de mãos.

Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:

a) 1, 3 e 4, apenas
b) 2 e 4, apenas
c) 1, 2 e 3, apenas
d) 2 e 3, apenas
e) 1, 2, 3 e 4

16) A febre amarela é uma:

a) verminose adquirida por contato com fezes;
b) virose transmitida por um mosquito;
c) amebíase transmitida por águas contaminadas;
d) verminose transmitida por um caramujo;
e) infecção bacteriana de origem hospitalar.

17) Os itens de I a VI apresentam, não necessariamente na seqüência, os passos pelos quais um vírus é replicado (“reproduzido”).
I.síntese das proteínas;
II.adesão da capa do vírus com a membrana celular;
III.produção de proteínas;
IV.Abandono da cápsula;
V.liberação do vírus da célula;
VI.Replicação do RNA viral.
Assinale a alternativa que apresenta todos esses passos na seqüência correta:

a) II - IV – I – VI – III – V;
b) VI – IV – I – III – V – II;
c) II – VI – IV – III – I – V;
d) V – II – I – IV – VI – III;
e) II – IV – VI – I – III – V;


18) Em relação à AIDS, temos as afirmações seguintes:
I.A doença é causada por vírus;
II.O contágio dá-se, principalmente, por transfusão de sangue contaminado, contato sexual com portadores e uso em comum de agulhas pelos viciados em drogas;
III.A convivência com a pessoa doente, em casa, no trabalho, na escola, na rua, excluídas as condições mencionadas em II, não oferece perigo de transmissão da doençca;
IV.A doença atua sobre o sistema imunológico, diminuindo a resistência do organismo.
Considerando os conhecimentos atuais, assinale a alternativa:
a) se apenas II, III e IV são corretas;
b) se apenas II e III são corretas;
c) se apenas I, II e IV são corretas;
d) se apenas II, III e IV são corretas;
e) se I, II, III e IV são corretas.

19) Alguns vírus atacam e destroem bactérias e por isso receberam o nome de bacteriófagos ou simplesmente fagos. Com relação a esses vírus afirma-se que:
a) São constituídos quimicamente de moléculas de hidrocarbonetos.
b) Possuem grandes quantidades de mitocôndrias e ergastoplasma essenciais para que possam se reproduzir.
c) São constituídos de uma cápsula protéica e um miolo de DNA, sendo apenas o DNA injetado na bactéria.
d) São constituídos de nucleoproteína, e penetram inteiros dentro da bactéria, multiplicando-se, então, por cissiparidade.
e) São células procarióticas que parasitam bactérias, terminando por destruí-las.

Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite."

- Charles Louis de Secondat, Barão de Montesquieu

Exercícios Origem Da Vida- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


01-(UNIFOR CE/1998/Julho - Conh. Espec.) O experimento realizado por Louis Pasteur, utilizando frascos com pescoço de cisne e caldos nutritivos, derrubou a hipótese:
a)    autotrófica.
b)    da biogênese.
c)    da abiogênese.
d)    heterotrófica.
e)    da pré-formação.

02 - (UEPB/1999)  Leia atentamente as proposições abaixo:

I.     O médico e biologista italiano Francesco Redi elaborou, em meados do século XVII, experimentos que favoreceram o fortalecimento da teoria sobre a origem da vida por geração espontânea.
II.    A abiogênese defendia que a vida poderia surgir a partir da matéria bruta. No século XVIII, o médico Van Helmont, famoso Fisiologista Vegetal e defensor desta hipótese, apresentou uma "receita" para obter ratos a partir de grãos de trigo e de uma roupa suada.
III.   O aperfeiçoamento do microscópio, que revelou a existência de seres muito pequenos, reforçou as idéias sobre geração espontânea, pelo menos no que se refere a estes seres microscópicos.
IV.  Somente em meados do século passado, o cientista francês Louis Pasteur conseguiu demonstrar, de maneira definitiva, que até mesmo os microrganismos não se originam espontaneamente de matéria inanimada.

Assinale a alternativa correta.
a)    apenas a proposição I é falsa.
b)    apenas a proposição IV é falsa.
c)    apenas as proposições I e III são falsas.
d)    apenas as proposições I e IV são falsas.
e)    todas as proposições são falsas.

