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QUESTÃO 01
Quando falamos
em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de
milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como
é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução
ocorre em razão da ação de duas leis:
A) Mutação e
seleção natural.
B) Uso
e desuso e caracteres adquiridos.
C)
Ancestralidade comum e seleção natural.
D) Caracteres
adquiridos e fluxo gênico.
E) Recombinação
genética e uso e desuso.
QUESTÃO 02
Após
estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o
motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas
são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que
são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece
à teoria evolucionista proposta por:
A) Lamarck.
B) Mendel.
C) Darwin.
D) Crick.
E)
Pasteur.
QUESTÃO 03
A teoria
evolucionista proposta por Darwin, apesar de possuir muitos acertos, não é
capaz de explicar de maneira efetiva como as mudanças são transmitidas aos
descendentes. Após a compreensão dos mecanismos genéticos, a teoria de Darwin
foi complementada, o que resultou no neodarwinismo. Entre as ideias a seguir,
quais foram incorporadas posteriormente à teoria?
A) seleção
natural e ancestralidade comum.
B) seleção
natural e seleção sexual.
C)
mutação e recombinação genética.
D) DNA e RNA.
E) tradução e
transcrição.
QUESTÃO 04
A seleção
natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução
proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica
corretamente a ideia de seleção natural.
A) Os organismos
mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus
descendentes.
B) Os organismos
mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.
C) Os organismos
mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são
extintos.
D) Os
organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de
reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
E) Apenas os
organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.
QUESTÃO 05
De acordo com a
teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia,
apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:
A) passaram por
processos de seleção natural.
B)
possuem um ancestral comum.
C) possuem a
capacidade de hereditariedade.
D) passaram por
processo de convergência adaptativa.
E) passaram por
mutações direcionais.
QUESTÃO 06
Na
Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje
habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de
raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.
Entre
as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria.
A)
Evolucionismo.
B)
Darwinismo.
C)
Lamarckismo.
D)
Fixismo.
E)
Neodarwinismo.
QUESTÃO 07
A seleção de
bactérias resistentes a antibióticos é uma realidade que tem ocasionado o
desenvolvimento de superbactérias, que são resistentes a vários tipos desse
medicamento. O desenvolvimento de superbactérias é um bom exemplo do mecanismo
de:
A)
seleção natural.
B) deriva
genética.
C) seleção
sexual.
D) linkage.
E) pleiotropia.
QUESTÃO 08
(Enem-2010)
Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação,
apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de
patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos,
ausências de olhos.
Suponha
que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto
utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de
vista, ele diria que
A)
as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
B) a
ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a
lei do uso e desuso.
C) o
corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida
apenas à primeira geração de descendentes.
D)
as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa
característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos
descendentes.
E)
as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e
depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao
ambiente em que os organismos se encontram.
QUESTÃO 09
(UNIVASF) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas,
analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por
viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se
confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser
verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar
descendentes, aos quais transfere suas características.
As afirmações 1 e 2 podem ser
atribuídas, respectivamente, a:
A) Lamarck e Darwin.
B) Hardy-Weinberg e Lamarck.
C) Pasteur e Redi.
D) Spallanzani e Hooke.
E) Oparin e Miller.
QUESTÃO 10 -(ENEM) As
mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à
maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais
vertebrados:
A)
movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a
diversidade de genes e cromossomos.
B)
sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas
em ambientes específicos.
C)
aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao
ambiente.
D)
aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em
resposta a mudanças ambientais.
E)
recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da
esporulação.
QUESTÃO
11- Um dos exemplos mais famosos acerca do processo
de seleção natural foi o caso das mariposas de Manchester. Inicialmente
predominavam as mariposas brancas, que costumavam pousar em troncos de árvores
— que, naquela época, eram ligeiramente esbranquiçados. Com a Revolução
Industrial, os troncos ficaram mais escuros e houve um aumento na quantidade
das mariposas negras. Esse fato ocorreu porque:
A) As mariposas
brancas adaptaram-se à coloração escura do caule.
B) A coloração
dos caules provocou uma mudança na coloração das mariposas.
C) As
mariposas brancas eram facilmente predadas nos caules escuros e, portanto, as
mariposas negras sobreviviam e conseguiam se reproduzir.
D) As mariposas
brancas passaram a ser predadas e, por isso, tiveram que se adaptar ao
ambiente, mudando a sua coloração para conseguir sobreviver.
E) A poluição
fez com que as mariposas brancas se reproduzissem e tivessem mais descendentes
de coloração escura.
QUESTÃO 12 -Sabemos
que a seleção sexual trabalha de duas formas diferentes. Quais são os dois
tipos de seleção sexual mais comumente encontrados?
A) Disputa dos
machos pelas fêmeas e disputa das fêmeas pelo macho.
