quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Exercícios de Genética - 1ª Lei de Mendel

 

Instruções: Resolva os seguintes exercícios com base no seu conhecimento sobre a Primeira Lei de Mendel.

 

1.   Cruzamento de ervilhas

·         Uma planta de ervilha tem flores roxas (RR) e é cruzada com uma planta de flores brancas (rr). Quais são os genótipos e fenótipos possíveis da geração F1?

 

 

2.   Heterozigotos

·         Em humanos, a capacidade de enrolar a língua é dominante (T) sobre a incapacidade de enrolar a língua (t). O que acontecerá se um heterozigoto (Tt) for cruzado com um indivíduo que não consegue enrolar a língua (tt)?

 

 

 

3.   Cruzamento teste

·         Você tem um rato com pelo preto, mas você não sabe se ele é homozigoto (BB) ou heterozigoto (Bb). Como você poderia usar um cruzamento teste para descobrir?

 

 

 

4.   Proporções fenotípicas

·         Dois indivíduos heterozigotos para um determinado traço são cruzados (Aa x Aa). Qual é a proporção fenotípica esperada para a descendência?

 

 

 

5.   Alelos

·         Qual é a diferença entre um alelo dominante e um alelo recessivo?

 

 

6.   Homozigotos e Heterozigotos

·         Qual é a diferença entre um indivíduo homozigoto e um indivíduo heterozigoto?

 

 

7.   Olhos azuis e castanhos

·         Em humanos, ter olhos castanhos é dominante sobre ter olhos azuis. Se dois pais com olhos castanhos tiverem um filho com olhos azuis, quais devem ser seus genótipos?

 

 

 

8.   Altura em plantas

·         Em uma espécie de planta, ser alto (T) é dominante sobre ser baixo (t). Uma planta alta é cruzada com uma planta baixa, e todas as plantas filhas são altas. Qual é o genótipo da planta alta original?

 

 

9.   Cor da flor

·         Em uma planta, a cor vermelha (R) é dominante sobre a cor branca (r). Um jardineiro cruza uma planta de flor vermelha com uma planta de flor branca e obtém 50% de plantas com flores vermelhas e 50% com flores brancas. Qual é o genótipo da planta de flor vermelha?

 

 

 

10.               Dobramento de orelha em gatos

·         O dobramento de orelha em gatos é causado por um alelo dominante (D). Dois gatos com orelhas dobradas têm uma ninhada de seis gatinhos, e um deles tem orelhas retas. Quais são os genótipos prováveis dos pais?

 

Simulado –Percurso 21- Pagina 176 -9º Série

 


1- (Prof. Adão Marcos ) –Em qual ilha se concentram os picos montanhosos do Japão ?

a)Honshu      b) Hokkaido     c) Kyushu    d)  Shikoku

2(Prof. Adão Marcos ) –  O Japão é Formado por quatro ilhas de maior extensão . — e por mais de 3 mil ilhas menores, o território japonês totaliza uma área de 377.915 quilômetros quadrados — pouco maior que o estado de Mato Grosso do Sul, com 357.145 quilômetros quadrados. Qual é a maior ilha  do Japão?

a)Honshu    b) Hokkaido    c) Kyushu   d)  Shikoku

3(Prof. Adão Marcos ) – Qual é o  principais produto agrícola do Japão que ocupa 60% da área cultivada?

a) Café     b) Arroz      c) Batata   d) Trigo

4(Prof. Adão Marcos ) – O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:

a) urânio.    b) bauxita.     c) ferro.  d) cobre.

5(Prof. Adão Marcos ) – A Era Meiji (1868-1912) representou para o Japão uma série de grandes mudanças sócio político-econômicas. Com relação a essas grandes transformações, assinale a única opção correta:

a) Implantou-se o poder dos "xoguns", que eram senhores feudais interessados no fortalecimento da figura do Imperador como Chefe de Estado.

b) foi um período de grandes mudanças na história do Japão: nesse curto intervalo de tempo, graças ao incentivo do Estado, o país concluiu sua revolução industrial..

c) Criaram-se condições para a formação dos ZAIBATSUS, isto é, dos grandes monopólios pertencentes a antigos clãs feudais e ao capital norte-americano.

d) foi aprovada uma Constituição, em 1889, que aboliria os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e os entregaria aos "Samurais" do Imperador.