03 - (UEPB/2002) As várias hipóteses tentam explicar a origem dos seres vivos na Terra. Atualmente, porém, a que é mais aceita cientificamente dz que “a vida se origina somente de outra vida pré-existente” – Biogênese. A evidência maior de tal teoria se deu após os trabalhos realizados por:
a)    Francesco Redi – pedaços de carne no interior de frascos.
b)    Aristóteles – existência de princípio ativo.
c)    Louis Pasteur – frascos de “pescoço de cisne”.
d)    Needham – soluções nutritivas em frascos aquecidos.
e)    Helmont – receita para criar ratos.

04 - (UFAC/2001) Indique qual dos estudiosos abaixo estabeleceu a teoria da biogênese, mediante comprovação experimental, segundo a qual A VIDA SE ORIGINA SOMENTE DE OUTRA VIDA PREEXISTENTE.
a)    Aristóteles
b)    Charles Robert Darwin
c)    Francesco Redi
d)    Louis Pasteur
e)    Stanley Miller

05 - (UNIPAC MG/1997)Qual alternativa MELHOR se refere às idéias de Pasteur?
a)    Em 1808, propôs a lei do uso e desuso dos órgãos, onde um órgão pouco usado tende a atrofiar-se e não aparecer nas gerações seguintes.
b)    Propôs um processo de seleção natural entre as espécies, onde o mais adaptado tem a maior probabilidade de sobreviver.
c)    Concluiu que cada caráter hereditário é devido a um par de fatores que se segregam durante a formação dos gametas, indo um fator para cada gameta.
d)    Por volta de 1860, comprovou a falsidade sobre as teorias da geração espontânea da vida.

06 - (UNIPAC MG/1999) O frasco abaixo representa uma parte, das experimentações desenvolvidas no século XVIII, que dividia os pesquisadores em dois grupos: os que defendiam a biogênese, e os que defendiam a abiogênese.

Neste frasco foram utilizados caldo de carne e outras substâncias nutritivas, e chegaram a conclusão: que os líquidos aquecidos em frascos  fechados turvam-se com o tempo.
De acordo com seus conhecimentos sobre as teorias, qual alternativa explica corretamente a defesa da biogênese, para a conclusão acima:
a)    O aquecimento é insuficiente para destruir os microorganismos e eles se multiplicaram.
b)    O aquecimento é insuficiente para destruir o princípio ativo.
c)    Os microorganismos entram com o ar, e encontrando ambiente favorável, multiplicam-se.
d)    O ar contém o princípio ativo e este, entrando no frasco, provoca a geração dos microorganismos.

07 - (Univ. Potiguar RN/1999/Janeiro) A biogênese é uma teoria que:
a)    admite mutações espontâneas
b)    admite geração espontânea
c)    admite que, para o aparecimento de um organismo, deve haver um indivíduo antecessor
d)    foi concebida por Lamarck

08 - (UFAM/2003) ”Os seres vermiformes que surgem na carne em putrefação são larvas, um estágio do ciclo de vida das moscas. As larvas devem surgir de ovos colocados por moscas, e não  por geração espontânea a partir da putrefação da carne”. Esta hipótese foi formulada por um médico e biólogo italiano conhecido por:
a)    Aristóteles século IV a.C.
b)    Wiliam Havey ( 1578-1657)
c)    René Descartes ( 1596-1650)
d)    Isaac Newton (1642-1727)
e)    Francisco Redi (1626-1697)

09 - (UFAM/2003) Alguns anos antes de a Academia Francesa de Ciências oferecer um prêmio compensador para quem apresentasse um experimento definitivo sobre a questão da geração expontânea, um cientista francês já havia realizado alguns experimentos sobre a origem dos microrganismos o qual mais tarde veio derrubar por terra esta hipótese e ganhar o prêmio oferecido. Este cientista hoje muito conhecido  por:
a)    Louis Pasteur  (1822-1895)
b)    Louis Jablot (1645-1723)
c)    John Needlham (1713-1781)
d)    Lazarro Spallanzani (1729-1799)
e)    Thomas Huxley (1825-1895)

10 - (UNIMONTES MG/2007/Verão)  
A evolução pode envolver tanto aspectos genéticos quanto comportamentais de determinados indivíduos. A figura a seguir ilustra implicitamente características evolutivas da espécie humana.
Observe-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, assinale, nas alternativas abaixo, a que representa uma característica NÃO CONTEMPLADA no processo apresentado pela figura.
a)    Seleção natural.
b)    Criacionismo.
c)    Teoria evolucionista.
d)    Variabilidade genética.

