segunda-feira, 18 de março de 2024

BIOLOGIA- Genética Prof. Adão Marcos


1 - (Prof. Adão Marcos- JK/SDLO-RO) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.(fazer cruzamento)
Dominante
Recessivo

2--( Prof.Adão marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero esperado de pelos brancos provavelmente será?
Dominante
Recessivo

3--(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de heterozigotos provavelmente será?
Dominante
Recessivo

4-(Prof.Adão marcos) Na mosca-das-frutas , a cor cinzenta do corpo e completamente dominante sobre a cor preta. O cruzamento de um individuo preto com um heterozigoto produziu 90 moscas, incluindo pretas e cinzentas. Qual o numero mais provável de moscas pretas, entre as 90 moscas?
Dominante
Recessivo

5- (EEEFM-JK) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre esses coelhinhos de pêlos curtos o número esperado de heterozigotos é:
a) 180     b)240     c)90                   d)120                          e)360
6- (Prof.Adão Marcos) Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas baixas é:
a) zero.                b)40.              c)80   . d)120.             e)160.

7) (EEEFM-JK) O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo pretas homozigotas será:
a) zero %.                B)25%        . C)50%.      D)75%.          E)100%.

8-(EEEFM-JK) Em ervilhas, o gene que determina plantas altas é dominante sobre o que determina plantas anãs. Do cruzamento de plantas heterozigotas com plantas anãs obtiveram-se cem novas plantas. O número esperado de plantas altas é:
a) 5.           b) 10            c)25           d)50                 e)75.
9-) (Prof.Adão marcos)-O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo banco será:
a) zero %          . B)25%.        C)50%                d)75%.       E)100%.

10) - (Prof.Adão Marcos) Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde. Determine os cruzamento I,II e III
I. VV x vv                                    II. Vv x Vv                                       III. Vv x vv

11)(Prof.Adão Marcos)-Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas altas é:
b) zero.     E)40.             c)80.             d)120.              b)160.

12)(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de filhotes de pelos brancos?



Facebook download.pngPecuária Rondonia    download (1).png       Instagram @pecuaria_rondonia

 

01)-Em um ecossistema natural, cada espécie animal sobrevive nos espaços aos quais se adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata Atlântica, os tucanos preferem as copas das árvores e as capivaras à beira d'água para sobreviver. essa descrição refere-se a:

a) habitat.  b) nicho ecológico. c) biótopo.    d) bioma.    e) ecossistema.

.02)A mosca doméstica, 'Musca domestica', vive em média 15 dias. Desenvolve-se a partir de uma larva. Esta se alimenta de restos orgânicos de lixo, estrume, animais em decomposição etc. Após a metamorfose, vem para nossas casas e de tudo se alimenta, quer seja das comidas em nossas mesas, quer seja no sanitário. Podem pousar em nossa pele, nas mucosas e nas feridas, contaminando-as com micróbios que transportam em suas patas, ao mesmo tempo que vão depositando seus ovos e fechando seu ciclo vital". O texto acima descreve o que se denomina em ecologia de:

a) comunidade biológica.  b) nicho ecológico. c) biocenose.  d) amensalismo.                      e) mutualismo.

03)-Uma simples noz caída na floresta pode garantir a sobrevivência de besouros, formigas, musgos, etc. A noz, ambiente abiótico, abrigando uma série de seres vivos interagindo uns com os outros, é um exemplo de:

a) comunidade.  b) população.  c) ecossistema.  d) habitat.  e) biosfera.

04)-Considere o texto adiante.

"A cutia é um roedor de hábitos noturnos muito comum nas matas brasileiras onde vive em tocas. Ao cair da noite, ela sai de sua toca à procura de alimento que consiste em frutos e raízes. Seus inimigos naturais são carnívoros de médio porte."

A descrição como um todo refere-se a:

a) habitat.  b) nicho ecológico.  c) ecossistema.  d) comunidade.  e) população.

07)-Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

(1) Comunidade.   (2) População.  (3) Ecossistema

(  ) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

(  ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento.

(  ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço.

a) 1, 2, 3   b) 3, 1, 2  c) 3, 2, 1  d) 1, 3, 2      e) 2, 1, 3

05)-:Segundo John, H. ("O VERDE É NEGÓCIO", 1994) "Num futuro muito próximo, qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia, portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais". Assinale a alternativa que melhor define ecologia.

a) Na ecologia, estuda-se a comunidade biótica que vive em água doce.

b) Na ecologia, estudam-se os organismos que vivem na Terra.

c) Na ecologia, estudam-se as populações humanas que habitam a Terra.

d) Na ecologia, estudam-se as relações dos seres vivos entre si (meio biótico) e com o seu meio ambiente (meio abiótico).

e) Na ecologia, estudam-se os seres vivos que habitam o ecossistema aquático.

