quarta-feira, 20 de março de 2024

 

Geografia 2º ano – Adão MARCOS GRACIANO DOS SANTOS  

 

1- A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade e considera-se o estopim que iniciou esse conflito:

A) o regicídio de Luís XVI.

B) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

C) a queda da Bastilha.

D) a invasão da França por tropas austríacas.

E) a convocação dos Estados Gerais.

 

2- O Renascimento é visto como um importante movimento que envolveu as seguintes áreas:

A) Filosofia, religião e ciência.

B) Filosofia, literatura e ciência.

C) Religião, literatura e ciência.

D) Filosofia, literatura e religião.

E) Filosofia, literatura e religião e Ciências

 

3-No campo das artes, o Renascimento representou um resgate:

A) Ao classicismo

B) Ao barroco

C) À arte românica

D) À arte sacra

E) Bizantino

 

4- Qual foi o berço do Renascimento?

A) França

B) Espanha

C) Itália

D) Grécia

E) França

 

5- Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

A) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

B) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

C) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

D) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

E) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

 

6- Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

A) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

B) Formalismo, relativismo e misticismo.

C) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

D) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

E) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

 

7- Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

A) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

B) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

C) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

D) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

E) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

 

8- Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

A) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.

B) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.

C) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.

D) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.

E) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

 

9- Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. (HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))

 

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

A) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

B) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais

e queriam reorganizar a França internamente.

D) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

 

10- Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:

A) fé e misticismo

B) ciência e arte 

C) cultura e comércio 

D) política e economia

E) astronomia e religião.

 

11- Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

A) modernização da educação escolar.

B) atualização da disciplina moral cristã.

C) divulgação de costumes aristocráticos.

D) socialização do conhecimento científico.

E) universalização do princípio da igualdade civil.

 

12- Qual a ordem dos três estados na Antiga França?

A) Clero, Nobreza e Burguesia

B) Povo, Nobreza e Clero

C) Igreja, Nobreza e Clero

D) Povo, Nobreza e Igreja

E) Povo, Igreja e Clero

 

13) Em que ano se iniciou a Revolução Francesa?

A) 6 de dezembro de 1871

B) 5 de maio de 1789

C) 12 de julho de 1888

D) 4 de março de 1990

E) 30 de julho 1803

 

14) O primeiro estado da França, representava o rei e o clero, segundo os nobres, e o terceiro que correspondia a 80% da população representava quem?

A) Os políticos.

B) Os burgueses, artesãos e camponeses.

C) A classe que vivia próxima ao rei.

D) Os padres.

E) Os servos que trabalhavam diretamente para o rei.

 

15) Complete com uma das alternativas abaixo: O palácio de_____ era a moradia oficial da família real.

A) Chatêu de chatôbrian

B) Grand-palais

C) Chatêu de louvre

D) Versalhes

E) Gales

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sistema Endócrino

https://gamma.app/docs/Introducao-ao-Sistema-Endocrino-gem522irkv0hrb6