11 - (UFCG PB/2007/1ª Etapa) Dentre as várias hipóteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, a mais aceita é a hipótese heterotrófica, proposta pelo bioquímico russo A. I. Oparin, em 1938, que explica o surgimento da vida como uma evolução dos processos bioquímicos dos organismos. Os processos bioquímicos envolvidos em sua teoria são:
1.    Respiração aeróbica.
2.    Fotossíntese.
3.    Fermentação.
Analise o texto acima e assinale a alternativa que indica a seqüência correta de surgimento desses processos, de acordo com a hipótese heterotrófica.
a)    1, 2, 3.
b)    2, 1, 3.
c)    3, 1, 2.
d)    1, 3, 2.
e)    3, 2, 1.
12 - (UESPI/2009) “Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período, os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”. Sobre as idéias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da:

a)    Geração Espontânea.
b)    Clonagem.
c)    Seleção Natural.
d)    Biogênese.
e)    Quimiossíntese.

13 - (UFC CE/2009) A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:

a)    o big bang, que deu origem ao universo e conseqüentemente à vida.
b)    o aumento dos níveis de O2 atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c)    o surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d)    o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e)    o resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

14 - (UCS RS/2009/Julho) Há 4,5 milhões de anos, a atmosfera e os oceanos apresentavam composição diferente da atual. Os componentes químicos existentes naquela época se associaram, originando então compostos orgânicos, que se tornaram cada vez mais complexos, controlando a entrada de nutrientes por uma membrana seletiva. Esses mesmos compostos englobaram partículas menores que, por um processo mais simples que a fermentação, obtinham energia e substâncias para incorporar à sua constituição.
O texto acima corrobora com a hipótese

a)    abiogênica.
b)    biogênica.
c)    heterotrófica.
d)    autotrófica.
e)    evolucionista.

15 - (UEG GO/2009/Julho) Várias teorias ao longo dos anos tentam explicar as possíveis origens para a vida no planeta Terra. Na figura a seguir, está representado um dos experimentos feitos para explicar tal origem.

LINHARES, Sérgio; GEWANDSZNAJDER, Fernando.
Biologia série Brasil. São Paulo: Ática.
2005. p. 456. (Adaptado).

A partir do experimento realizado a que conclusão pode-se chegar sobre a origem da vida?

16 - (UESPI/2010) Após utilizar parte do molho de tomate que preparara, Mariana guardou o que restou na geladeira. Depois de alguns dias, ao tentar reutilizar o molho, percebeu que este estava tomado por bolores (fungos).
Considerando os princípios da origem da vida, é correto afirmar que:

a)    o surgimento de bolores no molho de tomate (matéria inanimada) ilustra o princípio da geração espontânea.
b)    segundo o princípio da biogênese, o bolor haveria crescido no molho devido à sua contaminação anterior por fungos presentes no ambiente.
c)    o princípio da geração espontânea sustenta que organismos vivos surgem de organismos mortos da mesma espécie.
d)    caso não houvessem surgido bolores no molho de tomate, o princípio da biogênese estaria refutado.
e)    os princípios da Biogênese e da Geração espontânea não explicam o surgimento de bolores em alimentos.

17 - (UNIR RO/2010) Como na terra primitiva não havia oxigênio livre, os primeiros organismos não deveriam realizar respiração aeróbia, obtendo energia para sua sobrevivência a partir da matéria orgânica presente no meio. A esse processo dá-se o nome de
a)    Fotossíntese.
b)    Quimiossíntese.
c)     Abiogênese.
d)    Fermentação.
e)    Biogênese.

18 - (UPE/2010) Observe as frases abaixo.

I.     No canto XIX do poema épico Ilíada (Homero VIII- IX a. C.), Aquiles pede a Tétis que proteja o corpo de Pátrocles contra os insetos, que poderiam dar origem a vermes e assim comer a carne do cadáver.
II.    A geração espontânea foi aceita por muitos cientistas, dentre estes, pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a. C.).
III.   “...colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas, espalham-se grãos de trigo, e o resultado será que, em vinte e um dias, surgirão ratos...”(Jan Baptista van Helmont – 1577-1644).
IV.  Pasteur (1861) demonstrou que os microorganismos surgem em caldos nutritivos, através da contaminação por germes, vindos do ambiente externo.

Assinale a alternativa que correlaciona adequadamente os exemplos com as teorias relativas à origem dos seres vivos.

a)    I-abiogênese, II-biogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.
b)    I-abiogênese, II-biogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
c)    I-abiogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-biogênese.
d)    I-biogênese, II-abiogênese, III-biogênese e IV-abiogênese.
e)    I-biogênese, II-abiogênese, III-abiogênese e IV-biogênese.
  