06)-Indique a alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais complexo, à nível ecológico:

a) População ë Indivíduo ë Comunidade ë Ecossistema

b) Ecossistema ë População ë Indivíduo ë Comunidade

c) Indivíduo ë População ë Ecossistema ë Comunidade

d) Ecossistema ë Comunidade ë População e Indivíduo

e) Indivíduo ë População ë Comunidade ë Ecossistema

07)-O conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica é chamado

a) comunidade.   b) nicho ecológico.   c) ecossistema.  d) população.  e) bioma.

08)-Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente:

a) nicho ecológico e habitat.   b) habitat e nicho ecológico.   c) habitat e biótopo.

d) nicho ecológico e ecossistema.   e) habitat e ecossistema.

08)-Há espécies de insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de alimentar-se, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que:

a) ambos ocupam nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat.

b) ambos ocupam o mesmo nichos ecológico, porém com habitats diferentes.

c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

d) o macho é consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior.

e) a fêmea é sempre consumidora de primeira ordem.

09)-Indique a afirmativa correta. Uma população compreende:

a) Todos os organismos que vivem em uma área específica

b) Organismos que estejam interagindo entre si em um lugar

c) Tipos semelhantes de organismos em um lugar

d) Todos os membros das mesmas espécies que habitam uma área específica

e) Todos os animais que vivem em uma determinada região.

10) O conjunto do ambiente físico e os organismos que nele vivem é conhecido como:

a) Biótopo b) Ecossistema c) Nicho Ecológico             d) Habitat

 

11. Um ecossistema, tanto terrestre como aquático, se define:

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos.                                         d) pela interação dos fatores abióticos físicos e químicos.

b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos.                                                              e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

c) pela interação de todos os seres vivos.

12)“As lacraias são animais noturnos que habitam lugares sombrios das matas densas e úmidas. Alimentando-se de larvas de insetos e os exemplares maiores são capazes de atacar pequenos roedores. São animais solitários e seus inimigos naturais são muito poucos.”

Essa descrição corresponde ao que em ecologia se denomina:

a) nicho ecológico         b) habitat preferencial             c) biótipo específico           d) valência ecológica           e)habitat específico

 

13)-Considere três animais de uma floresta: o esquilo (roedor), a raposa (carnívora) e o pica-pau (insetívoro). Podemos dizer que:

a) os três ocupam o mesmo habitat e o mesmo nicho.                                                    d) os três ocupam tipos de habitat e nichos diferentes.

b) dois ocupam o mesmo habitat.                                                                                   

e) os três ocupam o mesmo habitat e nichos diferentes

 

Sponsored image@pecuaria_rondonia

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

Claro- 984141042- Vivo 999601042


     

4. “A boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A  mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 7 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos diminuirão a velocidade dessa longa travessia, que deverá

durar entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem nas células humanas”. O texto se refere ao processo:

a) respiratório.

b) circulatório.

c) digestório.

d) imunológico.

e) nervoso.

1. Estômago   (      ) Absorve moléculas de nutrientes.

2. Pâncreas      (     ) Produção de suco gástrico.

3. Esôfago       (     ) Produção de enzimas, entre elas existe  uma que reduz a acidez do quimo.

4. Intestino delgado    (    ) produção de bile.

5. Fígado   (    ) Embora não produza nenhum suco digestivo é importante pelo seu movimento

peristáltico.

5. (Unesp - adaptada ) No processo digestório, as moléculas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é um carboidrato:

a) cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina.    b) cuja digestão inicia na boca por ação da lipase.

c) cuja digestão inicia no fígado por ação da bile.    d) cuja digestão inicia no fígado por ação da ptialina.

e) cuja digestão inicia no estômago pela ação do ácido clorídrico.

6. Quando se come um cozido, as batatas e a carne começam a ser digeridas, respectivamente:

a) no estômago e na boca.     b) na boca e no estômago.  c) na boca e no duodeno.

d) no estômago e no duodeno.   e) no duodeno e no estômago.