B)
Disputa dos machos pelas fêmeas e escolha do macho pela fêmea.
C) Competição
dos machos pelas fêmeas e escolha da fêmea pelos machos.
D) Disputa das
fêmeas pelos machos e escolha das fêmeas pelos machos
E) Competição
entre as fêmeas e escolha da fêmea pelos machos
QUESTÃO 13 -“A
seleção sexual pode causar o surgimento de características prejudiciais ao
organismo”.
A
afirmação acima está correta?
A)
Não, pois a seleção sexual seleciona apenas os organismos mais aptos a
sobreviver em uma determinada área.
B)
Não, pois a seleção sexual não causa o surgimento de características
prejudiciais, uma vez que conseguir a reprodução é o objetivo principal da
seleção natural.
C)
Não, pois a seleção sexual garante a reprodução apenas daquela geração.
D)
Sim, pois, muitas vezes, a característica que atrai para cópula, como cauda
colorida, pode atrair predadores.
E)
Sim, pois a seleção sexual sempre vai contra a seleção natural, causando sempre
sobrevivência do menos apto.
QUESTÃO14
O estudo da história evolutiva do
homem, assim como da história de vida de outras espécies, é complexo e cheio de
lacunas, uma vez que o trabalho é feito basicamente com fósseis, que nem sempre
estão bem preservados. O esqueleto mais antigo encontrado no Brasil da
espécie Homo sapiens viveu
há cerca de 11 mil anos e é conhecido pelo nome de:
A) Helena.
B) Luzia.
C) Naia.
D) Lúcia.
E)
Lucy
QUESTÃO15
A evolução é uma teoria que
afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. Essa teoria
é sustentada por algumas evidências, como a presença de estruturas que
apresentam origem embrionária semelhante, mas nem sempre a mesma função. Essas
estruturas são chamadas de:
A) Homólogas.
B) Heterólogas.
C) Análogas.
D) Isólogas.
E) Plurólogas.
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lINK 04
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ATIVIDADES - Classroom
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ATIVIDADES KAHOOT
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LINK 02
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O que a 1ª Lei de Mendel afirma?
a) Os genes se recombinam de forma aleatória
b) Os fatores hereditários (alelos) se separam durante a formação dos gametas
c) Os organismos herdam dois alelos idênticos para cada característica
d) Os alelos dominantes são sempre transmitidos
Em qual tipo de cruzamento Mendel baseou seus experimentos para formular a 1ª Lei?
a) Cruzamento entre plantas com características múltiplas
b) Cruzamento di-híbrido
c) Cruzamento mono-híbrido
d) Cruzamento com vários tipos de organismos
Qual foi a principal característica estudada por Mendel em suas plantas de ervilha para desenvolver a 1ª Lei?
a) Cor da semente
b) Altura da planta
c) Forma da semente
d) Todas as anteriores
Qual é o nome técnico dado aos fatores hereditários descritos por Mendel?
a) Genes
b) Alelos
c) Cromossomos
d) Gametas
Segundo a 1ª Lei de Mendel, o que acontece com os alelos durante a formação dos gametas?
a) Eles se duplicam
b) Eles se separam
c) Eles se recombinam aleatoriamente
d) Eles se unem
Qual proporção fenotípica Mendel observou na geração F2 ao cruzar plantas puras?
a) 1:2:1
b) 3:1
c) 9:3:3:1
d) 2:1
O que é um alelo dominante?
a) Um alelo que só se expressa na ausência do alelo recessivo
b) Um alelo que se expressa tanto em homozigose quanto em heterozigose
c) Um alelo que nunca se expressa
d) Um alelo presente apenas em organismos híbridos
O que é um alelo recessivo?
a) Um alelo que se expressa apenas na ausência do alelo dominante
b) Um alelo que sempre se expressa
c) Um alelo que não participa da hereditariedade
d) Um alelo que se expressa mesmo na presença de um alelo dominante
O que significa dizer que um organismo é homozigoto?
a) Possui dois alelos diferentes para uma característica
b) Possui dois alelos iguais para uma característica
c) Possui apenas um alelo dominante
d) Não possui alelos recessivos
Se uma planta com genótipo homozigoto dominante (AA) for cruzada com uma planta homozigota recessiva (aa), qual será o genótipo dos descendentes da geração F1?
a) AA
b) aa
c) Aa
d) AA e Aa
Qual será a proporção genotípica esperada na geração F2 ao cruzar dois indivíduos heterozigotos (Aa)?
a) 1:2:1
b) 3:1
c) 2:1:1
d) 9:3:3:1
A 1ª Lei de Mendel pode ser aplicada a organismos que se reproduzem de que forma?
a) Assexuadamente
b) Sexuadamente
c) Apenas por clonagem
d) Por fusão celular
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