Exercícios Ciclos Biogeoquímicos- Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos


1) -(Prof. Adão Marcos)-As fontes primárias dos elementos carbono e nitrogênio que compõem as moléculas dos seres vivos são, respectivamente, o gás carbônico e o gás nitrogênio.

a) Que organismos são capazes de fixar esses elementos?

 b) Por meio de que processo celular se dá a fixação do carbono? 

2) -(Prof. Adão Marcos)-Elemento carbono presente nas moléculas orgânicas que constituem os seres vivos é restituído ao ambiente, em forma aproveitável pelos vegetais, através da

a) desnitrificação pelas algas cianofíceas do solo.  

 b) fotossíntese de organismos produtores. 

c) respiração celular de produtores e consumidores.   

d) transformação de amônia em nitratos.e) liberação de gás oxigênio pelas algas marinhas.

03) -(Prof. Adão Marcos)-Qual o principal objetivo do Protocolo de Kyoto?

   04) -(Prof. Adão Marcos)-Quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global?   

05) -(Prof. Adão Marcos)-O efeito de estufa é o principal fenômeno responsável pelo aquecimento global, quais os principais gases que desencadeiam esse processo?     

06). Sobre efeito estufa é correto afirmar que:a) é o aquecimento da temperatura do planeta.   b) é o aumento da quantidade de oxigênio da atmosfera.c) é o aumento do buraco na camada de ozônio  d) é o congelamento das calotas polares.

07- O efeito estufa na Terra é garantido pela presença de:a) oxigênio    b) nitrogênio    c) dióxido de carbono  d) amônia                                                                                                                                          

08- O efeito estufa:a) é o único causador das alterações ambientais.  b) aquece a Terra durante o dia e a esfria durante a noite.c) é necessária para manter a temperatura do planetad) não é necessária para manter a temperatura do planeta 

09- Assinale a alternativa que não corresponde a uma conseqüência do efeito estufa:a) aumento do nível do mar.   b) a sobrevivência de germes prejudiciais à saúde humana.c) aquecimento global.  d) buraco na camada de ozônio

10- -(Prof. Adão Marcos)-Qual o país que mais contribui para o efeito estufa e não quis assinar o tratado de Kyoto:    a) a Inglaterra.  b) o Afeganistão  c) a China  d) os EUA 

11)- (Prof. Adão Marcos)-O protocolo de Kyoto diz respeito a:a) diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera.b) diminuição da mortalidade infantil  c) diminuição de ogivas nucleares.d) diminuição da importação de combustíveis 

12)- Ao descrever o ciclo do carbono, descrevemos também, ainda que parcialmente, o ciclo do oxigênio. Por que isso acontece? Justifique sua resposta. 

13)Como o ser humano vem alterando a concentração de gás carbônico na atmosfera? Que a relação entre esse desequilíbrio no ciclo do carbono e a temperatura media do planeta? 

14)- Explique o que é o ciclo biogeoquímicos?    

15)-( Prof. Adão Marcos)-Em relação aos gases conhecidos pela sigla CFC, que afetam negativamente a atmosfera terrestre, responda:a)- Como ele danificam a atmosfera?b)- Como Esso  pode afetar a saúde humana? Por quê?c)- Que importantes medida foi tomada em relação a esse problema? 

16)-(Prof.Adão Marcos)- O Cume do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 m de altitude, permanecia sempre coberto de neve. Essa neve praticamente desapareceu e alguns estudos mostram que ate 2020 todo o gelo terá sumido. Que fenômeno estudado neste capitulo poderia explicar oi desaparecimento da neve? 

17.Analise as afirmativas e classifique em verdadeiro (V) ou falso (F).
(     ) A nitrificação é o processo de conversão de nitrito presente no solo em nitrogênio gasoso (N2).() As bactérias do gênero Rhizobium estão presentes em algumas espécies vegetais e têm a capacidade de produzir nitrogênio.(     )  O reflorestamento é um processo importante na regulação do ciclo do Carbono, pois aumenta a concentração deste composto na atmosfera.(     ) O nitrogênio atmosférico (N2) é incorporado em moléculas orgânicas através da absorção foliar.( ) No Ciclo do Oxigênio o O2 é produzido como produto resultante da fotossíntese.

