quarta-feira, 18 de setembro de 2024

SIMULADO- EVOLUÇÃO

 

QUESTÃO 01

Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:

A) Mutação e seleção natural.

B) Uso e desuso e caracteres adquiridos.

C) Ancestralidade comum e seleção natural.

D) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.

E) Recombinação genética e uso e desuso.

 

QUESTÃO 02

Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:

A) Lamarck.

B) Mendel.

C) Darwin.

D) Crick.

E) Pasteur.

 

QUESTÃO 03

A teoria evolucionista proposta por Darwin, apesar de possuir muitos acertos, não é capaz de explicar de maneira efetiva como as mudanças são transmitidas aos descendentes. Após a compreensão dos mecanismos genéticos, a teoria de Darwin foi complementada, o que resultou no neodarwinismo. Entre as ideias a seguir, quais foram incorporadas posteriormente à teoria?

A) seleção natural e ancestralidade comum.

B) seleção natural e seleção sexual.

C) mutação e recombinação genética.

D) DNA e RNA.

E) tradução e transcrição.

 

QUESTÃO 04

A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

A) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

B) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

C) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

D) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

E) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.

 

QUESTÃO 05

De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:

A) passaram por processos de seleção natural.

B) possuem um ancestral comum.

C) possuem a capacidade de hereditariedade.

D) passaram por processo de convergência adaptativa.

E) passaram por mutações direcionais.

 

QUESTÃO 06

Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria.

A) Evolucionismo.

B) Darwinismo.

C) Lamarckismo.

D) Fixismo.

E) Neodarwinismo.

 

QUESTÃO 07

A seleção de bactérias resistentes a antibióticos é uma realidade que tem ocasionado o desenvolvimento de superbactérias, que são resistentes a vários tipos desse medicamento. O desenvolvimento de superbactérias é um bom exemplo do mecanismo de:

A) seleção natural.

B) deriva genética.

C) seleção sexual.

D) linkage.

E) pleiotropia.

 

QUESTÃO 08

(Enem-2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.

E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

 

QUESTÃO 09

(UNIVASF)  Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
A) Lamarck e Darwin.
B) Hardy-Weinberg e Lamarck.
C) Pasteur e Redi.
D) Spallanzani e Hooke.
E) Oparin e Miller.

 

QUESTÃO 10  -(ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

A) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.

B) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.

C) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.

D) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.

E) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

 

QUESTÃO 11- Um dos exemplos mais famosos acerca do processo de seleção natural foi o caso das mariposas de Manchester. Inicialmente predominavam as mariposas brancas, que costumavam pousar em troncos de árvores — que, naquela época, eram ligeiramente esbranquiçados. Com a Revolução Industrial, os troncos ficaram mais escuros e houve um aumento na quantidade das mariposas negras. Esse fato ocorreu porque:

A) As mariposas brancas adaptaram-se à coloração escura do caule.

B) A coloração dos caules provocou uma mudança na coloração das mariposas.

C) As mariposas brancas eram facilmente predadas nos caules escuros e, portanto, as mariposas negras sobreviviam e conseguiam se reproduzir.

D) As mariposas brancas passaram a ser predadas e, por isso, tiveram que se adaptar ao ambiente, mudando a sua coloração para conseguir sobreviver.

E) A poluição fez com que as mariposas brancas se reproduzissem e tivessem mais descendentes de coloração escura.

 

QUESTÃO 12 -Sabemos que a seleção sexual trabalha de duas formas diferentes. Quais são os dois tipos de seleção sexual mais comumente encontrados?

A) Disputa dos machos pelas fêmeas e disputa das fêmeas pelo macho.

B) Disputa dos machos pelas fêmeas e escolha do macho pela fêmea.

C) Competição dos machos pelas fêmeas e escolha da fêmea pelos machos.

D) Disputa das fêmeas pelos machos e escolha das fêmeas pelos machos

E) Competição entre as fêmeas e escolha da fêmea pelos machos

 

QUESTÃO 13 -A seleção sexual pode causar o surgimento de características prejudiciais ao organismo”.