7. Se um indivíduo apresentar uma doença que impeça a produção de bile pelo fígado, passará a ter problemas com a digestão de:

a) Amido     b) Proteínas   c) Açúcares      d) Gorduras   e) Vegetais

8. Durante a digestão, a redução dos alimentos que acontece por meio de processos mecânicos, como é o caso da mastigação, tem como finalidade facilitar a deglutição, além de:

a) facilitar a eliminação de substâncias inúteis.

b) possibilitar a passagem do alimento para o sangue.

c) transformar os complexos alimentares em substâncias mais simples.

d) aumentar a superfície de exposição dos alimentos à ação de enzimas.

e) reduzir grandes moléculas orgânicas a moléculas pequenas com maior valor nutritivo.

9. As enzimas digestórias que agem sobre os carboidratos atuam:

a) somente na boca.    b) somente no intestino.

c) somente no estômago.  d) na boca e no intestino.  e) no intestino e no estômago.

10. Que órgão/estrutura abaixo citada NÃO produz ENZIMA digestória?

a) Glândulas salivares

b) Estômago

c) intestino delgado

d) Fígado

e) Pâncreas

11. Considere os seguintes fenômenos:

I. Absorção de alimentos

II. Início da digestão de proteínas

III. Início da digestão das gorduras

IV. Adição de ácido ao suco gástrico

Ocorrem no estômago apenas:

a) I e II

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

12. O alimento é movido ao longo do trato digestório por um processo proveniente da contração da camada muscular; fazendo uma espécie de onda que progride e espreme o alimento para baixo e/ou para frente, de maneira semelhante à saída de creme dental de um tubo. Tal processo denomina-se:

a) Peristaltismo   b) Digestão  c) Absorção  d) Homeostase e) Secreção

13. Uma pessoa tem uma doença que determina que o seu conteúdo estomacal seja alcalino. Qual dos seguintes alimentos terá digestão totalmente bloqueada, no estômago, como consequência do fenômeno?

a) Leite      b) Manteiga     c) Pão  d) Carne  e) Macarrão

14. Considere o seguinte texto: “(...) acha-se escondido na profundidade do nosso abdômen, bem protegido, colado na parede lá atrás (...) uma pequena massa que pesa menos de 100 gramas, mas constitui um laboratório maravilhoso (...) seus sucos são tão poderosos que são capazes de atacar qualquer tipo de comida.” A estrutura que

o texto se refere é:

a) o intestino delgado   b) a vesícula biliar  c) o estômago  d) o pâncreas  e) o fígado

15. (UFPA - adaptada) As enzimas que atuam na boca têm por finalidade:

a) emulsionar os lipídios.

b) produzir suco gástrico.

c) efetuar a única digestão do amido.

d) efetuar a quebra das proteínas em aminoácidos.

e) efetuar a primeira digestão do amido.

16. A importância da digestão para o nosso corpo é:

a) o crescimento do organismo.

b) ativar as glândulas anexas.

c) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê -los.

d) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.

e) armazenar água no corpo.

17. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:

a) glândulas anexas e tubo digestório.

b) tubo digestório e estruturas isoladas.

c) glândulas anexas e estômago.

d) intestino delgado e intestino grosso.

e) boca, estômago e ânus.

18. As glândulas anexas ao tubo digestório são:

a) glândulas salivares, fígado e estômago.

b) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.

c) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.

d) boca, faringe e esôfago.

e) glândulas salivares, vesícula biliar e faringe.

19. O tubo digestório começa:

a) nas glândulas salivares.     b) na boca.     c) no esôfago.    d) no estômago.  e) na vesícula biliar.

20. O esôfago está situado:

a) entre o estômago e o intestino delgado.    b) entre o pâncreas e o estômago.

c) entre a boca e o estômago.   d) entre o intestino grosso e o delgado    e) entre a boca e o intestino grosso

 

1-Explique qual é a função das vilosidades intestinais ( = microvilosidades)?

 

2-Explique qual é a função da bile no processo digestório humano?

 

3-A faringe é um órgão comum a dois sistemas. Quais são esses sistemas?


