quarta-feira, 20 de março de 2024

 

Geografia 2º ano – Adão MARCOS GRACIANO DOS SANTOS  

 

1- A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade e considera-se o estopim que iniciou esse conflito:

A) o regicídio de Luís XVI.

B) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

C) a queda da Bastilha.

D) a invasão da França por tropas austríacas.

E) a convocação dos Estados Gerais.

 

2- O Renascimento é visto como um importante movimento que envolveu as seguintes áreas:

A) Filosofia, religião e ciência.

B) Filosofia, literatura e ciência.

C) Religião, literatura e ciência.

D) Filosofia, literatura e religião.

E) Filosofia, literatura e religião e Ciências

 

3-No campo das artes, o Renascimento representou um resgate:

A) Ao classicismo

B) Ao barroco

C) À arte românica

D) À arte sacra

E) Bizantino

 

4- Qual foi o berço do Renascimento?

A) França

B) Espanha

C) Itália

D) Grécia

E) França

 

5- Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

A) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

B) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

C) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

D) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

E) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

 

6- Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

A) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

B) Formalismo, relativismo e misticismo.

C) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

D) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

E) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

 

7- Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

A) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

B) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

C) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

D) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

E) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

 

8- Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

A) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.

B) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.

C) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.

D) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.

E) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

 

9- Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. (HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))

 

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

A) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

B) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais

e queriam reorganizar a França internamente.

D) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

 

10- Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:

A) fé e misticismo

B) ciência e arte 

C) cultura e comércio 

D) política e economia

E) astronomia e religião.

 

11- Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

A) modernização da educação escolar.

B) atualização da disciplina moral cristã.

C) divulgação de costumes aristocráticos.

D) socialização do conhecimento científico.

E) universalização do princípio da igualdade civil.

 

12- Qual a ordem dos três estados na Antiga França?

A) Clero, Nobreza e Burguesia

B) Povo, Nobreza e Clero

C) Igreja, Nobreza e Clero

D) Povo, Nobreza e Igreja

E) Povo, Igreja e Clero

 

13) Em que ano se iniciou a Revolução Francesa?

A) 6 de dezembro de 1871

B) 5 de maio de 1789

C) 12 de julho de 1888

D) 4 de março de 1990

E) 30 de julho 1803

 

14) O primeiro estado da França, representava o rei e o clero, segundo os nobres, e o terceiro que correspondia a 80% da população representava quem?

A) Os políticos.

B) Os burgueses, artesãos e camponeses.

C) A classe que vivia próxima ao rei.

D) Os padres.

E) Os servos que trabalhavam diretamente para o rei.

 

15) Complete com uma das alternativas abaixo: O palácio de_____ era a moradia oficial da família real.

A) Chatêu de chatôbrian

B) Grand-palais

C) Chatêu de louvre

D) Versalhes

E) Gales

 

 

 

QUESTÃO 01

Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome dado às unidades básicas da matéria:

A) Átomo

B) Organela

C) Célula

D) População

E) Tecido

 

QUESTÃO 02

Analise as alternativas e marque aquela que melhor descreve um órgão:

A) Órgãos são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.

B) Órgãos são conjuntos de células semelhantes que desempenham uma função específica.

C) Órgãos são estruturas formadas por tecidos específicos

D) Órgãos são as partes básicas da matéria.

E) Órgãos são as unidades que mantêm todos os organismos vivos.

 

QUESTÃO 03

Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:

A) órgão.

B) organela.

C) tecido.

D) organismo.

E) molécula.

 

QUESTÃO 04

Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.

Célula → (1) → (2) → Sistema → (3)

A) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo.

B) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.

C) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo.

D) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo.

E) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.

 

QUESTÃO 05

De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células. De acordo com essa teoria, qual dos organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

A) Homem.

B) Musgos.

C) HIV.

D) Levedura.

E) Vermes.

 

QUESTÃO 06

Um aluno observou uma célula pelo microscópio e fez as seguintes afirmações:

- Foi possível observar a membrana plasmática e o núcleo;
- A célula não apresenta vacúolo e cloroplastos;
- A parede celular está ausente.

De acordo com as afirmações do aluno, podemos afirmar que se trata:

A) de uma célula procarionte pertencente a uma bactéria.

B) de uma célula procarionte pertencente a um animal.

C) de uma célula eucarionte pertencente a uma bactéria.

D) de uma célula eucarionte pertencente a um animal.

E) de uma célula eucarionte pertencente a uma planta.

 

QUESTÃO 06

A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. Devido a capacidade de seleção recebe o nome de:

A) permeabilidade seletiva.