6(Prof. Adão Marcos )  A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:

a) aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses.

b) à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro.

c) à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul.

d) à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus.

7(Prof. Adão Marcos ) –  A respeito do Japão, qual a afirmativa errada?

a) A situação do Arquipélago, hoje, é a terceira maior economia do planeta.

b) A existência de relevo montanhoso na maior parte do território limita a existência de agricultura.

c) Seu território faz parte de uma área instável da crosta terrestre, o que explica a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas.

d) A riqueza mineral do território é um dos principais fatores de crescimento industrial japonês.

8(Prof. Adão Marcos ) – "Esse espaço particular condicionou a formação de um determinado tipo de povoamento. O isolamento contribuiu para a formação de um povo singular, portador de uma língua singular (...). A insularidade contribuiu para que as ilhas sofressem mudanças mais rápidas e profundas do que aquelas observadas nos países continentais, cuja evolução foi mais lenta (...)".

Assinale a alternativa que indica o país descrito.

a) Austrália.    b) China.    c) Japão.  d) Grécia.

9-(Prof. Adão Marcos ) – O Japão produz cerca de 75% de suas necessidades alimentares, mas depende da importação de quais  produtos?

a)  trigo, açúcar, milho, soja e batata.     b) trigo, açúcar, milho, soja e frutas.

c) trigo, açúcar, milho, soja e carne.   d) trigo, açúcar, milho, soja e arroz.

10- (Prof. Adão Marcos ) – Apesar da posição ocupada pelo Japão na economia mundial, com o terceiro maior PIB do mundo (2017):

Verdadeiro  (   )      Falsa  (   )

11(Prof. Adão Marcos ) – Merece destaque a atividade pesqueira. O Japão se destacou, em 2016, como o quinto país na produção de peixe, sendo superado por China, Indonésia, Estados Unidos e Rússia. Os produtos da pesca têm grande importância na alimentação da população, sendo a principal fonte de proteínas.              Verdadeiro    (   )    Falsa  (    )

12-O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:

a) urânio    b) bauxita    c) ferro  d) cobre

13-Entre os países mencionados abaixo, qual apresenta o maior número de habitantes por quilômetros quadrados?

a) Rússia    b) Romênia    c) Brasil   d) Japão

14-Este rio é de extrema importância para o povo indiano, tanto por suas águas servirem à comunidade, como por sua representação religiosa-cultural. Assim como o Nilo, no Egito, esse rio deságua em um delta, e carrega consigo as cinzas daqueles que foram cremados, conforme a tradição indiana. Estamos falando do rio:

a)   Indo b) Amarelo c) Tenessee d) Ganges

15-Dois importantes países pertencentes à região da Ásia conhecida como Sudeste Asiático são: a) Índia e Malásia. b) Filipinas e Indonésia. c) Japão e Vietnã. d) China e Indonésia

 

16-“A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica

caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No

entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o

talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram os entraves das

condições iniciais. ” O texto melhor se aplica:

a) ao Japão; b) à Índia; c) a Israel; d) ao Reino Unido;

Organelas Celulares

 


 Questões 04 -Capitulo 05- Pagina 82  Biologia 1º ABCD  -Prof. Adão Marcos

 

 

 

01) As células são as menores unidades vivas de um organismo e estão presentes em todos os seres, com exceção dos vírus. Elas podem ser classificadas em procarióticas e eucarióticas se levarmos em consideração principalmente a ausência ou presença:

A) de parede celular.

B) de organelas celulares.

C) de núcleo

D) de membrana plasmática.

E) de citoplasma.

