quarta-feira, 20 de março de 2024

 

    3º  Geografia - pROF. ADÃO MARCOS GRACIANO DOS SANTOS 

09- Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:

 

A) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporões internacionais.

B) A formação de blocos econômicos regionais.

C) A propagação do inglês como idioma universal.

D) O “encolhimentodo mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre

as diferentes reges do planeta.

E) Comercio para exportação

 

 

10- Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. PCN Geografia.

 

A descrição revela o femeno da:

A) conurbação.

B) metropolização.

C) globalização.

D) revolução industrial.

E) favelização.

 

11- “Aceleração dos tempos e compressão dos espaços” é uma expressão associada ao processo de:

A) conurbação.

B) urbanização.

C) regionalização.

D) globalização.

E) metropolização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12) - Observe a Charge a seguir:

Charge sobre Globalização

Charge sobre Globalização

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

 

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

A) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

B) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

C) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

D) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

E) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

 

 

13- A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar:

A) na popularização do idioma inglês, em todos os âmbitos sociais.

B) na hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural

C) no surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização

D) no fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.

E) fortalecimento do comercio local

 

14- Oficialmente, a União Europeia foi constituída em 1º de janeiro de 1993, em substituição à CEE (Comunidade   Econômica Europeia), pelo:

A) Tratado de Maastricht

B) Tratado de Versalhes

C) Tratado de Madrid

D) Tratado de Assunção

E) Tratado de Amsterdã

 

15 – “Do ponto de vista internacional, a integração europeia, tão desacreditada no início, acabou servindo de exemplo para o resto do mundo. Com o seu sucesso, associações semelhantes – pelo menos em parte, pois em nenhum outro lugar a unificação avançou tanto quanto na Europa – surgiram em vários continentes: o Nafta, na América do Norte; o Mercosul, na América do Sul; a Apec, na Ásia e no Pacífico, etc. O processo de unificação europeia mostrou ao mundo a importância de associações desse tipo”.

Vesentini, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012. p.372.

O sucesso da União Europeia em níveis de integração mencionado pelo autor deve-se ao fato de esse bloco econômico, diferentemente dos demais, apresentar:

A) uma política alfandegária que permite a redução ou isenção de impostos sobre produtos negociados entre os países-membros.

B) uma Tarifa Externa Comum, que representa a coesão do bloco em taxar os produtos advindos de outras regiões do mundo.

C) a livre circulação de pessoas, capitais e mercadorias entre os países-membros, demonstrando o elevado grau de unificação que os países europeus conseguiram alcançar.

D) uma política de controle produtivo, em que as empresas – em maioria estatais – são fortemente controladas pelas ações do Estado Europeu.

 

16- Em termos de classificação dos blocos econômicos, a União Europeia pode ser definida como:

A) União Aduaneira

B) Zona de Livre Comércio

C) União Econômica e Monetária

D) Pacto Econômico

E) Organização continental

 

17)  São características da Globalização:

A) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

B) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

C) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

D) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

E) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

 

 

 

04) Entre as características da Globalização podemos citar:

A) reorganização produtiva baseada no Toyotismo.

B) surgimento de novas empresas baseadas no capital estatal

C) ampliação de políticas sociais aliada à incorporação de novas tecnologias.

D) Apreciação de novas empresas baseadas em vendas por atacado

D) expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.

           

 

10) A globalização provocou profundas mudanças nos sistemas globais de produção. É uma característica desse sistema a

A) fragmentação da produção industrial.

B) utilização de mão de obra braçal.

C) existência de grandes estoques de produtos.

D) concentração das unidades fabris.

E) baixa qualificação técnica do trabalhador.

 

11) Segundo o geógrafo britânico David Harvey, o desenvolvimento dos meios de transporte, cada vez mais eficazes, e a criação de uma rede mundial de telecomunicações transformaram o planeta.(PAGINA 41)

http://www.professor.bio.br/geografia/imagens/questoes/548.jpg

A) globalização.

B) desconcentração industrial.

C) centralização do capital.

D) esvaziamento industrial.

