quarta-feira, 18 de setembro de 2024

SIMULADO- EVOLUÇÃO

 

QUESTÃO 01

Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:

A) Mutação e seleção natural.

B) Uso e desuso e caracteres adquiridos.

C) Ancestralidade comum e seleção natural.

D) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.

E) Recombinação genética e uso e desuso.

 

QUESTÃO 02

Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:

A) Lamarck.

B) Mendel.

C) Darwin.

D) Crick.

E) Pasteur.

 

QUESTÃO 03

A teoria evolucionista proposta por Darwin, apesar de possuir muitos acertos, não é capaz de explicar de maneira efetiva como as mudanças são transmitidas aos descendentes. Após a compreensão dos mecanismos genéticos, a teoria de Darwin foi complementada, o que resultou no neodarwinismo. Entre as ideias a seguir, quais foram incorporadas posteriormente à teoria?

A) seleção natural e ancestralidade comum.

B) seleção natural e seleção sexual.

C) mutação e recombinação genética.

D) DNA e RNA.

E) tradução e transcrição.

 

QUESTÃO 04

A seleção natural configura-se como o principal conceito dentro da teoria da evolução proposta por Darwin. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a ideia de seleção natural.

A) Os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.

B) Os organismos mais fortes conseguem reproduzir-se e impedir a reprodução dos mais fracos.

C) Os organismos mais aptos são selecionados pelo meio e todos os organismos mais fracos são extintos.

D) Os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.

E) Apenas os organismos mais fortes reproduzem-se e produzem descendentes férteis.

 

QUESTÃO 05

De acordo com a teoria proposta por Darwin, humanos e outros organismos vivos, como a baleia, apresentam certo grau de parentesco. Isso ocorre porque todos os organismos:

A) passaram por processos de seleção natural.

B) possuem um ancestral comum.

C) possuem a capacidade de hereditariedade.

D) passaram por processo de convergência adaptativa.

E) passaram por mutações direcionais.

 

QUESTÃO 06

Na Antiguidade havia uma ideia bastante difundida de que as espécies que hoje habitam o planeta já o habitavam quando ele surgiu. De acordo com essa linha de raciocínio, as espécies não sofreram modificações através do tempo.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome dessa teoria.

A) Evolucionismo.

B) Darwinismo.

C) Lamarckismo.

D) Fixismo.

E) Neodarwinismo.

 

QUESTÃO 07

A seleção de bactérias resistentes a antibióticos é uma realidade que tem ocasionado o desenvolvimento de superbactérias, que são resistentes a vários tipos desse medicamento. O desenvolvimento de superbactérias é um bom exemplo do mecanismo de:

A) seleção natural.

B) deriva genética.

C) seleção sexual.

D) linkage.

E) pleiotropia.

 

QUESTÃO 08

(Enem-2010) Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausências de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.

B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.

C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.

D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes.

E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.

 

QUESTÃO 09

(UNIVASF)  Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, passando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafanhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.

As afirmações 1 e 2 podem ser atribuídas, respectivamente, a:
A) Lamarck e Darwin.
B) Hardy-Weinberg e Lamarck.
C) Pasteur e Redi.
D) Spallanzani e Hooke.
E) Oparin e Miller.

 

QUESTÃO 10  -(ENEM) As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:

A) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.

B) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.

C) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.

D) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.

E) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

 

QUESTÃO 11- Um dos exemplos mais famosos acerca do processo de seleção natural foi o caso das mariposas de Manchester. Inicialmente predominavam as mariposas brancas, que costumavam pousar em troncos de árvores — que, naquela época, eram ligeiramente esbranquiçados. Com a Revolução Industrial, os troncos ficaram mais escuros e houve um aumento na quantidade das mariposas negras. Esse fato ocorreu porque:

A) As mariposas brancas adaptaram-se à coloração escura do caule.

B) A coloração dos caules provocou uma mudança na coloração das mariposas.

C) As mariposas brancas eram facilmente predadas nos caules escuros e, portanto, as mariposas negras sobreviviam e conseguiam se reproduzir.

D) As mariposas brancas passaram a ser predadas e, por isso, tiveram que se adaptar ao ambiente, mudando a sua coloração para conseguir sobreviver.

E) A poluição fez com que as mariposas brancas se reproduzissem e tivessem mais descendentes de coloração escura.

 

QUESTÃO 12 -Sabemos que a seleção sexual trabalha de duas formas diferentes. Quais são os dois tipos de seleção sexual mais comumente encontrados?

A) Disputa dos machos pelas fêmeas e disputa das fêmeas pelo macho.

B) Disputa dos machos pelas fêmeas e escolha do macho pela fêmea.

C) Competição dos machos pelas fêmeas e escolha da fêmea pelos machos.

D) Disputa das fêmeas pelos machos e escolha das fêmeas pelos machos

E) Competição entre as fêmeas e escolha da fêmea pelos machos

 

QUESTÃO 13 -A seleção sexual pode causar o surgimento de características prejudiciais ao organismo”.

A afirmação acima está correta?

A) Não, pois a seleção sexual seleciona apenas os organismos mais aptos a sobreviver em uma determinada área.

B) Não, pois a seleção sexual não causa o surgimento de características prejudiciais, uma vez que conseguir a reprodução é o objetivo principal da seleção natural.

C) Não, pois a seleção sexual garante a reprodução apenas daquela geração.

D) Sim, pois, muitas vezes, a característica que atrai para cópula, como cauda colorida, pode atrair predadores.

E) Sim, pois a seleção sexual sempre vai contra a seleção natural, causando sempre sobrevivência do menos apto.

 

QUESTÃO14

O estudo da história evolutiva do homem, assim como da história de vida de outras espécies, é complexo e cheio de lacunas, uma vez que o trabalho é feito basicamente com fósseis, que nem sempre estão bem preservados. O esqueleto mais antigo encontrado no Brasil da espécie Homo sapiens viveu há cerca de 11 mil anos e é conhecido pelo nome de:

A) Helena.

B) Luzia.

C) Naia.

D) Lúcia.

E) Lucy

QUESTÃO15

A evolução é uma teoria que afirma que os seres vivos sofreram modificações ao longo do tempo. Essa teoria é sustentada por algumas evidências, como a presença de estruturas que apresentam origem embrionária semelhante, mas nem sempre a mesma função. Essas estruturas são chamadas de:

A) Homólogas.

B) Heterólogas.

C) Análogas.

D) Isólogas.

E) Plurólogas.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

CLIMA TEMPO

LINK 01 https://wordwall.net/play/16552/237/7108   LINK 02 https://wordwall.net/play/16552/237/9020 LINK 03 https://wordwall.net/play/16552/...