 

02) As células são formadas tanto por substâncias orgânicas como inorgânicas. A membrana plasmática, por exemplo, é constituída principalmente por fosfolipídios e proteínas, sendo chamada de membrana lipoproteica. A constituição da membrana permite que ela selecione o que entra e o que sai da célula, uma característica denominada:

A) permeabilidade absoluta.

B) permeabilidade seletiva.

C) impermeabilidade.

D) permeabilidade de fluxo.

E) hiperpermeabilidade. 

03) Atualmente o modelo mais aceito para explicar a constituição da membrana celular é o modelo do mosaico fluido proposto originalmente por Singer e Nicholson. Observe o esquema abaixo de uma membrana segundo esse modelo:




Esquema da membrana plasmática de acordo com o modelo de Singer e Nicholson

De acordo com o modelo do mosaico fluido, o que está indicado pelo número 1?

A) Fosfolipídios.

B) Glicídios.

C) Glicocálix

D) Proteínas.

E) Carboidratos.

 

04) Em algumas células encontramos organelas denominadas plastos (que contem cloroplastos), que dentre algumas de suas funções relacionam-se com a produção de aminoácidos e ácidos graxos. Essas organelas são encontradas em:

A) células animais.

B) células vegetais.

C) todas as células eucarióticas.

D) todas as células procarióticas.

E) todas as células bacterianas.

05) As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado, recebendo o nome de:

A) células eucarióticas.

B) células vegetais.

C) células procarióticas.

D) células autotróficas.

E) células heterotróficas.

 

06) Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas:

A) não existem organelas membranosas.

B) o número de organelas membranosas é inferior ao número de organelas presente nas células procarióticas.

C) existem organelas e núcleo, nas células procarióticas não.

D) não encontramos ribossomos.

E) encontramos apenas ribossomos.

07) A membrana plasmática das células exerce uma importante função: selecionar o que entra e sai da célula. Em virtude dessa capacidade seletiva, dizemos que a membrana é semipermeável ou que apresenta permeabilidade seletiva. Algumas substâncias, entretanto, entram de forma espontânea na célula por transporte passivo. Um exemplo é a água na célula animal que pode entrar sem controle e causar a sua lise. O processo no qual a água se difunde para o interior da célula é chamado de:

A) osmose.

B) difusão facilitada.

C) bomba de sódio e potásio.

D) fagocitose.

E) exocitose

 

08) A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

A) Todos os seres vivos e não vivos são formadas por células.

B) Todas as células são formadas apenas por membrana, citoplasma e núcleo.

C) As células são as unidades  funcionais dos organismos vivos.

D) Uma célula só pode originar-se de outra existente.

E) Para ser célula tem que ter núcleo

09) O transporte de partículas sólidas e grandes na célula ocorre por meio da:

A) pinocitose

B) fagocitose

C) exocitose

D) osmose

E) difusão

10) Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:

A)plantas.

B) bactérias

C) animais

D) fungos

E) protozoários

 

11) A célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Ela é uma estrutura viva e, portanto, necessita de algumas substâncias para realizar suas atividades. Para controlar o que entra e o que sai dela, a célula conta com a membrana plasmática. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o nome dado à capacidade da membrana de selecionar as substâncias que entram e saem da célula.

A) Difusão facilitada.

B) Regeneração.

C) Mosaico fluido.

D) Impermeabilidade.

E) Permeabilidade seletiva.

 

12) A membrana plasmática permite que algumas substâncias entrem e saiam da célula. Algumas vezes essa entrada e saída ocorrem sem gasto de energia (transporte passivo); outras vezes, no entanto, a célula apresenta algum gasto energético (transporte ativo). Marque a alternativa que indica corretamente o nome do transporte caracterizado pela passagem de moléculas do meio mais concentrado para o meio menos concentrado por uma membrana permeável e sem ajuda de nenhum composto presente na membrana.

A) fagocitose.

B) difusão simples.

C) pinocitose.

D) bomba de sódio e potássio.

E) difusão facilitada.

13) A osmose pode ser observada facilmente em nosso dia a dia, como quando temperamos uma salada. Após colocar sal no alface, com o tempo, observa-se que as folhas se tornam murchas. Isso ocorre porque

A) a água presente no alface evapora com o tempo.