A afirmação acima está correta?

A) Não, pois a seleção sexual seleciona apenas os organismos mais aptos a sobreviver em uma determinada área.

B) Não, pois a seleção sexual não causa o surgimento de características prejudiciais, uma vez que conseguir a reprodução é o objetivo principal da seleção natural.

C) Não, pois a seleção sexual garante a reprodução apenas daquela geração.

D) Sim, pois, muitas vezes, a característica que atrai para cópula, como cauda colorida, pode atrair predadores.

E) Sim, pois a seleção sexual sempre vai contra a seleção natural, causando sempre sobrevivência do menos apto.

 

QUESTÃO14

O estudo da história evolutiva do homem, assim como da história de vida de outras espécies, é complexo e cheio de lacunas, uma vez que o trabalho é feito basicamente com fósseis, que nem sempre estão bem preservados. O esqueleto mais antigo encontrado no Brasil da espécie Homo sapiens viveu há cerca de 11 mil anos e é conhecido pelo nome de:

A) Helena.

B) Luzia.

C) Naia.

D) Lúcia.

E) Lucy

QUESTÃO15

A evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. Essa teoria é sustentada por algumas evidências, como a presença de estruturas que apresentam origem embrionária semelhante, mas nem sempre a mesma função. Essas estruturas são chamadas de:

A) Homólogas.

B) Heterólogas.

C) Análogas.

D) Isólogas.

E) Plurólogas.

 


 

terça-feira, 17 de setembro de 2024

8º A CIÊNCIAS - CLIMA E TEMPO

 

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SIMULADO - BIOLOGIA 2 º ANO ABCDE - Método Científico

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SIMULADO -Vírus

 

  1. O que é um vírus?
    a) Um organismo unicelular com núcleo definido
    b) Um agente infeccioso que só se reproduz dentro de células vivas
    c) Um tipo de bactéria que ataca células
    d) Um ser vivo que realiza fotossíntese

  1. Qual é a principal característica que diferencia os vírus de outros organismos?
    a) São formados por células procariontes
    b) São organismos autotróficos
    c) Não possuem estrutura celular e só se reproduzem dentro de uma célula hospedeira
    d) Possuem organelas como mitocôndrias e retículo endoplasmático

  1. Os vírus são considerados seres vivos?
    a) Sim, porque possuem DNA ou RNA
    b) Sim, porque podem se reproduzir independentemente
    c) Não, porque não têm metabolismo próprio e precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir
    d) Não, porque são bactérias

  1. Qual é a estrutura básica de um vírus?
    a) Núcleo, mitocôndrias e parede celular
    b) Envelope lipídico, cápside proteica e material genético (DNA ou RNA)
    c) Citoplasma, membrana plasmática e ribossomos
    d) RNA, cloroplastos e ribossomos

  1. Qual é o papel da cápside nos vírus?
    a) Armazenar energia
    b) Proteger o material genético e ajudar na infecção das células hospedeiras
    c) Produzir proteínas para o vírus
    d) Controlar a entrada e saída de substâncias

  1. Como os vírus se reproduzem?
    a) Por meio de divisão celular
    b) Através de esporos
    c) Invadindo uma célula hospedeira e utilizando o maquinário celular para se replicar
    d) Realizando a fotossíntese e produzindo descendentes

  1. O que é um bacteriófago?
    a) Um tipo de bactéria que infecta outros organismos
    b) Um vírus que infecta bactérias
    c) Uma bactéria que causa doenças virais
    d) Um vírus que ataca plantas

  1. Os vírus possuem quais tipos de material genético?
    a) Apenas DNA
    b) Apenas RNA
    c) Podem ter DNA ou RNA, mas nunca os dois ao mesmo tempo
    d) Possuem ambos DNA e RNA