 

  1. Qual é o período de tempo convencionalmente atribuído à Belle Époque?
  2. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a atmosfera de otimismo e prosperidade durante a Belle Époque?
  3. Como os avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial impactaram a vida cotidiana durante a Belle Époque?
  4. Quais mudanças urbanas e arquitetônicas Paris experimentou durante a Belle Époque?
  5. Que tipo de estabelecimentos culturais tornaram-se populares na Europa durante a Belle Époque?
  6. Descreva o papel da França, e em particular de Paris, durante a Belle Époque.
  1. Quais foram algumas das invenções notáveis e desenvolvimentos tecnológicos que ocorreram durante a Belle Époque?
  2. Como o movimento Art Nouveau se manifestou durante a Belle Époque?
  1. Quem foram alguns dos artistas e escritores proeminentes da Belle Époque?
  1. De que forma a Belle Époque foi um período de avanço e reforma social?
  1. Quais foram os contrastes sociais e os desafios enfrentados durante a Belle Époque?
  1. Como a Belle Époque se desenvolveu em países fora da Europa, como os Estados Unidos e o Brasil?
  2. Explique a relação entre a corrida armamentista e as alianças políticas antes da Primeira Guerra Mundial.
  3. Como o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand se relaciona com o fim da Belle Époque?
  4. De que maneira a política de alianças influenciou as relações internacionais e os conflitos globais durante e após a Belle Époque?

 

  

 

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

 

Trilhas – Imperialismo (as disputas imperialistas) –

Mecanismos ideológicos do imperialismo: O darwinismo social

 

O imperialismo, especialmente entre os séculos XIX e XX, foi marcado por uma série de disputas entre as grandes potências da época, principalmente na Europa, mas também nos Estados Unidos e no Japão. Essas disputas imperialistas foram alimentadas por vários fatores, como a busca por novos mercados para produtos industrializados, a necessidade de matérias-primas, o desejo de expandir o território para demonstrar poder e a missão civilizatória como pretexto ideológico.

As disputas imperialistas levaram à colonização de vastas áreas da África, Ásia e Oceania, frequentemente resultando na exploração e no sofrimento dos povos nativos. Além disso, a competição por territórios e influência entre as potências europeias contribuiu para a criação de um sistema de alianças complexo e eventualmente para o estopim da Primeira Guerra Mundial.

Na África, por exemplo, a Conferência de Berlim de 1884-1885 foi um ponto crítico, onde as potências europeias dividiram o continente entre si sem considerar as culturas e as fronteiras étnicas existentes. Isso não só provocou conflitos locais que perduram até hoje, mas também estabeleceu as bases para rivalidades entre as potências coloniais.

Na Ásia, o imperialismo se manifestou de diferentes formas, como o controle britânico sobre a Índia e a expansão japonesa na China e na Coreia, o que também gerou tensões e conflitos regionais. O imperialismo americano, por sua vez, se destacou com a anexação das Filipinas, Porto Rico e a influência sobre Cuba após a Guerra Hispano-Americana de 1898.

Essas disputas não se limitaram apenas à conquista de territórios, mas também à competição por influência econômica e política, levando a uma série de crises e conflitos que muitas vezes serviram como prelúdios para conflitos maiores, como as duas Guerras Mundiais.

Em minha opinião, as disputas imperialistas refletem um dos aspectos mais destrutivos das relações internacionais, onde o poder e a ganância muitas vezes superam a consideração pela dignidade humana e pela coexistência pacífica. O legado do imperialismo ainda é sentido hoje em muitas partes do mundo, na forma de fronteiras arbitrárias, conflitos étnicos e econômicos desequilíbrios.

O imperialismo, especialmente durante os séculos XIX e XX, foi marcado por uma série de mecanismos ideológicos que justificavam a expansão e dominação de territórios principalmente na África, Ásia e Américas. Esses mecanismos ideológicos foram fundamentais para legitimar as ações dos estados imperialistas perante a opinião pública nacional e internacional. Aqui estão alguns dos principais mecanismos ideológicos associados ao imperialismo:

Darwinismo Social: Uma interpretação da teoria da evolução de Charles Darwin, aplicada de forma distorcida à sociedade humana. Acreditava-se que na "luta pela sobrevivência", as nações mais fortes e mais "civilizadas" tinham o direito, e até o dever, de dominar as mais fracas. Esse conceito foi usado para justificar tanto a dominação imperialista quanto as políticas racistas e de segregação.

Missão Civilizatória: Muitos imperialistas acreditavam que tinham a missão de "civilizar" povos considerados "bárbaros" ou "primitivos". Essa noção de civilizar incluía a imposição da cultura, religião (especialmente o cristianismo), línguas e instituições políticas dos colonizadores. Essa ideologia é frequentemente resumida na frase "o fardo do homem branco", derivada de um poema de Rudyard Kipling.

 

Nacionalismo: O fervor nacionalista também serviu como um poderoso mecanismo ideológico. O imperialismo era frequentemente apresentado como uma questão de prestígio nacional e uma demonstração da grandeza e poder de uma nação. Territórios ultramarinos eram vistos como símbolos de status que contribuíam para a glória nacional.