18)         Quais são os gases que causam o efeito estufa? Onde eles são gerados?

19) .Considere os processos a seguir. I. respiração II. decomposição III. fotossíntese IV. combustão Enriquecem a atmosfera com dióxido de carbono, APENAS  a) I e II b) I, II e III c) I, II e IV d) I, III e IV e) II, III e IV 

20. Uma das formas de se reduzir o efeito estufa que prejudica as condições climáticas no planeta, é o reflorestamento, que promove:a) fixação de nitrogênio por bactérias
b) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntesec) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosferad)aumento da respiração durante o crescimento das plantase) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese

21.Como se dá a produção e o consumo de gás oxigênio na biosfera?
 22) Explique qual a função da camada de ozônio .
 23)Onde está localizada a camada de ozono?
a) Na superfície da Terra.
b) Na Troposfera - camada inferior da atmosfera.
c) Na Estratosfera.
d) Na Mesosfera.
e) Na Exosfera
24.Qual é a principal causa da destruição da camada de ozono?
a) O Efeito de Estufa.
b) As Chuvas Ácidas.
c) O abate de árvores.
d) Os CFCs.
e) A concentração de dióxido de carbono.
25.Qual é a principal função do ozono?
a) Filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo sol.
b) Aborver a radiação infravermelha emitida pelo sol.
c) Absorver o dióxido de carbono.
d) Assegurar o equilíbrio térmico na Terra.
e) Facilitar a renovação da atmosfera.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Exercícios sobre- IDH- Prof. Adão Marcos Graciano Dos santos


1 -  Depois da 2ª Guerra mundial ( 1939 – 1945 ),  o mundo ficou dividido em dois grupos de países : os desenvolvidos ( países ricos) e subdesenvolvidos ( países pobres) . A partir do final do século XX os países desenvolvidos passaram a ser chamados  países do ______________________, e os subdesenvolvidos de países do _______________________ .
2  -   Quantos países podem ser considerados desenvolvidos e quantos são os subdesenvolvidos ? 
3  -  O que é  PIB ( Produto Interno Bruto )  ?

04) O que é expectativa de vida ?

05) O que é IDH ? 


06) -  ____________________________________ é o país campeão do mundo em IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano ) , segundo dados dos últimos anos . Esse país está localizado na Península Escandinava e tem na exportação de petróleo uma de suas principais atividades econômicas . Nesse país são encontradas as feições de relevo chamadas de fiordes .

07) Cite os seis continentes do mundo .


08) Qual é a linha imaginária, ou paralelo principal, que divide a Terra em dois hemisférios, o hemisfério  norte e o hemisfério sul ?
09)   ________________________________ é o 5º maior país do mundo em extensão territorial (8,5 milhões de km ²), e na sua região norte está localizada a maior floresta equatorial do planeta.

10)   ________________________________  é o país  de maior população mundial, 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes (2.007),  e é  o terceiro maior país do mundo em extensão territorial  (mais de 9,5 milhões de Km²) .
11) _______________________________ é o país com a segunda maior  população mundial ( 1,1 bilhão de habitantes, 2.007 ) . Ao norte desse país está localizada a Cordilheira do Himalaia,  cujo ponto culminante é o Monte Everest (8.800 metros).
 12) Procura medir o desenvolvimento Econômico e Social de cada país:

a) IDH
b) PIB
c) PNB
d) Nível de Escolaridade
13.É o valor da Renda Nacional ou do PNB dividido pelo número de habitantes, ou seja, a renda média da população de uma país ou de uma região. 
A afirmativa acima refere-se à:

a) PNB
b) Renda per capita
c) IDH
d) Produção Industrial
14.São indicadores econômicos e sociais que classificam o desenvolvimento de um país:

a) Escolaridades da população, expectativa de vida, mortalidade infantil.
b) Divida, natalidade, emprego
c) industrialização, expectativa de vida, divida externa.
d) taxa de desemprego, natalidade, produção agropecuária.
15)  Continente ao qual o Brasil faz parte:

a) Asiático
b) Americano
c) Europeu
d) Brasileiro
 16.A regionalização oficial do Brasil foi feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e vigora desde 1988 e desde essa data o nosso território é dividido em:

a) 5 regiões, 23 estados e 1 distrito federal
b) 4 regiões, 25 estados e 1 distrito federal.
c) 5 regiões, 26 estados e 1 distrito federal.
d) 5 regiões, 27 estados e 1 distrito federal.


SANGUE - trilhas

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