B) organização membranar.

C) modelo fosfolipídico.

D) modelo do mosaico fluido.

E) modelo celular.

 

QUESTÃO 07

As reações metabólicas são classificadas em dois grandes grupos. A respiração celular pode ser considerada como uma reação chamada de

A) Catabolismo.

B) Anaerobiose.

C) Anabolismo.

D) Metabolismo construtivo.

E) Metabolismo basal.

 

QUESTÃO 08

Que nome recebe a molécula considerada como a moeda energética dos seres vivos?

A) ADP.

B) ATP.

C) DNA.

D) RNA.

E) AMP.

 

QUESTÃO 09

Analise as alternativas a seguir e marque o processo realizado pela maioria dos seres vivos para sintetizar ATP. Esse processo ocorre na presença de oxigênio.

A) Fotossíntese.

B) Respiração celular.

C) Fermentação alcoólica.

D) Fermentação lática.

E) Quimiossíntese.

 

QUESTÃO 10

Observe as afirmativas abaixo e marque aquela que melhor explica o que é metabolismo:

A) Toda reação química que garante a síntese de substâncias em nosso organismo.

B) Toda reação química que promove a degradação de substâncias em nosso organismo.

C) Conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

D) Conjunto de todas as reações químicas que utilizam energia.

E) Conjunto de todas as reações químicas que produzem energia.

 

QUESTÃO 11

A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:

A) carotenoide.

B) clorofila.

C) flavonoide.

D) xantofila.

E) eritrofila.

 

QUESTÃO 12

A fotossíntese é um processo importante para garantir a sobrevivência da planta e é dividida em duas etapas tradicionalmente chamadas de fase clara e escura. A fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto, já a fase escura ocorre:

A) no citosol.

B) no estroma do cloroplasto.

C) nas mitocôndrias.

D) nas cristas mitocondriais.

E) no lisossomo.

 

QUESTÃO 13

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da organela celular, presente em plantas e algas, em que o processo de fotossíntese ocorre.

A) Mitocôndria.

B) Vacúolo.

C) Complexo golgiense.

D) Ribossomo.

E) Cloroplasto.

 

 

 

 

 


segunda-feira, 18 de março de 2024

BIOLOGIA- Genética Prof. Adão Marcos


1 - (Prof. Adão Marcos- JK/SDLO-RO) Em ervilhas, a cor amarela é dominante em relação à verde.Do cruzamento de heterozigotos, nasceram 720 descendentes. Assinale a opção cujo número corresponde à quantidade de descendentes amarelos.(fazer cruzamento)
Dominante
Recessivo

2--( Prof.Adão marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero esperado de pelos brancos provavelmente será?
Dominante
Recessivo

3--(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de heterozigotos provavelmente será?
Dominante
Recessivo

4-(Prof.Adão marcos) Na mosca-das-frutas , a cor cinzenta do corpo e completamente dominante sobre a cor preta. O cruzamento de um individuo preto com um heterozigoto produziu 90 moscas, incluindo pretas e cinzentas. Qual o numero mais provável de moscas pretas, entre as 90 moscas?
Dominante
Recessivo

5- (EEEFM-JK) O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 coelhinhos, dos quais 360 tinham pêlos curtos. Entre esses coelhinhos de pêlos curtos o número esperado de heterozigotos é:
a) 180     b)240     c)90                   d)120                          e)360
6- (Prof.Adão Marcos) Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas baixas é:
a) zero.                b)40.              c)80   . d)120.             e)160.

7) (EEEFM-JK) O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo pretas homozigotas será:
a) zero %.                B)25%        . C)50%.      D)75%.          E)100%.

8-(EEEFM-JK) Em ervilhas, o gene que determina plantas altas é dominante sobre o que determina plantas anãs. Do cruzamento de plantas heterozigotas com plantas anãs obtiveram-se cem novas plantas. O número esperado de plantas altas é:
a) 5.           b) 10            c)25           d)50                 e)75.
9-) (Prof.Adão marcos)-O pêlo preto das cobaias é uma característica dominante, enquanto o pêlo branco é característica recessiva. Quando duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas, a fração dos descendentes com pêlo banco será:
a) zero %          . B)25%.        C)50%                d)75%.       E)100%.