E) Transnacionais

 

12)A primeira revolução industrial surgiu: 

A) Inglaterra

B) EUA

C) Itália

D) Brasil

E) México

 

13-Os países mais industrializados do mundo são aqueles que possuem altos níveis de produção industrial, crescimento econômico constante, distribuição de riquezas de forma ordenada e bons índices de qualidade de vida. Quais os  países que impulsionou a revolução tecnológica ou seja a terceira revolução industrial ?

A) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Inglaterra.

B) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Brasil.

C) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e  Argentina .

D) Alemanha; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Paraguai.

E) Brasil ; Canadá;Estados Unidos;França;Japão e Inglaterra

 

Geografia 2º ano – Adão MARCOS GRACIANO DOS SANTOS  

 

1- A Revolução Francesa foi um marco na história da humanidade e considera-se o estopim que iniciou esse conflito:

A) o regicídio de Luís XVI.

B) a tentativa de fuga de Luís XVI e Maria Antonieta.

C) a queda da Bastilha.

D) a invasão da França por tropas austríacas.

E) a convocação dos Estados Gerais.

 

2- O Renascimento é visto como um importante movimento que envolveu as seguintes áreas:

A) Filosofia, religião e ciência.

B) Filosofia, literatura e ciência.

C) Religião, literatura e ciência.

D) Filosofia, literatura e religião.

E) Filosofia, literatura e religião e Ciências

 

3-No campo das artes, o Renascimento representou um resgate:

A) Ao classicismo

B) Ao barroco

C) À arte românica

D) À arte sacra

E) Bizantino

 

4- Qual foi o berço do Renascimento?

A) França

B) Espanha

C) Itália

D) Grécia

E) França

 

5- Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à

A) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

B) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

C) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

D) neutralidade da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.

E) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

 

6- Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

A) Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.

B) Formalismo, relativismo e misticismo.

C) Gnosticismo, hermetismo e sofismo.

D) Heliocentrismo, antropocentrismo e racionalismo.

E) Teocentrismo, aristotelismo e quiliasmo.

 

7- Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.

“Experiência, mãe de toda a certeza”

“Só o pintor universal tem valor”

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

A) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.

B) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.

C) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

D) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.

E) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.

 

8- Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

A) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.

B) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.

C) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.

D) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.

E) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

 

9- Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem. (HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado))

 

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?

A) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.

B) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
C) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais

e queriam reorganizar a França internamente.

D) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.

E) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

 

10- Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre:

A) fé e misticismo

B) ciência e arte 

C) cultura e comércio 

D) política e economia

E) astronomia e religião.

 

11- Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo. FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

A) modernização da educação escolar.

B) atualização da disciplina moral cristã.

C) divulgação de costumes aristocráticos.

D) socialização do conhecimento científico.

E) universalização do princípio da igualdade civil.

 

12- Qual a ordem dos três estados na Antiga França?

A) Clero, Nobreza e Burguesia

B) Povo, Nobreza e Clero

C) Igreja, Nobreza e Clero

D) Povo, Nobreza e Igreja

E) Povo, Igreja e Clero

 

13) Em que ano se iniciou a Revolução Francesa?

A) 6 de dezembro de 1871

B) 5 de maio de 1789

C) 12 de julho de 1888

D) 4 de março de 1990

E) 30 de julho 1803

 

14) O primeiro estado da França, representava o rei e o clero, segundo os nobres, e o terceiro que correspondia a 80% da população representava quem?

A) Os políticos.

B) Os burgueses, artesãos e camponeses.

C) A classe que vivia próxima ao rei.

D) Os padres.

E) Os servos que trabalhavam diretamente para o rei.

 

15) Complete com uma das alternativas abaixo: O palácio de_____ era a moradia oficial da família real.

A) Chatêu de chatôbrian

B) Grand-palais

C) Chatêu de louvre

D) Versalhes

E) Gales

 

 

 

QUESTÃO 01

Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome dado às unidades básicas da matéria:

A) Átomo

B) Organela

C) Célula

D) População

E) Tecido

 

QUESTÃO 02

Analise as alternativas e marque aquela que melhor descreve um órgão:

A) Órgãos são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.

B) Órgãos são conjuntos de células semelhantes que desempenham uma função específica.

C) Órgãos são estruturas formadas por tecidos específicos

D) Órgãos são as partes básicas da matéria.

E) Órgãos são as unidades que mantêm todos os organismos vivos.

