Geografia
2º ano – Adão MARCOS GRACIANO DOS SANTOS
A) o regicídio de Luís XVI.
B) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria
Antonieta.
C) a queda da Bastilha.
D) a invasão da França por tropas
austríacas.
E) a convocação dos Estados Gerais.
2- O Renascimento é visto como um
importante movimento que envolveu as seguintes áreas:
A) Filosofia, religião e
ciência.
B) Filosofia, literatura e
ciência.
C) Religião, literatura e
ciência.
D) Filosofia, literatura e
religião.
E) Filosofia, literatura e
religião e Ciências
3-No campo das artes, o Renascimento
representou um resgate:
A) Ao classicismo
B) Ao barroco
C) À arte românica
D) À arte sacra
E) Bizantino
4- Qual foi o berço do Renascimento?
A) França
B) Espanha
C) Itália
D) Grécia
E) França
5- Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a
região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à
A) iniciativa pioneira na
busca do caminho marítimo para as Índias.
B) centralização precoce do
poder monárquico nessa região.
C) ausência completa de
relações feudais em todo o seu território.
D) neutralidade da península
itálica frente à guerra generalizada na Europa.
E) combinação de desenvolvimento
comercial com pujança artística.
Assinale a alternativa que
apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.
A) Coloquialismo,
fundamentalismo e escatologia.
B) Formalismo, relativismo e
misticismo.
C) Gnosticismo, hermetismo e
sofismo.
D) Heliocentrismo,
antropocentrismo e racionalismo.
E) Teocentrismo, aristotelismo
e quiliasmo.
7- Leia atentamente os relatos a
seguir:
“O pintor que
trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o
espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.
“Experiência,
mãe de toda a certeza”
“Só o pintor
universal tem valor”
São trechos de
Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta
compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
A) Teocentrismo, como
princípio básico do pensamento moderno.
B) Epicurismo, em alusão aos
princípios dominantes na Idade Média.
C) Humanismo, como postura
ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
D) Confucionismo, por sua
marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
E) Escolasticismo, dado que
admitia a fé como única fonte de conhecimento.
8- Do ponto de
vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:
A) teve
resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe
social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
B)
fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o
retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
C) nela
coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma
camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.
D) foi
um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas
propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso
econômico da França.
E)
abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da
riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a
concluísse.
9- Em nosso país
queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos
princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da
razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho,
a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa
companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio,
o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a
mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. (HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.)
História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São
Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))
A) À
alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força
política dominante.
B) Ao
clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as
potências rivais
e
queriam reorganizar a França internamente.
D) À
nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais
iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
E) Aos
representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que
desejavam justiça social e direitos políticos.
SEVCENKO, N. O Renascimento.
Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um
espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela
constante relação entre:
A) fé e misticismo
B) ciência e arte
C) cultura e comércio
D) política e economia
E) astronomia e religião.
11- Fala-se muito nos dias de hoje em
direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que
uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para
um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano
das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis
filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).
Correlacionando
temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que
tem como uma de suas bases a
A) modernização da educação
escolar.
B) atualização da disciplina
moral cristã.
C) divulgação de costumes
aristocráticos.
D) socialização do
conhecimento científico.
E) universalização do princípio
da igualdade civil.
12- Qual
a ordem dos três estados na Antiga França?
A) Clero, Nobreza e Burguesia
B) Povo,
Nobreza e Clero
C) Igreja,
Nobreza e Clero
D) Povo,
Nobreza e Igreja
E) Povo,
Igreja e Clero
13) Em que ano se
iniciou a Revolução Francesa?
A) 6
de dezembro de 1871
B) 5 de maio de 1789
C) 12
de julho de 1888
D) 4
de março de 1990
E) 30
de julho 1803
A) Os políticos.
B) Os burgueses, artesãos e
camponeses.
C) A classe que vivia próxima ao rei.
D) Os padres.
E) Os servos que trabalhavam diretamente
para o rei.
15) Complete com uma das alternativas abaixo: O palácio
de_____ era a moradia oficial da família real.
A) Chatêu de chatôbrian
B) Grand-palais
C) Chatêu de louvre
D) Versalhes
E) Gales