quarta-feira, 20 de março de 2024

 

QUESTÕES DE GEOGRAFIA - 

7º ano

 

1)A hidrografia da região Norte do Brasil é marcada por rios caudalosos que formam a maior bacia hidrográfica do planeta. Qual o principal rio dessa bacia?

A) Rio Araguaia

B) Rio Tucuruí

C) Rio Madeira

D) Rio Amazonas

 

2) A população da Região Norte está distribuída de forma desigual entre os estados que compõem esse complexo regional. Nesse sentido, marque a alternativa que representa o estado menos populoso do Norte.

A) Roraima

B) Amazonas

C) Tocantins

D) Rondônia

 

 

3) A população da Região Norte está distribuída de forma desigual entre os estados que compõem esse complexo regional. Nesse sentido, marque a alternativa que representa o estado mais populoso do Norte.

A) Pará

B) Amazonas

C) Tocantins

D) Rondônia

 

 

4) Conforme contagem populacional realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Norte possui 15.359.558 habitantes. É a segunda região menos populosa do Brasil, e a menos povoada, ou seja, apresenta a menor densidade demográfica – apenas 4 habitantes por quilômetro quadrado. Apenas três estados nortistas possuem população superior a 1,5 milhão de habitantes, sendo, portanto, os mais populosos da região Norte. Indique a alternativa que é composto por  três estados que são os mais populosos da Região Norte.

A) Roraima, Pará, Acre.

B) Rondônia, Acre, Amapá

C) Pará, Amazonas, Rondônia

D) Amazonas, Roraima, Tocantins

 

5) A região Nordeste do Brasil apresenta 1.554.257,0 quilômetros quadrados, essa área do território brasileiro apresenta grandes diferenças em aspectos como clima, vegetação, economia, entre outros. Nesse contexto, a região é dividida em quatro, processo conhecido como as sub-regiões do Nordeste. Essa divisão é composta por: 

A) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.

B) Caatinga, Amazônico, Agreste, Sertão.

C) Meio-Norte, Litorânea, Pantanal, Agreste.

D)Amazônica, Manguezal, Agreste, Litorânea.

 

 

6) Chamada também de litoral oriental do Nordeste, essa sub-região compreende uma faixa de terras que acompanha o litoral desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia onde ocorre o clima tropical litorâneo úmido. Essa informação representa qual sub região nordestina?

A) Agreste.

B) Sertão.

C) Zona da Mata.

D) Meio-norte.

 

 

7) A região Nordeste é bastante populosa. Possui quase 50 milhões de habitantes e é a região geográfica do Brasil com o maior número de estados.

Marque a alternativa correta relacionado ao número de estados dessa região;

A) 6

B) 7

C) 5

D) 9

 

 

8) A sub-região da Zona da Mata foi ocupada no passado pela Mata Atlântica, o que explica o nome. No decorrer dos mais de cinco séculos de ocupação humana dessa sub-região, a Mata Atlântica foi retirada em quase toda a sua extensão. No Nordeste, o desmatamento iniciou-se no século XVI, com a chegada dos portugueses. Qual atividade econômica contribuiu para o desmatamento inicialmente?

A) Industrias.

B) Criação de gado.

C) Exploração do pau-brasil.

D) Comércio.

 

9) A partir do século XVI, essa região brasileira passou a ser ocupada e explorada economicamente pelos portugueses, O que a caracteriza como a área de produção e organização do espaço mais antiga. Qual região está sendo citada acima?

A) Região Centro-Oeste.

B) Região Sul.

C) Região Norte.

D) Região Nordeste.

 

 

10) A Região Norte possui uma área de 3.853.840,882 km², corresponde a pouco mais de 45% do território nacional. É, portanto, a maior região brasileira.

Por quanto estados é formado essa região?

A) 4

B) 7

C) 3

D) 9

 

 

11) Na Zona da Mata podemos identificar três porções do espaço geográfico que se individualizam segundo a sua produção tradicional. Uma dessas porções estende-se desde o Rio grande do Norte até as proximidades do município de Salvador, na Bahia. O espaço é ocupado por latifúndios monocultores de cana-de-açúcar. Essa porção seria

A) A Zona da Mata açucareira.

B) A Zona da Mata cacaueira.

C) O Recôncavo Baiano.

D) A Zona da Mata baiana.

 

 

 

12) Na Zona da Mata podemos identificar três porções do espaço geográfico que se individualizam segundo a sua produção tradicional. Uma dessas porções situa-se no sul da Bahia, e nela se destacam os municípios de Itabuna e Ilheus, cujas economias giram em torno do comércio e da exportação de cacau. Essa porção seria

A) A Zona da Mata açucareira.

B) A Zona da Mata cacaueira.

C) O Recôncavo Baiano.

D) A Zona da Mata baiana.

 

13) Atualmente a produção do cacau encontra-se em recuperação, após uma praga ter destruído muitas plantações. Qual o nome dessa praga a qual é causada por um fungo que ocasiona o apodrecimento e morte das partes afetadas?