Economia: A justificativa econômica para o imperialismo também tinha uma forte conotação ideológica. A ideia de que as colônias eram necessárias para fornecer matérias-primas e servir como mercados para os produtos da metrópole era amplamente aceita. Isso era frequentemente apresentado como uma questão de progresso econômico e desenvolvimento, tanto para a metrópole quanto para a colônia.

Xenofobia e Racismo: Embora relacionado ao Darwinismo Social, o racismo como uma ideologia própria foi um forte motivador para o imperialismo. A crença na superioridade racial de certos grupos europeus foi usada para justificar a subjugação e exploração de povos não europeus.

Defesa e Segurança: A ideia de que a posse de territórios estratégicos era essencial para a segurança nacional também foi uma importante justificativa ideológica. Isso levou à aquisição de bases navais e postos avançados em várias partes do mundo, muitas vezes justificada pela necessidade de proteger as rotas comerciais e as fronteiras nacionais.

Esses mecanismos ideológicos não estavam isolados e muitas vezes se interconectavam, reforçando a lógica e a prática imperialistas. Eles também foram desafiados e criticados por movimentos anti-imperialistas e por povos subjugados ao longo da história.

O determinismo geográfico e biológico são duas teorias que tentam explicar as diferenças nas sociedades humanas e suas culturas com base em fatores ambientais e genéticos, respectivamente.

 

    

Geografia – Trilhas – Os Antecedentes da Primeira Guerra Mundial

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

 

Os antecedentes da Primeira Guerra Mundial podem ser resumidos em uma série de fatores políticos, econômicos, sociais e militares que se entrelaçaram para criar um cenário propício ao conflito. Aqui estão os principais pontos:

Sistema de Alianças: A Europa do início do século XX estava dividida em dois principais blocos de alianças. De um lado, a Tríplice Entente, formada pela França, Rússia e Reino Unido; de outro, a Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Essas alianças buscavam equilibrar o poder e deter ameaças, mas também significavam que um conflito regional poderia rapidamente escalar para uma guerra envolvendo várias nações.

Imperialismo: A competição por territórios ultramarinos e a busca por matérias-primas e mercados consumidores levaram a conflitos entre as potências europeias, aumentando as tensões internacionais. As rivalidades coloniais, especialmente na África e na Ásia, exacerbaram as desconfianças e rivalidades entre as nações.

Nacionalismo: O fervor nacionalista estava em alta, com povos buscando autodeterminação e nações procurando afirmar seu poder e prestígio. Esse sentimento foi particularmente inflamável nos Bálcãs, onde sérvios e outros grupos eslavos buscavam independência do Império Austro-Húngaro.

Crises Balcânicas: As Guerras Balcânicas de 1912 e 1913 foram um prelúdio direto da Primeira Guerra Mundial, aumentando as tensões entre as potências europeias. A região dos Bálcãs, conhecida como "barril de pólvora da Europa", foi palco de lutas entre os impérios Austro-Húngaro e Otomano, bem como entre os estados nacionalistas emergentes, como Sérvia e Bulgária.

Corrida Armamentista: A Alemanha e o Reino Unido estavam engajados em uma intensa corrida naval, aumentando significativamente seus arsenais navais. Essa corrida armamentista estendeu-se também ao exército, com o aumento generalizado de gastos militares e o desenvolvimento de novas armas, o que contribuiu para um clima de desconfiança e medo entre as nações.

Assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand: O estopim da guerra foi o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, Arquiduque Franz Ferdinand, e sua esposa, em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, por um nacionalista sérvio bósnio. Esse evento desencadeou uma reação em cadeia de ultimatos e declarações de guerra, aproveitando o sistema de alianças e as tensões preexistentes para mergulhar a Europa no conflito.

Esses fatores, interligados, criaram um ambiente volátil na Europa, onde uma faísca poderia desencadear um conflito de proporções sem precedentes. A Primeira Guerra Mundial foi, em muitos aspectos, o resultado inevitável dessas tensões acumuladas, desencadeando uma guerra que mudaria o mundo de maneira profunda e duradoura.