B) a água presente no vegetal move-se para o meio hipertônico.

C) a água presente no vegetal move-se para o meio hipotônico.

D) o sal colocado na salada move-se para o interior da alface, causando perda de água.

E) o sal move-se do meio hipotônico para o meio hipertônico.

 

14) Para entrar em uma célula, algumas substâncias necessitam de proteínas carreadoras. O transporte que envolve esse tipo de proteína é chamado de:

A) Osmose.

B) Difusão facilitada.

C) Difusão simples.

D) Bomba de sódio e potássio.

E) Transporte ativo.

15) No processo de evolução celular ocorreram dois eventos muito importantes, são eles:

A) invaginação da membrana e englobamento de partículas

B) englobamento de células vegetais

C) envelopamento e englobamento de partículas

D) invaginação da membrana e separação de membranas

E) englobamento de células animais

16) O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente o nome dos componentes da membrana indicados pelos números 1 e 2.

A) 1- Proteína, 2- Fosfolipídeo.

B) 1- Carboidrato, 2- Proteína.

C) 1- Lipídeo, 2- Carboidrato.

D) 1- Fosfolipídeo, 2- Lipídeo.

E) 1- Fosfolipídeo, 2- Proteína.

 

16) O transporte de líquidos na estrutura celular é chamado de:

A) pinocitose

B) exocitose

C) osmose

D) difusão

E) fagocitose

 

17. (CESGRANRIO-RJ) Dos constituintes celulares abaixo relacionados, qual está presente somente nos eucariontes e representa um dos critérios utilizados para distingui-los dos procariontes?

 

A) DNA.                                

B) Envoltório nuclear.(Carioteca).

C) Membrana celular.        

D) RNA.

E) Ribossomo

 

18. (UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar:

a) membrana plasmática e retículo endoplasmático.

b) ribossomos e aparelho de Golgi.

c) mitocôndrias e nucléolo.

d) mitocôndrias e centríolos.

e) membrana plasmática e ribossomos.

19. Em algumas células animais é possível observar externamente à membrana plasmática uma camada de glicídios. Essa camada, que ajuda como barreira contra agentes físicos e químicos e atua no reconhecimento das células, recebe o nome de:

a) parede celular.

b) carioteca.

c) tonoplasto.

d) glicocálix.

e) cápsula.

20-(Prof. Adão Marcos) – Pinocitose  é:

a) englobamento de partículas sólidas grandes pela célula.

b) englobamento de partículas líquidas pela célula.

c) processo de formação de membranas.

d) um tipo de exocitose.

e) um mecanismo de difusão por membranas

 

 

 

 

 

 

 

 

Questôes - Aquecimento Global

 

1-O aquecimento do globo é um processo natural, mas que vem sendo intensificado pelas ações humanas, especialmente por meio da

A) utilização de recursos renováveis.

B) elevação do volume de água do mar.

C) acentuação do processo de arenização.

D) concentração de chuvas nas cidades.

E) emissão de poluentes na atmosfera.

2-Qual fenômeno natural está diretamente relacionado à ocorrência do aquecimento global?

A) Efeito estufa     B) Chuva ácida

C) Inversão térmica   D) Ilhas de calor

E) Arenização

3-Assinale a alternativa que apresenta uma consequência do aquecimento global:

A) aumento da biodiversidade

B) diminuição da temperatura

C) degelo das calotas polares

D) inalteração do clima global

E) incremento da agropecuária

4-Indique a alternativa que apresenta um impacto ambiental diretamente relacionado ao aquecimento global:

A) remoção da vegetação nativa

B) poluição visual nas metrópoles

C) assoreamento de cursos de água

D) depósito irregular de resíduos

E) contaminação química da água

5-O fenômeno do aquecimento global marca a história da humanidade, especialmente devido à

A) realização das grandes Guerras Mundiais.

B) retração da população dos países ricos.

C) existência de grandes epidemias globais.