10) - (Prof.Adão Marcos) Considere os seguintes cruzamentos para ervilha, sabendo que V representa o gene que determina cor amarela dos cotilédones e é dominante sobre o alelo v, que determina cor verde. Determine os cruzamento I,II e III
I. VV x vv                                    II. Vv x Vv                                       III. Vv x vv

11)(Prof.Adão Marcos)-Na ervilha-de-cheiro, plantas altas são dominantes sobre plantas baixas. Do cruzamento de plantas altas heterozigotas entre si, resultaram 160 descendentes. Dentre esses, o número provável de plantas altas é:
b) zero.     E)40.             c)80.             d)120.              b)160.

12)(Prof.Adão Marcos)-Nos coelhos, a cor preta dos pelos e dominante em relação a cor branca. Cruzaram-se coelhos pretos heterozigotos entre si e nasceram 360 filhotes. Deste, o numero de filhotes de pelos brancos?



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01)-Em um ecossistema natural, cada espécie animal sobrevive nos espaços aos quais se adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata Atlântica, os tucanos preferem as copas das árvores e as capivaras à beira d'água para sobreviver. essa descrição refere-se a:

a) habitat.  b) nicho ecológico. c) biótopo.    d) bioma.    e) ecossistema.

.02)A mosca doméstica, 'Musca domestica', vive em média 15 dias. Desenvolve-se a partir de uma larva. Esta se alimenta de restos orgânicos de lixo, estrume, animais em decomposição etc. Após a metamorfose, vem para nossas casas e de tudo se alimenta, quer seja das comidas em nossas mesas, quer seja no sanitário. Podem pousar em nossa pele, nas mucosas e nas feridas, contaminando-as com micróbios que transportam em suas patas, ao mesmo tempo que vão depositando seus ovos e fechando seu ciclo vital". O texto acima descreve o que se denomina em ecologia de:

a) comunidade biológica.  b) nicho ecológico. c) biocenose.  d) amensalismo.                      e) mutualismo.

03)-Uma simples noz caída na floresta pode garantir a sobrevivência de besouros, formigas, musgos, etc. A noz, ambiente abiótico, abrigando uma série de seres vivos interagindo uns com os outros, é um exemplo de:

a) comunidade.  b) população.  c) ecossistema.  d) habitat.  e) biosfera.

04)-Considere o texto adiante.

"A cutia é um roedor de hábitos noturnos muito comum nas matas brasileiras onde vive em tocas. Ao cair da noite, ela sai de sua toca à procura de alimento que consiste em frutos e raízes. Seus inimigos naturais são carnívoros de médio porte."

A descrição como um todo refere-se a:

a) habitat.  b) nicho ecológico.  c) ecossistema.  d) comunidade.  e) população.

07)-Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

(1) Comunidade.   (2) População.  (3) Ecossistema

(  ) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio.

(  ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento.

(  ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço.

a) 1, 2, 3   b) 3, 1, 2  c) 3, 2, 1  d) 1, 3, 2      e) 2, 1, 3

05)-:Segundo John, H. ("O VERDE É NEGÓCIO", 1994) "Num futuro muito próximo, qualquer sistema econômico terá que se submeter, mais e mais, a exigências dinâmicas da natureza, esta entendida não como o mico-leão, o tatu-bola ou a orquídea selvagem em extinção, mas como a utilização dos recursos naturais para fins produtivos e com métodos não predatórios. Falar hoje em ecologia, portanto, é pensar em atuações econômicas e empresariais". Assinale a alternativa que melhor define ecologia.

a) Na ecologia, estuda-se a comunidade biótica que vive em água doce.

b) Na ecologia, estudam-se os organismos que vivem na Terra.

c) Na ecologia, estudam-se as populações humanas que habitam a Terra.

d) Na ecologia, estudam-se as relações dos seres vivos entre si (meio biótico) e com o seu meio ambiente (meio abiótico).

e) Na ecologia, estudam-se os seres vivos que habitam o ecossistema aquático.

06)-Indique a alternativa que mostra a hierarquia correta, do mais simples para o mais complexo, à nível ecológico:

a) População ë Indivíduo ë Comunidade ë Ecossistema

b) Ecossistema ë População ë Indivíduo ë Comunidade

c) Indivíduo ë População ë Ecossistema ë Comunidade

d) Ecossistema ë Comunidade ë População e Indivíduo

e) Indivíduo ë População ë Comunidade ë Ecossistema

07)-O conjunto de indivíduos da mesma espécie que habita determinada região geográfica é chamado

a) comunidade.   b) nicho ecológico.   c) ecossistema.  d) população.  e) bioma.

08)-Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente:

a) nicho ecológico e habitat.   b) habitat e nicho ecológico.   c) habitat e biótopo.

d) nicho ecológico e ecossistema.   e) habitat e ecossistema.