 

QUESTÃO 03

Sabemos que todos os seres vivos, com exceção dos vírus, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula, enquanto outros possuem milhares. O conjunto de células com estrutura e funções semelhantes recebe o nome de:

A) órgão.

B) organela.

C) tecido.

D) organismo.

E) molécula.

 

QUESTÃO 04

Observe a seguir os níveis de organização de um ser vivo e marque a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2 e 3.

Célula → (1) → (2) → Sistema → (3)

A) 1- tecido, 2- organismo, 3- corpo.

B) 1- órgão, 2- tecido, 3- organismo.

C) 1- tecido, 2- órgão, 3- organismo.

D) 1- organela, 2- tecido, 3- corpo.

E) 1- organela, 2-órgão, 3- tecido.

 

QUESTÃO 05

De acordo com a teoria celular, todos os seres vivos são constituídos por células. De acordo com essa teoria, qual dos organismos a seguir não pode ser considerado um ser vivo?

A) Homem.

B) Musgos.

C) HIV.

D) Levedura.

E) Vermes.

 

QUESTÃO 06

Um aluno observou uma célula pelo microscópio e fez as seguintes afirmações:

- Foi possível observar a membrana plasmática e o núcleo;
- A célula não apresenta vacúolo e cloroplastos;
- A parede celular está ausente.

De acordo com as afirmações do aluno, podemos afirmar que se trata:

A) de uma célula procarionte pertencente a uma bactéria.

B) de uma célula procarionte pertencente a um animal.

C) de uma célula eucarionte pertencente a uma bactéria.

D) de uma célula eucarionte pertencente a um animal.

E) de uma célula eucarionte pertencente a uma planta.

 

QUESTÃO 06

A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. Devido a capacidade de seleção recebe o nome de:

A) permeabilidade seletiva.

B) organização membranar.

C) modelo fosfolipídico.

D) modelo do mosaico fluido.

E) modelo celular.

 

QUESTÃO 07

As reações metabólicas são classificadas em dois grandes grupos. A respiração celular pode ser considerada como uma reação chamada de

A) Catabolismo.

B) Anaerobiose.

C) Anabolismo.

D) Metabolismo construtivo.

E) Metabolismo basal.

 

QUESTÃO 08

Que nome recebe a molécula considerada como a moeda energética dos seres vivos?

A) ADP.

B) ATP.

C) DNA.

D) RNA.

E) AMP.

 

QUESTÃO 09

Analise as alternativas a seguir e marque o processo realizado pela maioria dos seres vivos para sintetizar ATP. Esse processo ocorre na presença de oxigênio.

A) Fotossíntese.

B) Respiração celular.

C) Fermentação alcoólica.

D) Fermentação lática.

E) Quimiossíntese.

 

QUESTÃO 10

Observe as afirmativas abaixo e marque aquela que melhor explica o que é metabolismo:

A) Toda reação química que garante a síntese de substâncias em nosso organismo.

B) Toda reação química que promove a degradação de substâncias em nosso organismo.

C) Conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

D) Conjunto de todas as reações químicas que utilizam energia.

E) Conjunto de todas as reações químicas que produzem energia.

 

QUESTÃO 11

A fotossíntese é um processo que ocorre em alguns organismos autotróficos como forma de obtenção de alimento. Para a realização desse processo, vários fatores são necessários, como um pigmento de cor verde denominado de:

A) carotenoide.

B) clorofila.

C) flavonoide.

D) xantofila.

E) eritrofila.

 

QUESTÃO 12

A fotossíntese é um processo importante para garantir a sobrevivência da planta e é dividida em duas etapas tradicionalmente chamadas de fase clara e escura. A fase clara ocorre na membrana dos tilacoides do cloroplasto, já a fase escura ocorre:

A) no citosol.

B) no estroma do cloroplasto.

C) nas mitocôndrias.

D) nas cristas mitocondriais.

E) no lisossomo.

 

QUESTÃO 13

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da organela celular, presente em plantas e algas, em que o processo de fotossíntese ocorre.

A) Mitocôndria.

B) Vacúolo.

C) Complexo golgiense.

D) Ribossomo.

E) Cloroplasto.

 

 

 

 

 


Questões - Cordados

1.Qual das seguintes características é exclusiva dos cordados?    a) Coluna vertebral      b) Notocorda      c) Exoesqueleto      d) Respira...