 


  1. Qual dos seguintes fatores NÃO é considerado um antecedente da Primeira Guerra Mundial?
    • a) Sistema de alianças  b) Imperialismo
    • c) Corrida armamentista
    • d) Movimentos de independência na América Latina
    • e) Nacionalismo
  2. A Tríplice Entente era formada por quais países?
    • a) Alemanha, Áustria-Hungria, Itália
    • b) França, Rússia, Reino Unido
    • c) França, Alemanha, Rússia
    • d) Reino Unido, Itália, Áustria-Hungria
    • e) Alemanha, Reino Unido, França
  3. O que o imperialismo provocou entre as potências europeias?
    • a) Cooperação econômica
    • b) Competição por territórios ultramarinos
    • c) Paz duradoura
    • d) Redução das tensões internacionais
    • e) Desenvolvimento tecnológico compartilhado
  4. Qual sentimento estava particularmente inflamável nos Bálcãs?
    • a) Comunismo  b) Capitalismo
    • c) Nacionalismo  d) Anarquismo
    • e) Monarquismo
  5. Quais foram os eventos que diretamente precederam a Primeira Guerra Mundial, aumentando as tensões entre as potências europeias?
    • a) Revoluções Industriais
    • b) Guerras Napoleônicas
    • c) Guerras Balcânicas
    • d) Guerra Civil Americana
    • e) Unificação da Alemanha
  6. A região conhecida como "barril de pólvora da Europa" refere-se a:
    • a) França   b) Alemanha
    • c) Bálcãs    d) Rússia  e) Itália
  7. A intensa corrida naval pré-Primeira Guerra Mundial ocorreu principalmente entre quais países?
    • a) França e Itália  b) Rússia e Áustria-Hungria
    • c) Alemanha e Reino Unido  d) Estados Unidos e Japão
    • e) Espanha e Portugal
  8. O assassinato de qual figura foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial?
    • a) Kaiser Wilhelm II
    • b) Rei George V
    • c) Czar Nicolau II
    • d) Presidente Woodrow Wilson
    • e) Arquiduque Franz Ferdinand
  9. Qual foi a reação imediata ao assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand?
    • a) Reformas políticas na Áustria-Hungria
    • b) Declarações de neutralidade
    • c) Ultimatos e declarações de guerra
    • d) Assinatura de tratados de paz
    • e) Expansão colonial
  10. O nacionalismo, antes da Primeira Guerra Mundial, foi caracterizado por:
    • a) Desejo de cooperação internacional
    • b) Movimentos de independência e afirmação nacional
    • c) Apoio à globalização econômica
    • d) Aceitação da hegemonia colonial
    • e) Promoção do pacifismo
  11. A Tríplice Aliança incluía qual dos seguintes países?
    • a) França b) Reino Unido
    • c) Alemanha d) Rússia e) Canadá
  12. A competição por quais recursos foi intensificada pelo imperialismo?
    • a) Recursos educacionais
    • b) Tecnologias da informação
    • c) Matérias-primas e mercados consumidores
    • d) Recursos artísticos
    • e) Talentos esportivos
  13. Qual é a relação entre o sistema de alianças pré-Primeira Guerra Mundial e a escalada do conflito?
    • a) Diminuiu a possibilidade de guerra
    • b) Encorajou o diálogo pacífico
    • c) Limitou o conflito a regiões específicas
    • d) Transformou conflitos regionais em uma guerra global
    • e) Promoveu o comércio internacional
  14. Por que a região dos Bálcãs era considerada um "barril de pólvora"?
    • a) Devido à sua rica biodiversidade
    • b) Por causa de sua pacífica coexistência étnica
    • c) Devido a tensões étnicas e nacionalistas
    • d) Por causa de sua estabilidade econômica
    • e) Devido ao seu isolamento político
  15. Qual impacto a corrida armamentista teve nas relações internacionais antes da Primeira Guerra Mundial?
    • a) Encorajou acordos de desarmamento
    • b) Reduziu as despesas militares
    • c) Fortaleceu laços diplomáticos
    • d) Aumentou a desconfiança entre as nações
    • e) Promoveu uma cultura de paz

  1. 01)   Defina o que é especiação.

     

    02)   Explique o isolamento reprodutivo.

     

    03)   Explique os mecanismos pre-zigóticos.

     

    04)   Explique os mecanismos pós- zigóticos.

     

    05)   Explique a infertilidade do hibrido.

     

    06)   Explique o isolamento mecânico .

     

    07)   Explique o que é especiação geográfica.

     

    08)   Explique o que é especiação simpátrica.

     

    09)   Explique o isolamento gamético.

     

    10)   Explique o que é isolamento temporal.


Sistema Endócrino

https://gamma.app/docs/Introducao-ao-Sistema-Endocrino-gem522irkv0hrb6