08)-Há espécies de insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de alimentar-se, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que:

a) ambos ocupam nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat.

b) ambos ocupam o mesmo nichos ecológico, porém com habitats diferentes.

c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

d) o macho é consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior.

e) a fêmea é sempre consumidora de primeira ordem.

09)-Indique a afirmativa correta. Uma população compreende:

a) Todos os organismos que vivem em uma área específica

b) Organismos que estejam interagindo entre si em um lugar

c) Tipos semelhantes de organismos em um lugar

d) Todos os membros das mesmas espécies que habitam uma área específica

e) Todos os animais que vivem em uma determinada região.

10) O conjunto do ambiente físico e os organismos que nele vivem é conhecido como:

a) Biótopo b) Ecossistema c) Nicho Ecológico             d) Habitat

 

11. Um ecossistema, tanto terrestre como aquático, se define:

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos.                                         d) pela interação dos fatores abióticos físicos e químicos.

b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos.                                                              e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.

c) pela interação de todos os seres vivos.

12)“As lacraias são animais noturnos que habitam lugares sombrios das matas densas e úmidas. Alimentando-se de larvas de insetos e os exemplares maiores são capazes de atacar pequenos roedores. São animais solitários e seus inimigos naturais são muito poucos.”

Essa descrição corresponde ao que em ecologia se denomina:

a) nicho ecológico         b) habitat preferencial             c) biótipo específico           d) valência ecológica           e)habitat específico

 

13)-Considere três animais de uma floresta: o esquilo (roedor), a raposa (carnívora) e o pica-pau (insetívoro). Podemos dizer que:

a) os três ocupam o mesmo habitat e o mesmo nicho.                                                    d) os três ocupam tipos de habitat e nichos diferentes.

b) dois ocupam o mesmo habitat.                                                                                   

e) os três ocupam o mesmo habitat e nichos diferentes

 

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Prof. Adão Marcos Graciano Dos Santos

Claro- 984141042- Vivo 999601042


     

4. “A boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A  mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 7 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos diminuirão a velocidade dessa longa travessia, que deverá

durar entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem nas células humanas”. O texto se refere ao processo:

a) respiratório.

b) circulatório.

c) digestório.

d) imunológico.

e) nervoso.

1. Estômago   (      ) Absorve moléculas de nutrientes.

2. Pâncreas      (     ) Produção de suco gástrico.

3. Esôfago       (     ) Produção de enzimas, entre elas existe  uma que reduz a acidez do quimo.

4. Intestino delgado    (    ) produção de bile.

5. Fígado   (    ) Embora não produza nenhum suco digestivo é importante pelo seu movimento

peristáltico.

5. (Unesp - adaptada ) No processo digestório, as moléculas devem ser quebradas em moléculas mais simples para que possam ser absorvidas. Dentre elas, o amido é um carboidrato:

a) cuja digestão inicia na boca por ação da ptialina.    b) cuja digestão inicia na boca por ação da lipase.

c) cuja digestão inicia no fígado por ação da bile.    d) cuja digestão inicia no fígado por ação da ptialina.

e) cuja digestão inicia no estômago pela ação do ácido clorídrico.

6. Quando se come um cozido, as batatas e a carne começam a ser digeridas, respectivamente:

a) no estômago e na boca.     b) na boca e no estômago.  c) na boca e no duodeno.

d) no estômago e no duodeno.   e) no duodeno e no estômago.

7. Se um indivíduo apresentar uma doença que impeça a produção de bile pelo fígado, passará a ter problemas com a digestão de:

a) Amido     b) Proteínas   c) Açúcares      d) Gorduras   e) Vegetais

8. Durante a digestão, a redução dos alimentos que acontece por meio de processos mecânicos, como é o caso da mastigação, tem como finalidade facilitar a deglutição, além de:

a) facilitar a eliminação de substâncias inúteis.

b) possibilitar a passagem do alimento para o sangue.

c) transformar os complexos alimentares em substâncias mais simples.

d) aumentar a superfície de exposição dos alimentos à ação de enzimas.

e) reduzir grandes moléculas orgânicas a moléculas pequenas com maior valor nutritivo.

9. As enzimas digestórias que agem sobre os carboidratos atuam:

a) somente na boca.    b) somente no intestino.

c) somente no estômago.  d) na boca e no intestino.  e) no intestino e no estômago.