 

A) Mofo Branco

B) Mosca-das-frutas

C) Cochonilhas

D) Vassoura-de-bruxa.

 

14) O Recôncavo Baiano abrange vários municípios no entorno de Salvador e, além de ser uma tradicional e importante área produtora de tabaco, apresenta um polo industrial importante. A economia dessa região começou a ser dinamizada, após a descoberta de qual combustível fóssil?

A) Carvão vegetal.

B) Carvão mineral.

C) Petróleo.

D) Gás natural.

 

15) Tendo por base as condições naturais, principalmente o clima, a Região Nordeste pode ser subdividida em quatro sub-regiões. Essa sub-região entende-se do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, Entre a Zona da Mata e o Sertão. O trecho se refere a qual sub-região nordestina?

A) Zona da Mata.

B) Meio Norte.

C) Sertão.

D) Agreste.

 

16) No Agreste nordestino pode ser encontrados áreas úmidas semelhantes a da Zona da Mata ilhadas por áreas secas, com médias de temperaturas mais baixas do que as dessa sub-região, em virtude das suas altitudes serem mais elevadas. Que nome recebe essas áreas mais úmidas no Nordeste?

A) Brejos.

B) Lagos.

C) Mares.

D) Rios.

 

17) Na época de corte de cana-de-açúcar(período de safra), muitos trabalhadores do Agreste deixam seus minifúndios e se empregam como trabalhadores temporários nas usinas de cana-de açúcar da Zona da Mata. A palavra m destaque no texto significa;

A) Propriedade rural de grandes dimensões.

B) Propriedade urbana de pequenas dimensões.

C) Propriedade rural de pequenas dimensões.

D) Propriedade urbanas de grandes dimensões.

 

 

18) "Latifúndio corresponde a uma extensa propriedade agrícola privada, geralmente não exploradas economicamente, portanto improdutivas. Quando exploradas são destinadas ao cultivo de um único produto agrícola conhecido como

A) Policultura.

B) Monocultura.

C) Cultura.

D) Subcultura.

 

 

19) Representa o cultivo de diversos produtos em uma mesma área. Normalmente, é uma prática agrícola realizada por pequenos produtores rurais que visam à diversificação de produtos em sua terra. Há, então, o abastecimento apenas das próprias famílias e do mercado interno. O trecho se refere

A) Subcultura.

B) Monocultura.

C) Policultura.

D) Cultura

 

20) A encosta de um planalto pode ser uma barreira para a chegada de massas de ar úmidas ao interior provenientes do oceano. A massa de ar, ao encontrar uma barreira de relevo, se eleva e, por causa da menor temperatura em altitude, o vapor de água que ela transporta se condensa e pode provocar a chuva denominada

A) Chuva orográfica ou de relevo.

B) Chuva continental.

C) Chuva de verão.

D) Chuva oceânica.

 

    3º  Geografia - pROF. ADÃO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS 

09- Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:

 

A) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporões internacionais.

B) A formação de blocos econômicos regionais.

C) A propagação do inglês como idioma universal.

D) O “encolhimentodo mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre

as diferentes reges do planeta.

E) Comercio para exportação

 

 

10- Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia.

 

A descrição revela o femeno da:

A) conurbação.

B) metropolização.

C) globalização.

D) revolução industrial.

E) favelização.

 

11- “Aceleração dos tempos e compressão dos espaços” é uma expressão associada ao processo de:

A) conurbação.

B) urbanização.

C) regionalização.

D) globalização.

E) metropolização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12) - Observe a Charge a seguir:

Charge sobre Globalização

Charge sobre Globalização

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

 

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

A) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

B) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

C) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

D) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

E) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

 

 

13- A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar:

A) na popularização do idioma inglês, em todos os âmbitos sociais.

B) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural

C) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização

D) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.

E) fortalecimento do comercio local

 

14- Oficialmente, a União Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em substituição à CEE (Comunidade   Econômica Europeia), pelo:

A) Tratado de Maastricht

B) Tratado de Versalhes

C) Tratado de Madrid

D) Tratado de Assunção

E) Tratado de Amsterdã

 

15 – “Do ponto de vista internacional, a integração europeia, tão desacreditada no início, acabou servindo de exemplo para o resto do mundo. Com o seu sucesso, associações semelhantes – pelo menos em parte, pois em nenhum outro lugar a unificação avançou tanto quanto na Europa – surgiram em vários continentes: o Nafta, na América do Norte; o Mercosul, na América do Sul; a Apec, na Ásia e no Pacífico, etc. O processo de unificação europeia mostrou ao mundo a importância de associações desse tipo”.

Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.372.

O sucesso da União Europeia em níveis de integração mencionado pelo autor deve-se ao fato de esse bloco econômico, diferentemente dos demais, apresentar:

A) uma política alfandegária que permite a redução ou isenção de impostos sobre produtos negociados entre os países-membros.

B) uma Tarifa Externa Comum, que representa a coesão do bloco em taxar os produtos advindos de outras regiões do mundo.