  1. Qual é a diferença entre um vírus envelopado e um vírus não envelopado?
    a) O vírus envelopado tem uma camada lipídica externa, enquanto o não envelopado possui apenas a cápside proteica
    b) O vírus não envelopado é mais resistente a detergentes
    c) O vírus envelopado contém DNA, enquanto o não envelopado contém RNA
    d) Não há diferença estrutural significativa entre os dois

  1. O que é uma vacina e como ela atua contra vírus?
    a) É um medicamento que destrói diretamente os vírus no corpo
    b) É uma substância que estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater vírus específicos
    c) É uma substância que mata todas as células infectadas no corpo
    d) É um antibiótico usado para matar vírus

  1. Como os vírus podem ser transmitidos entre os organismos?
    a) Somente por contato direto com fluidos corporais
    b) Por várias vias, como ar, água, alimentos contaminados, contato direto e vetores
    c) Apenas pela picada de insetos
    d) Somente pelo ar

  1. Qual a relação entre vírus e pandemias?
    a) Vírus são responsáveis por todas as pandemias
    b) Alguns vírus, como o vírus da gripe e o coronavírus, podem se espalhar rapidamente, causando pandemias
    c) Somente bactérias podem causar pandemias
    d) Pandemias são causadas exclusivamente por vírus transmitidos por insetos

SIMULADO -1ª Lei de Mendel

 O que a 1ª Lei de Mendel afirma?

a) Os genes se recombinam de forma aleatória

b) Os fatores hereditários (alelos) se separam durante a formação dos gametas

c) Os organismos herdam dois alelos idênticos para cada característica

d) Os alelos dominantes são sempre transmitidos

Em qual tipo de cruzamento Mendel baseou seus experimentos para formular a 1ª Lei?

a) Cruzamento entre plantas com características múltiplas

b) Cruzamento di-híbrido

c) Cruzamento mono-híbrido

d) Cruzamento com vários tipos de organismos

Qual foi a principal característica estudada por Mendel em suas plantas de ervilha para desenvolver a 1ª Lei?

a) Cor da semente

b) Altura da planta

c) Forma da semente

d) Todas as anteriores

Qual é o nome técnico dado aos fatores hereditários descritos por Mendel?

a) Genes

b) Alelos

c) Cromossomos

d) Gametas

Segundo a 1ª Lei de Mendel, o que acontece com os alelos durante a formação dos gametas?

a) Eles se duplicam

b) Eles se separam

c) Eles se recombinam aleatoriamente

d) Eles se unem

Qual proporção fenotípica Mendel observou na geração F2 ao cruzar plantas puras?

a) 1:2:1

b) 3:1

c) 9:3:3:1

d) 2:1

O que é um alelo dominante?

a) Um alelo que só se expressa na ausência do alelo recessivo

b) Um alelo que se expressa tanto em homozigose quanto em heterozigose

c) Um alelo que nunca se expressa

d) Um alelo presente apenas em organismos híbridos

O que é um alelo recessivo?

a) Um alelo que se expressa apenas na ausência do alelo dominante

b) Um alelo que sempre se expressa

c) Um alelo que não participa da hereditariedade

d) Um alelo que se expressa mesmo na presença de um alelo dominante

O que significa dizer que um organismo é homozigoto?

a) Possui dois alelos diferentes para uma característica

b) Possui dois alelos iguais para uma característica

c) Possui apenas um alelo dominante

d) Não possui alelos recessivos

Se uma planta com genótipo homozigoto dominante (AA) for cruzada com uma planta homozigota recessiva (aa), qual será o genótipo dos descendentes da geração F1?

a) AA

b) aa

c) Aa

d) AA e Aa

Qual será a proporção genotípica esperada na geração F2 ao cruzar dois indivíduos heterozigotos (Aa)?

a) 1:2:1

b) 3:1

c) 2:1:1

d) 9:3:3:1

A 1ª Lei de Mendel pode ser aplicada a organismos que se reproduzem de que forma?

a) Assexuadamente

b) Sexuadamente

c) Apenas por clonagem

d) Por fusão celular

CLIMA TEMPO

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