10. Que órgão/estrutura abaixo citada NÃO produz ENZIMA digestória?

a) Glândulas salivares

b) Estômago

c) intestino delgado

d) Fígado

e) Pâncreas

11. Considere os seguintes fenômenos:

I. Absorção de alimentos

II. Início da digestão de proteínas

III. Início da digestão das gorduras

IV. Adição de ácido ao suco gástrico

Ocorrem no estômago apenas:

a) I e II

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

12. O alimento é movido ao longo do trato digestório por um processo proveniente da contração da camada muscular; fazendo uma espécie de onda que progride e espreme o alimento para baixo e/ou para frente, de maneira semelhante à saída de creme dental de um tubo. Tal processo denomina-se:

a) Peristaltismo   b) Digestão  c) Absorção  d) Homeostase e) Secreção

13. Uma pessoa tem uma doença que determina que o seu conteúdo estomacal seja alcalino. Qual dos seguintes alimentos terá digestão totalmente bloqueada, no estômago, como consequência do fenômeno?

a) Leite      b) Manteiga     c) Pão  d) Carne  e) Macarrão

14. Considere o seguinte texto: “(...) acha-se escondido na profundidade do nosso abdômen, bem protegido, colado na parede lá atrás (...) uma pequena massa que pesa menos de 100 gramas, mas constitui um laboratório maravilhoso (...) seus sucos são tão poderosos que são capazes de atacar qualquer tipo de comida.” A estrutura que

o texto se refere é:

a) o intestino delgado   b) a vesícula biliar  c) o estômago  d) o pâncreas  e) o fígado

15. (UFPA - adaptada) As enzimas que atuam na boca têm por finalidade:

a) emulsionar os lipídios.

b) produzir suco gástrico.

c) efetuar a única digestão do amido.

d) efetuar a quebra das proteínas em aminoácidos.

e) efetuar a primeira digestão do amido.

16. A importância da digestão para o nosso corpo é:

a) o crescimento do organismo.

b) ativar as glândulas anexas.

c) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê -los.

d) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.

e) armazenar água no corpo.

17. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:

a) glândulas anexas e tubo digestório.

b) tubo digestório e estruturas isoladas.

c) glândulas anexas e estômago.

d) intestino delgado e intestino grosso.

e) boca, estômago e ânus.

18. As glândulas anexas ao tubo digestório são:

a) glândulas salivares, fígado e estômago.

b) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.

c) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.

d) boca, faringe e esôfago.

e) glândulas salivares, vesícula biliar e faringe.

19. O tubo digestório começa:

a) nas glândulas salivares.     b) na boca.     c) no esôfago.    d) no estômago.  e) na vesícula biliar.

20. O esôfago está situado:

a) entre o estômago e o intestino delgado.    b) entre o pâncreas e o estômago.

c) entre a boca e o estômago.   d) entre o intestino grosso e o delgado    e) entre a boca e o intestino grosso

 

1-Explique qual é a função das vilosidades intestinais ( = microvilosidades)?

 

2-Explique qual é a função da bile no processo digestório humano?

 

3-A faringe é um órgão comum a dois sistemas. Quais são esses sistemas?


 

  1. Qual é o período de tempo convencionalmente atribuído à Belle Époque?
  2. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a atmosfera de otimismo e prosperidade durante a Belle Époque?
  3. Como os avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial impactaram a vida cotidiana durante a Belle Époque?
  4. Quais mudanças urbanas e arquitetônicas Paris experimentou durante a Belle Époque?
  5. Que tipo de estabelecimentos culturais tornaram-se populares na Europa durante a Belle Époque?
  6. Descreva o papel da França, e em particular de Paris, durante a Belle Époque.
  1. Quais foram algumas das invenções notáveis e desenvolvimentos tecnológicos que ocorreram durante a Belle Époque?
  2. Como o movimento Art Nouveau se manifestou durante a Belle Époque?
  1. Quem foram alguns dos artistas e escritores proeminentes da Belle Époque?
  1. De que forma a Belle Époque foi um período de avanço e reforma social?
  1. Quais foram os contrastes sociais e os desafios enfrentados durante a Belle Époque?
  1. Como a Belle Époque se desenvolveu em países fora da Europa, como os Estados Unidos e o Brasil?
  2. Explique a relação entre a corrida armamentista e as alianças políticas antes da Primeira Guerra Mundial.
  3. Como o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand se relaciona com o fim da Belle Époque?
  4. De que maneira a política de alianças influenciou as relações internacionais e os conflitos globais durante e após a Belle Époque?

 

Questões - Cordados

1.Qual das seguintes características é exclusiva dos cordados?    a) Coluna vertebral      b) Notocorda      c) Exoesqueleto      d) Respira...