C) a livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias entre os países-membros, demonstrando o elevado grau de unificação que os países europeus conseguiram alcançar.

D) uma política de controle produtivo, em que as empresas – em maioria estatais – são fortemente controladas pelas ações do Estado Europeu.

 

16- Em termos de classificação dos blocos econômicos, a União Europeia pode ser definida como:

A) União Aduaneira

B) Zona de Livre Comércio

C) União Econômica e Monetária

D) Pacto Econômico

E) Organização continental

 

17)  São características da Globalização:

A) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

B) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

C) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

D) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

E) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

 

 

 

04) Entre as características da Globalização podemos citar:

A) reorganização produtiva baseada no Toyotismo.

B) surgimento de novas empresas baseadas no capital estatal

C) ampliação de políticas sociais aliada à incorporação de novas tecnologias.

D) Apreciação de novas empresas baseadas em vendas por atacado

D) expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.

           

 

10) A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a

A) fragmentação da produção industrial.

B) utilização de mão de obra braçal.

C) existência de grandes estoques de produtos.

D) concentração das unidades fabris.

E) baixa qualificação técnica do trabalhador.

 

11) Segundo o geógrafo britânico David Harvey, o desenvolvimento dos meios de transporte, cada vez mais eficazes, e a criação de uma rede mundial de telecomunicações transformaram o planeta.(PAGINA 41)

http://www.professor.bio.br/geografia/imagens/questoes/548.jpg

A) globalização.

B) desconcentração industrial.

C) centralização do capital.

D) esvaziamento industrial.

E) Transnacionais

 

12)A primeira revolução industrial surgiu: 

A) Inglaterra

B) EUA

C) Itália

D) Brasil

E) México

 

13-Os países mais industrializados do mundo são aqueles que possuem altos níveis de produção industrial, crescimento econômico constante, distribuição de riquezas de forma ordenada e bons índices de qualidade de vida. Quais os  países que impulsionou a revolução tecnológica ou seja a terceira revolução industrial ?

A) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Inglaterra.

B) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Brasil.

C) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e  Argentina .

D) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Paraguai.

E) Brasil ; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Inglaterra

 

Geografia 2º ano – Adão MARCOS GRACIANO DOS SANTOS  

 

1- A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade e considera-se o estopim que iniciou esse conflito:

A) o regicídio de Luís XVI.

B) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

C) a queda da Bastilha.

D) a invasão da França por tropas austríacas.

E) a convocação dos Estados Gerais.

 

2- O Renascimento é visto como um importante movimento que envolveu as seguintes áreas:

A) Filosofia, religião e ciência.

B) Filosofia, literatura e ciência.

C) Religião, literatura e ciência.

D) Filosofia, literatura e religião.

E) Filosofia, literatura e religião e Ciências

 

3-No campo das artes, o Renascimento representou um resgate:

A) Ao classicismo

B) Ao barroco

C) À arte românica

D) À arte sacra

E) Bizantino

 

4- Qual foi o berço do Renascimento?

A) França

B) Espanha

C) Itália

D) Grécia

E) França

 

5- Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

A) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

B) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

C) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

D) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

E) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

 

6- Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

A) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

B) Formalismo, relativismo e misticismo.

C) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

D) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

E) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

 

7- Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

A) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

B) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

C) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

D) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

E) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

 

8- Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

A) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.

B) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.

C) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.

D) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.

E) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

 

9- Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. (HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))

 

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

A) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

B) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais

e queriam reorganizar a França internamente.

D) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

 

10- Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:

A) fé e misticismo

B) ciência e arte 

C) cultura e comércio 

D) política e economia

E) astronomia e religião.

 

11- Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

A) modernização da educação escolar.

B) atualização da disciplina moral cristã.

C) divulgação de costumes aristocráticos.

D) socialização do conhecimento científico.

E) universalização do princípio da igualdade civil.

 

12- Qual a ordem dos três estados na Antiga França?

A) Clero, Nobreza e Burguesia

B) Povo, Nobreza e Clero

C) Igreja, Nobreza e Clero

D) Povo, Nobreza e Igreja

E) Povo, Igreja e Clero

 

13) Em que ano se iniciou a Revolução Francesa?

A) 6 de dezembro de 1871

B) 5 de maio de 1789

C) 12 de julho de 1888

D) 4 de março de 1990

E) 30 de julho 1803

 

14) O primeiro estado da França, representava o rei e o clero, segundo os nobres, e o terceiro que correspondia a 80% da população representava quem?

A) Os políticos.

B) Os burgueses, artesãos e camponeses.

C) A classe que vivia próxima ao rei.

D) Os padres.

E) Os servos que trabalhavam diretamente para o rei.

 

15) Complete com uma das alternativas abaixo: O palácio de_____ era a moradia oficial da família real.

A) Chatêu de chatôbrian

B) Grand-palais

C) Chatêu de louvre

D) Versalhes

E) Gales

 

 

Questões - Cordados

1.Qual das seguintes características é exclusiva dos cordados?    a) Coluna vertebral      b) Notocorda      c) Exoesqueleto      d) Respira...