D) ocorrência das Revoluções Industriais.

E) atenuação do impacto no meio ambiente.

6-Assinale a alternativa que menciona um elemento produtivo que contribui para o aquecimento global:

A) reciclagem de resíduos industriais

B) reúso da água nas plantas fabris

C) uso de painéis solares de energia

D) promoção de energias renováveis

E) uso de combustíveis fósseis

7-Qual ação abaixo pode ser adotada pelos indivíduos como medida para contribuir com a atenuação do aquecimento global?

A) Consumo de carne vermelha

B) Redução da compra de orgânicos

C) Aumento do uso de plásticos

D) Reciclagem do lixo doméstico

E) Uso do transporte particular

8-O Procolo de Kyoto foi elaborado durante a Conferência das Partes III, por ação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em qual país foi assinado o referido acordo?

a) Alemanha.   b) França. c) Rússia.

d) Japão.  e) Holanda.

9-O Protocolo de Kyoto é um mecanismo adotado por diversos países que tem como objetivo

a) a proposição de metas para o combate ao efeito estufa.

b) a reparação financeira de países atingidos pela poluição.

c) o combate às mudanças climáticas do presente século.

d) o aumento do combate à produção de energia renovável.

e) o apoio às localidades atingidas por desastres naturais

10-O Protocolo de Kyoto trabalha com o estabelecimento de metas temporais em nível global. A segunda fase do projeto tem como data final o ano de

a) 1992.    b) 1997.  c) 2008.

d) 2012.    e) 2020.

11-Como é chamado o mecanismo criado por meio do Protocolo de Kyoto que permite a comercialização de ações positivas ligadas à redução do volume de gases do efeito estufa?

a) Cooperação climática.

b) Redução de poluição.

c) Créditos de carbono.

d) Comércio de florestas.

e) Troca de poluentes.

12-O ___________ começou a vigorar a partir de 2020 por meio de uma grande ação global em substituição do Protocolo de Kyoto.

Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima?

a) Acordo de Berlim. b) Painel do Clima.

c) Relatório Brondtland. d) Acordo de Paris.

e) Protocolo de Paris.

13-Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio?

a) CO2 – gás carbônico

b) HFC – hidrofluorcarboneto

c) CFC - clorofluorcarboneto

d) Metano

14. (EEEFM JK) São exemplos de fontes antropogênicas de poluição do ar:
a. ( ) Fuligem de incêndios florestais.

b. ( ) Emissões provenientes de vulcões.

c. ( ) Emissões geradas por veículos automotores.

d. ( ) Metanos emitidos naturalmente por animais.

e. ( ) Liberação de compostos radioativos por rochas.

15-(Florianópolis 2015) O processo de aumento da temperatura média dos oceanos causado pelas emissões humanas de gases de efeito estufa refere-se a(ao):

a. ( ) Maré de Sizigia

b. ( ) Poluição do solo

c. ( ) Poluição da água

d. ( ) Aquecimento Global

e. ( ) Destruição da camada de ozônio

16-Qual é a principal causa do efeito estufa?

 

17-Qual é a relação do efeito estufa com a temperatura?

 

 18-Há relação entre o efeito estufa e o nível do mar? Explique:

 

19- Quais são as principais Consequências da destruição desta camada para o planeta?

 

20-A substância O3 está mais diretamente associada a qual problema ambiental?

a) Destruição da camada de ozônio.

b) Inversão térmica.

c) Desmatamento.

 d) Produção de ilha de calor.

 e) Chuva ácida.

 

21. O uso intenso e continuado das fontes de energia pode estar contribuindo para ampla modificação climática global. Assinale a alternativa que contenha essa relação de maneira correta. a) Hidroeletricidade e a camada de ozônio.

b) Queima de carvão vegetal e períodos de seca.

 c) Combustíveis fósseis e o aquecimento global.

d) Aquecimento global com o uso do urânio.

e) Resfriamento da atmosfera e queima do carvão.

 

Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

@pecuaria_rondonia


 

SANGUE - trilhas

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